Conteúdos

Neste roteiro, você vai conhecer três figuras de linguagem que exigem olhar atento e interpretação crítica: a ironia, o paradoxo e a antítese. Elas aparecem em crônicas, poemas, charges, tirinhas, músicas e até nas conversas do dia a dia, muitas vezes para expressar contrastes, provocar reflexão ou fazer humor.

Essas figuras mostram como a linguagem pode ser usada de forma criativa para dizer o contrário do que parece, aproximar ideias opostas ou revelar contradições da vida e da sociedade.

Ao compreender esses recursos, você aprenderá a perceber intenções escondidas nas entrelinhas dos textos e a usar as palavras com mais crítica e sensibilidade.

Objetivos

  • Reconhecer e compreender o uso de ironia, paradoxo e antítese em textos de diferentes gêneros;
  • Analisar os efeitos de sentido e as intenções comunicativas produzidas por essas figuras; e
  • Desenvolver uma leitura crítica, percebendo significados implícitos e contrastes de ideias.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Linguagem figurada e efeitos de sentido.
  • Ironia: uso de palavras para expressar o contrário do que se quer dizer, geralmente com intenção crítica ou humorística.
  • Paradoxo: união de ideias aparentemente opostas que, juntas, revelam uma verdade ou reflexão.
  • Antítese: oposição de palavras ou expressões com sentidos contrários dentro do mesmo contexto.

Palavras-chave:

Figuras de linguagem. Linguagem literal e figurada. Ironia. Paradoxo. Antítese.

1ª Etapa: Figuras de linguagem: ironia, paradoxo e antítese

1) Ironia

A ironia acontece quando o autor diz o contrário do que realmente quer expressar, muitas vezes com tom de crítica, humor ou provocação.

Para compreender uma ironia, é preciso perceber o contexto — o verdadeiro sentido está nas entrelinhas.

Exemplos:

  • “Que aluno pontual! Chegou só duas horas atrasado.”
  • “Adoro quando o ônibus quebra no meio do caminho.”

Nesses casos, o autor não está elogiando nem expressando prazer. Está, na verdade, criticando a situação, usando o oposto do que quer dizer para causar efeito de humor ou ironia.

A ironia é muito usada em charges, crônicas e tirinhas, pois ajuda o leitor a perceber injustiças, contradições ou absurdos do cotidiano.

2) Paradoxo

O paradoxo (também chamado de oximoro) ocorre quando duas ideias aparentemente contraditórias aparecem juntas, mas revelam uma verdade profunda ou uma reflexão poética.

Exemplos:

  • “O silêncio grita dentro de mim.”
  • “É ferida que dói e não se sente.” (Camões)
  • “Estou cheio de me sentir vazio.”

O paradoxo provoca o leitor a pensar sobre as contradições humanas, mostrando que, às vezes, duas ideias opostas podem coexistir. É muito usado na poesia e em textos filosóficos, porque estimula a reflexão e o pensamento crítico.

3) Antítese

A antítese ocorre quando o autor coloca palavras ou expressões opostas na mesma frase, criando contraste de ideias. Diferente do paradoxo, aqui não há contradição, mas apenas oposição entre termos.

Exemplos:

  • “Para conhecer a paz, é preciso viver a guerra.”
  • “Era um doce amargo aquele adeus.”
  • “Do ódio nasceu o amor.”

A antítese é usada para reforçar contrastes e dar ritmo e intensidade à linguagem. Ela aparece muito em textos literários, músicas e discursos, ajudando a enfatizar as diferenças entre sentimentos, atitudes e ideias.

2ª Etapa: Sistematização das ideias

Há algumas semelhanças entre ironia, antítese e paradoxo.

1) Essas figuras de linguagem produzem contraste ou oposição de ideias.

  • Na ironia, o contraste é entre o que se diz e o que se quer realmente dizer.
  • No paradoxo, há uma contradição lógica ou aparente entre ideias, que provoca reflexão.
  • Na antítese, o contraste ocorre dentro da própria frase, entre palavras de sentidos contrários.

2) Todas exigem interpretação do leitor.

  • O leitor precisa ir além das palavras, perceber o contexto e interpretar as intenções do autor.
  • Isso desenvolve uma leitura crítica e sensível, já que o sentido verdadeiro está nas entrelinhas.

É comum haver confusão entre as figuras antítese e paradoxo, uma vez que ambas estão pautadas na oposição. No entanto, o paradoxo emprega ideias opostas e absurdas, enquanto a antítese apresenta palavras ou expressões que contenham significados contrários.

Para entender melhor essa diferença, observe os exemplos a seguir:

  • Para mim, a melhor companhia é a solidão (paradoxo).
  • Durante a vida, acreditamos em muitas verdades e mentiras (antítese).

Os dois exemplos estão pautados na oposição, no entanto, no primeiro a oposição propõe a ideia de que a solidão é boa companhia, o que contraria o conceito ruim associado à condição da solidão: ser solitário, sem amigos ou companheiros. O segundo buscou expor palavras contrárias, ou seja, “verdade” e “mentira”, termos opostos que se somam na frase.

3ª Etapa:

1) Leia a tirinha e pense qual figura de linguagem há nela:

2) Leia as frases e identifique qual figura de linguagem aparece em cada uma:

a) “Que bom! Choveu justo no dia do nosso passeio!”

b) “O amor é fogo que arde sem se ver.”

c) “Entre o riso e o pranto, ela seguiu.”

3) Leia a frase: “Que ótimo! O computador quebrou bem no dia da prova online.” Essa frase é um exemplo de:

a) Antítese, porque apresenta ideias opostas.

b) Paradoxo, porque há uma contradição lógica entre os termos.

c) Ironia, porque o autor expressa o contrário do que realmente pensa, com tom de crítica.

d) Hipérbole, porque há exagero para dar ênfase.

4) Leia a frase: “O silêncio é o melhor discurso”. Essa frase é um exemplo de:

a) Antítese.

b) Paradoxo.

c) Ironia.

d) Personificação

5) Leia a frase: Faça sol ou faça chuva, estarei no teatro.

Essa frase é um exemplo de:

a) Antítese.

b) Paradoxo.

c) Ironia.

d) Personificação

Gabarito:

1) Na tirinha apresentada, a figura de linguagem usada é a ironia.

Explicação: O menino responde que a pescaria foi “excelente”, mas logo em seguida revela que “não pegaram nada” – se não pegaram nenhum peixe, a pescaria não poderia ter sido excelente — a não ser que ele esteja sendo irônico. A ironia ocorre justamente aí: o personagem diz o contrário do que seria esperado, com tom de humor e crítica.

Ele usa a palavra “excelente” para brincar com a situação — o resultado foi o oposto do esperado (não houve sucesso na pescaria), mas ele transforma o fracasso em algo “positivo” – o sarcasmo é muito comum em tirinhas.

2) a) Ironia – crítica disfarçada; b) Paradoxo – contradição que faz pensar; c) Antítese – oposição de ideias).

3) c) Ironia.

4) b) Paradoxo.

5) a) Antítese

Bons estudos!

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Renata Helene Ferreira Campos.

Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: Justin Paget – Getty Images

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