Integrar as novas tecnologias à sala de aula de forma eficaz é um grande desafio para os professores. É necessário incorporar essas ferramentas ao projeto pedagógico, explorando as vantagens que elas trazem e as formas com que podem ser trabalhadas – que vão muito além do laboratório de informática.
A partir disso, separamos uma lista de sete livros digitais gratuitos que discutem o uso desses recursos para ensinar e aprender. As publicações abordam a importância das TIC para a educação e dão sugestões de como elas podem ser colocadas em prática em um formato muito mais participativo, interativo e multidisciplinar.
Educação e Tecnologia: Parcerias 3.0
Organizadores: Luiz Alexandre da Silva Rosado, Giselle Martins dos Santos Ferreira, Márcio Silveira Lemgruber e Estrella D’Alva Benaion Bohadana
O livro apresenta práticas de sucesso do uso das tecnologias na escola e como alunos e professores têm explorado os recursos existentes. São discutidos tópicos como MOOC, salas de aula virtuais, formação do professor e laboratórios de informática.
Tecnologias Digitais na Educação
Organizadores: Robson Pequeno de Souza, Filomena M. C. da S. C. Moita, Ana Beatriz Gomes
A publicação reúne os trabalhos de pesquisa dos alunos e professores da primeira turma do Curso de Especialização em Novas Tecnologias da Universidade da Paraíba. Os textos falam sobre vídeos, avaliação em multimídia, o papel da informática na inclusão digital e games, por exemplo.
Organizador: TV Escola/Salto para o futuro
A TV Escola organizou uma série sobre o que é Cultura Digital e como ela está inserida no ambiente escolar. Os artigos mostram que a tecnologia já faz parte da realidade dos estudantes e não deve ser vista como simples instrumento de apoio, além de apontar as possibilidades das tecnologias digitais.
As Tecnologias nas Práticas Pedagógicas Inclusivas
Organizadores: Claudia Regina Mosca Giroto, Rosimar Bortolini Poker, Sadao Omote
O e-book reúne uma série de artigos sobre o papel das TIC em uma educação inclusiva, além da importância da formação do professor neste sentido.
Organizadores: Luciene Maria Fadel, Vania Ribas Ulbricht, Claudia Regina Batista, Tarcísio Vanzin
Os dez artigos apresentados abordam diferentes aplicações dos games na sala de aula e as possibilidades que eles oferecem. É discutida a capacidade deste recurso de motivar e engajar os alunos no conteúdo.
Autores: Linda Fogg Phillips, Derek Baird, BJ Fogg
Os autores apontam diferentes formas que o Facebook pode ser usado pelos professores em sua disciplina. Com a rede social, é possível ter um processo de ensino e aprendizagem mais colaborativo e participativo.
Tecnologias Para a Transformação da Educação: Experiências de Sucesso e Expectativas
O documento é o resultado do seminário Tecnologias para a transformação da educação: experiências de sucesso e expectativas, organizado pela Fundação Santillana. O texto discute o cenário atual na América Latina quanto ao uso das tecnologias na educação e aponta ainda uma série de iniciativas de sucesso em disciplinas como Matemática, Ciências e até no ensino de programação.
Você conhece mais algum e-book gratuito sobre o tema? Compartilhe com a gente!