Com o envelhecimento da população, as famílias passam a ter de cuidar de idosos com doenças degenerativas como o mal de Ahlzeimer. Uma safra de livros procura explicar às crianças o que está acontecendo com seus avós, de modo que elas possam se identificar com a história e entender o que se passa e como isso afeta suas vidas. A lista abaixo, resultado do levantamento feito pelo NET Educação, cita algumas das obras que melhor abordam o assunto.
A Vovó Virou Bebê, Renata Paiva
Panda Books, 2008
Menina de sete anos (Sofia) mora com os pais e ao lado da vó, Dorinha, que um dia passa a se comportar de maneira estranha para a neta: lapsos de memória e outros atos que fazem a família contratar uma babá para cuidar de Dorinha. Cheia de dúvidas, Sofia vai da fase das perguntas sobre o que a vó tem à do medo se ela poderia pegar essa doença (Alzheimer). A autora teve a ajuda de Norton Sayeg, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, para escrever o livro.
Vovô Agora é Cavaleiro, Dagmar H. Mueller e Verena Ballhaus
Scipione, 2008
Vítima da doença de Parkinson, distúrbio do sistema nervoso central que limita os movimentos e a fala, o avô de Jonas diz ao neto que é um cavaleiro, que usa uma armadura pesada. Sua casa é o castelo feudal onde vive, um lugar onde as paredes têm corrimãos e alças de apoio que o impedem de cair e se machucar com a armadura.
Pulo Do Gato, 2012
Mari e sua avó se dão bem porque são parecidas: ambas são espertas, impacientes e decididas a fazer o que quiserem. Até que, certo dia, a avó da menina fica doente e incapaz de falar e de se movimentar. Nada muda para Mari, a narradora, que continua a entender tudo que a avó diz e a se comunicar com ela, do jeito delas.
Como ser babá do vovô, Jean Reagan
Cia das Letrinhas, 2013
Uma inversão nos manuais de instruções, este livro bem-humorado e cheio de ilustrações ensina como uma criança pode fazer para entreter seu avô enquanto seus filhos estão fora. As dicas incluem o que preparar para o lanche, tipos de brincadeiras que o avô vai gostar, o que procurar quando passear na rua com ele e, mais importante, o que dizer ao avô quando seus pais saírem ("não se preocupe, eles vão voltar").
Brinque Book, 2009
Por meio da história de um garoto e sua vizinha de 91 anos, o autor aborda como cuidar dos idosos que não tem quem os acompanhe e se sentem cansados. O jeito encontrado pelo garoto foi retribuir o que aprendeu com a mulher (a Dolores que dá título ao livro): contando histórias para confortá-la.
Um Dia na Vida de Amos McGee, Philip C. Stead
Paz e Terra, 2010
Funcionário pontual e dedicado, Amos McGeee é amigo de todos os bichos no zoológico onde trabalha: aposta corrida com o jabuti, joga xadrez com o elefante e lê histórias para a coruja dormir. Um dia, quando uma gripe o impede de ir trabalhar, seus amigos decidem retribuir o carinho e lhe fazem uma visita. O livro é contado como uma espécie de fábula ou metáfora: os animais não vivem presos, e o lugar tem uma atmosfera e rotina que remetem a um asilo.
Saber e Ler, 2012
Um livro sobre o adoecimento e velhice do ponto de vista de uma criança. A autora aborda com humor e leveza a questão da senilidade, ao retratar a jornada de Pedro, o neto, para concluir que seu avô é um bebê – já que come papinha, tem poucos dentes e precisa que a mãe de Pedro o ajude a colocar os sapatos. Tocante sem deixar de ser engraçado.
Melhoramentos, 2009