O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2018 está disponível gratuitamente online. O documento é produzido e publicado há sete anos pelo Todos Pela Educação em parceria com a Editora Moderna e apresenta os desafios do cenário da educação no Brasil. A versão digital atualiza alguns indicadores de referência, como a nova metodologia da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua ou PNADC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora esteja em fase final de consolidação, esse índice apresenta dados mais apurados para os anos de 2012 a 2017, proporcionando ao leitor a visão dos últimos desenvolvimentos da área.

A obra ainda apresenta o especial “Perspectiva Socioeconômica do Ideb”, que observa que quanto menor o nível socioeconômico (NSE) da escola, menor é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2015, o Ideb das instituições de ensino de NSE muito baixo nos anos iniciais do ensino fundamental foi de 3,59; enquanto nas de NSE muito alto, o indicador foi de 7,19 – em uma escala que vai até 10.

A edição reúne também artigos de especialistas que relacionam o tema com outros assuntos importantes. Para o economista Gil Castello Branco, mais educação resultará em um país com menos corrupção; o médico Jairo Bouer mostra a correlação de qualidade de vida e saúde com o desempenho educacional; para Ilona Szabó, a solução para a violência brasileira passa por um ensino de qualidade. Além disso, Rafael Lucchesi aborda o diálogo entre escola e o mundo do trabalho, e Roseli de Deus Lopes fala sobre o papel do sistema educacional no âmbito da ciência e da inovação.

Crédito da imagem: solar22 – iStock

Talvez Você Também Goste

Notícias

Conheça 4 livros que ajudam a ensinar a capoeira como patrimônio afro-brasileiro

Prática surgiu das vivências de africanos escravizados e enfrentou criminalizações até seu reconhecimento

há 5 dias
Notícias

Veja 4 livros para explorar com os alunos a relação entre arte e comida

Obras revelam como o alimento pode inspirar processos criativos em diferentes linguagens

há 1 semana
Notícias

Veja 8 materiais para conhecer o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos

Mapas, reportagens e artigos apresentam acontecimentos e líderes que transformaram a história da igualdade racial

há 3 semanas
Notícias

Ensino inclusivo de geografia: 4 conteúdos para criar cartografia tátil

Mapas adaptados permitem ensinar espaço geográfico a alunos cegos e com baixa visão

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.