Diversão e aprendizagem não estão, definitivamente, em pólos opostos. Diversas atividades relaxantes e lúdicas para serem vivenciadas ao lado das crianças podem vir acompanhadas de momentos educativos. A aprendizagem pode estar relacionada a questões sociais, culturais, cognitivas ou tangenciar disciplinas escolares “tradicionais”, tais como matemática e língua portuguesa. Pois as férias são um ótimo momento do ano para colocar programas com este perfil educativo na agenda da criançada. Confira seis sugestões imperdíveis!

Xadrez
O jogo, que tem origem asiática, é mais do que um passatempo. Para ser bem-sucedido nas suas ações, o participante precisa elaborar estratégia e prever mentalmente suas jogadas e as possíveis réplicas do seu adversário. Com isso, habilidades, como raciocínio, lógica, concentração e até noções de geometria, entram em cena. Veja Como ensinar xadrez para crianças.

Cozinhar
Cozinhar ajuda a introduzir conceitos matemáticos de porções, informações sobre a cultura de outros países e regiões do Brasil e ainda estimula os sentidos. Uma boa forma de iniciar a criançada na prática é por meio do canal de YouTube “A fantástica cozinha de Clara”. Clara tem oito anos e, ao lado de sua mãe, ensina outros meninos e meninas a prepararem pratos diversos.

Origami
A técnica japonesa consiste em criar figuras e formas a partir das dobras do papel. Da clássica ave japonesa (tsuru) passando por barquinhos e borboletas, muitas são as opções de imagens a serem produzidas. Para as crianças, essa manifestação artística ajuda a desenvolver a coordenação motora, a concentração e, claro, a paciência e a imaginação. No “Easy Origami“, os passos de cada origami são apresentados de forma didática e de forma ilustrada.

Jardinagem
Que tal montar uma pequena horta juntamente com as crianças? Pois o canal de YouTube “Vida no Jardim” elaborou diversos vídeos com foco nos pequenos. Há dicas de plantas, jardinagem, paisagismo, composições de jardim e como cuidar de tudo isso da melhor maneira. Já os benefícios educacionais da jardinagem são grandes: ensina as crianças a terem responsabilidade sobre algo, a entenderem o ciclo das plantas e um pouco mais sobre alimentação e nutrição.

Camping
Acampar não é um programa apenas de adultos. O acampamento em família ajuda a aproximar a criança da natureza, a superar desafios que surgem no cotidiano e a socialização com as pessoas que dividem o mesmo espaço. O blog Camping e Família organizou algumas dicas importantes que os pais devem se atentar antes de colocar a barraca – e os filhos – no carro.

Soltar pipa
A brincadeira que surgiu na China há mais de 2.200 anos é uma forma divertida de trabalhar habilidades motoras e de exercitar a boa convivência em grupo. A feitura da pipa também é um momento especial entre pais e filhos, e pode garantir um bate-papo sobre reaproveitamento de materiais e sustentabilidade. Veja o vídeo Como fazer pipa raia para criança pequena.

Talvez Você Também Goste

Notícias

Conheça 4 livros que ajudam a ensinar a capoeira como patrimônio afro-brasileiro

Prática surgiu das vivências de africanos escravizados e enfrentou criminalizações até seu reconhecimento

há 6 dias
Notícias

Veja 4 livros para explorar com os alunos a relação entre arte e comida

Obras revelam como o alimento pode inspirar processos criativos em diferentes linguagens

há 2 semanas
Notícias

Veja 8 materiais para conhecer o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos

Mapas, reportagens e artigos apresentam acontecimentos e líderes que transformaram a história da igualdade racial

há 3 semanas
Notícias

Ensino inclusivo de geografia: 4 conteúdos para criar cartografia tátil

Mapas adaptados permitem ensinar espaço geográfico a alunos cegos e com baixa visão

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.