Conteúdos
Este plano apresenta uma sequência de aulas para que os/as estudantes possam ler, pesquisar e aprender a partir dos textos informativos, especialmente os verbetes de enciclopédias. As situações didáticas de leitura no contexto de estudo podem oferecer condições para que as crianças investiguem, questionem, formulem perguntas, aprendam a encontrar respostas, façam marcações ou anotações sobre novos conhecimentos, comuniquem sobre suas pesquisas, pensem de forma crítica e aprendam a ter organização ao estudar.
Objetivos
- Desenvolver autonomia na busca de novos conhecimentos;
- Reconhecer a função informativa dos verbetes de enciclopédia;
- Identificar a estrutura e os elementos principais desse gênero textual;
- Desenvolver estratégias de leitura para localizar e compreender informações;
- Pesquisar e compartilhar os resultados da pesquisa; e
- Exercer comportamento leitor em contexto de estudo.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Leitura e compreensão de verbetes de enciclopédia;
- Função social de textos informativos;
- Pesquisa em livros com função informativa; e
- Comportamento leitor.
Palavras-chave:
Verbetes de enciclopédia. Textos com função informativa. Leitura e pesquisa em verbetes.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min).
1ª Etapa: Levantando os conhecimentos
- Organize a turma em uma roda de conversa.
- Comece a aula levantando os conhecimentos prévios, perguntando se conhecem enciclopédias ou outros livros informativos, e se sabem para que servem.
- Mostre alguns exemplos. Leia em voz alta alguns verbetes de enciclopédia e faça questionamentos como:
- “O que percebemos nesses textos?”;
- “Esses textos contam uma história ou apresentam informações reais?”; e
- “Para que servem essas informações?”
- Explique que os verbetes são usados para informar de forma objetiva sobre um assunto específico. São livros de não-ficção, ou seja, livros que apresentam informações reais, também conhecidos como livros de divulgação científica.
2ª Etapa: Exploração do gênero
Organize com antecedência os materiais de leitura: livros informativos diversos. Há muitas opções voltadas especialmente às crianças. Veja abaixo algumas sugestões de livros informativos interessantes:






Professor/a, perceba que cada um dos livros sugeridos apresenta um tema específico. É importante mostrar aos/às estudantes que, se meu tema de interesse é o corpo humano, por exemplo, devo escolher um livro que trata desse assunto. A partir disso, preciso definir qual é exatamente o foco de minha investigação: os ossos do corpo, um determinado órgão, o sangue, as células etc.; e, a partir de uma pergunta (exemplo: quantos ossos existem no esqueleto humano?), procuro no índice e verifico em qual parte do livro posso encontrar a resposta. Por fim, leio as informações disponíveis nas páginas indicadas.
Outra possibilidade é selecionar verbetes relacionados aos conteúdos estudados em outras disciplinas / componentes curriculares, por exemplo: ciclo da água, Sistema Solar, artistas etc.
Para ensinar os/as estudantes a fazer pesquisas em verbetes de enciclopédias, leia em voz alta alguns verbetes para a turma e procure identificar com os/as estudantes:
- Assunto do verbete;
- Título, subtítulo ou termo principal;
- Texto explicativo ou definição;
- Elementos gráficos (imagens, setas, mapas etc.); e
- Informações adicionais (curiosidades, legendas, datas etc.).
Pergunte o que entenderam, se há alguma palavra desconhecida (aproveite para abordar o vocabulário e a linguagem própria dos verbetes) e chame atenção para a linguagem informativa e objetiva usada nesses textos.
Organize um momento para que as crianças manipulem os livros, enciclopédias e outros materiais com função informativa, para que possam se debruçar sobre o objeto de estudo e explorar o que há nesses materiais.
Mostre o que há em comum nos livros e quais as diferenças entre eles: alguns seguem determinado padrão, outros têm diferentes formatos e modos de organização das informações.
Mostre o índice/sumário dos livros, explicando de que forma podemos encontrar as informações desejadas, a partir dessa lista inicial. Leia junto, mostre como o índice é organizado e como fazemos para abrir na página correta.
3ª Etapa: Ler para pesquisar
Organize a turma em duplas produtivas (escolha as duplas de maneira intencional, colocando ao menos um/a estudante capaz de ler com autonomia, assim é possível que se ajudem no momento da pesquisa).
Proponha a pesquisa em duplas, a partir de um tema de interesse (comunique quais livros/materiais estão disponíveis na sala, assim direciona o foco das pesquisas – exemplo: se na sala tenho disponíveis livros sobre animais, plantas, dinossauros e planetas, preciso informar que as duplas precisam fazer escolhas de temas relacionados a esses assuntos).
Verifique qual é o tema de interesse das duplas. Ajude-as nessa missão, a partir de perguntas:
- O que queremos saber? – ajude as duplas na formulação de uma pergunta que desejam pesquisar;
- Quais as nossas hipóteses? – ajude para que mobilizem o que já sabem sobre o assunto. A ideia é que essa conversa “aqueça” e apoie a troca entre as crianças, antecipando o que sabem sobre o tema a ser aprofundado;
- Qual livro nos ajuda nessa pesquisa?;
- Como procurar no índice a página sobre o assunto?; e
- O que encontramos?
Durante esta etapa, apoie as duplas para que observem imagens, títulos, subtítulos, legendas, índices e sumários, leiam e utilizem os conhecimentos para encontrar respostas sobre o assunto que procuram.
Entregue uma folha a cada dupla, para que possam registrar as informações pesquisadas. Outra opção é entregar post-its para cada dupla, assim elas podem colá-los nas páginas que contêm as informações encontradas.
4ª Etapa: Socialização das pesquisas das duplas
- Organize o momento de socialização das pesquisas. A ideia é que cada dupla conte qual foi o assunto pesquisado, qual pergunta tinham formulado e quais as respostas encontradas nos livros.
- Peça também que as duplas compartilhem como foi esse momento para elas: se acharam difícil, quais estratégias usaram para encontrar as respostas, o que acharam de mais interessante no assunto pesquisado (o que não sabiam e agora sabem).
Ampliando os horizontes:
Sugestão: caso deseje também propor uma etapa com foco na escrita, você pode propor a montagem de um mural com curiosidades e informações sobre o tema de interesse das duplas, para que outras turmas da escola também conheçam sobre os assuntos pesquisados.
5ª Etapa: Sistematização dos saberes
Organize um momento de reflexão final, reforçando os principais aprendizados:
- “O que aprendemos sobre os ‘verbetes de enciclopédia?”;
- “O que aprendemos sobre como pesquisar nos livros informativos?”; e
- “Como aprendemos tudo isso”?
Retome com a turma que o verbete é um texto com função informativa, com estrutura organizada e linguagem objetiva. Relembre o que as duplas descobriram a partir das pesquisas, relacionando o uso de verbetes com pesquisas e estudos.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Renata Helene Ferreira Campos.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: fotosipsak – Getty Images