Conteúdos

Este plano de aula tem como foco a prática de pesquisa, checagem de informações e análise crítica de conteúdos da internet. A proposta é ajudar os alunos a desenvolverem habilidades para pesquisar de maneira segura e eficiente, consumindo e produzindo conteúdos de forma mais responsável.

Objetivos

  • Desenvolver habilidades básicas de pesquisa e verificação de informações;
  • Compreender a importância de fontes confiáveis;
  • Aprender a fazer perguntas investigativas;
  • Estimular o pensamento crítico diante de conteúdos diversos; e
  • Produzir pequenos conteúdos baseados em informações pesquisadas e verificadas.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • Como pesquisar com segurança?; e
  • Detetives da pesquisa – checando informações.

Palavras-chave:

Pesquisa. Checagem de fatos. Fontes confiáveis. Pensamento crítico. Educação midiática.

Previsão para aplicação:

3 aulas (50 min).

1ª Etapa: Como pesquisar com segurança?

Comece a aula dizendo aos alunos que hoje eles vão aprender como ser bons pesquisadores — pessoas que sabem procurar informações corretas e seguras.

Pergunte à turma:

  • Onde vocês costumam pesquisar quando querem saber algo? (Anote as respostas na lousa)
  • Quem aqui já pesquisou alguma coisa no Google ou no YouTube?
  • Toda informação que a gente encontra nesses lugares é verdadeira?

Após essa discussão inicial, projete (ou mostre em cartazes impressos) informações sobre três tipos de fontes:

  • Fontes confiáveis (como sites de museus, livros, sites educativos);
  • Fontes duvidosas (blogs sem autor identificado, vídeos com títulos exagerados); e
  • Fontes falsas (fake news, conteúdos sem nenhuma evidência).

Use exemplos visuais e adapte os textos para o nível de leitura da turma.

Em seguida, organize os alunos em grupos menores e distribua cartões com perguntas de pesquisa, como:

  • “Quem foi a primeira pessoa a ir à Lua?”
  • “Por que escovamos os dentes?”
  • “O que os animais comem na floresta?”

Peça que, em seus grupos, os alunos discutam como fariam para pesquisar a resposta a essa pergunta. Depois, guie a turma para uma pesquisa real, feita com o seu apoio e utilizando:

  • Enciclopédias infantis;
  • Sites educativos (como o portal do Instituto Claro e portais de museus); e
  • Livros didáticos da biblioteca da escola.

Cada grupo deverá, em sua apresentação, responder às seguintes perguntas:

  • Qual foi a pergunta que receberam?;
  • Em que fonte procuraram a resposta?;
  • O que aprenderam?; e
  • Por que confiam (ou não) na fonte consultada?

2ª Etapa: Detetives da pesquisa - checando informações

Conte aos alunos uma notícia curiosa e aparentemente real, por exemplo:

“Nova fruta descoberta na Amazônia faz as pessoas viverem até os 100 anos!”

Pergunte:

  • Essa notícia parece verdadeira? Por quê?
  • Como poderíamos descobrir se é verdade?

Apresente (de forma simplificada e visual) alguns sites que ajudam a verificar se algo é verdadeiro. Para isso, seguem abaixo algumas das principais agências de checagem do Brasil:

Em seguida, apresente à turma frases ou pequenas manchetes (algumas reais, outras inventadas). Para cada uma, peça que os alunos se levantem se acharem que é verdadeira, ou fiquem sentados se acharem que é falsa.

Depois de cada rodada, revele a resposta e explique por quê, mostrando a eles o que é importante checar quando utilizamos uma fonte de informação — usando elementos como:

  • Tem autor?
  • Tem data?
  • Cita de onde veio a informação?

Na sequência, cada aluno (ou dupla, a seu critério) vai escolher um tema de interesse e produzir uma mini reportagem, com base em uma pesquisa confiável. Pode ser uma folha ilustrada, um cartaz ou um pequeno vídeo guiado pelo professor.

Exemplos de temas:

  • Um animal de que gostam;
  • Um esporte que praticam; e
  • Um país que gostariam de conhecer.

Critérios:

  • Indicar a fonte usada;
  • Trazer ao menos uma imagem (desenhada ou impressa); e
  • Explicar por que essa informação é confiável.

Finalize com uma exposição dos trabalhos, promovendo uma roda de conversa guiada pelas seguintes perguntas:

  • O que você aprendeu sobre pesquisar na internet?
  • Por que é importante verificar a informação antes de acreditar nela?
  • Como podemos ajudar outras pessoas a não caírem em notícias falsas?
  • “Pesquisar bem é como investigar um mistério: a gente precisa de pistas certas, fontes boas e atenção para não ser enganado!” Essa afirmação é verdadeira?

Bom trabalho!

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: FangXiaNuo – Getty Images

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