Conteúdos
Este roteiro de estudos aborda as diferenças entre os termos “vem”, “vêm” e “veem”. Com explicações objetivas, exemplos práticos e um exercício de fixação, o roteiro ajuda o estudante a identificar o uso correto dessas formas verbais, especialmente na produção de textos em língua portuguesa.
Objetivos
- Compreender o uso do termo “vem”;
- Compreender o uso do termo “vêm”;
- Compreender o uso do termo “veem”; e
- Entender as diferenças no uso dos termos “vem”, “vêm” e “veem”.
Conteúdos / Objetos do conhecimento:
- “Vem” – quando usar?;
- “Vêm” – quando usar?;
- “Veem” – quando usar?;
- “Vem”, “Vêm” ou “veem”?; e
- Exercício de fixação.
Palavras-chave:
Língua portuguesa. Redação. Vem. Vêm. Veem. Verbo ver. Verbo vir.
Proposta de trabalho:
Este roteiro traz explicações sobre o uso correto de três palavras muito parecidas na escrita e na pronúncia, mas que têm significados e formas distintas. Com isso, o estudante poderá empregar corretamente “vem”, “vêm” e “veem” em suas produções escritas e na leitura de textos.
Bons estudos!
1ª Etapa: "Vem" – quando usar?
A forma “vem” é a conjugação do verbo vir, na terceria pessoa do singular (ele/ela vem).
Exemplos:
- Ele vem me visitar amanhã.
- A professora sempre vem cedo para a escola.
- Quando a chuva vem, tudo muda.
Em todos os exemplos acima, a forma verbal se refere ao verbo “vir”, na terceira pessoa do singular.
2ª Etapa: "Vêm" – quando usar?
A forma “vêm” (com acento) também é do verbo vir, mas está conjugada na terceira pessoa do plural (eles/elas vêm).
Exemplos:
- Os alunos vêm de ônibus todos os dias.
- Elas vêm estudar aqui à tarde.
- Os problemas vêm quando a gente menos espera.
Note, portanto, que o acento na palavra “vêm” serve para indicar que o verbo está no plural.
3ª Etapa: "Veem" – quando usar?
“Veem” (sem acento) é a forma conjugada do verbo ver, na terceira pessoa do plural (eles/elas veem).
Exemplos:
- As crianças veem televisão à noite.
- Eles veem tudo com muita atenção.
- Elas veem o que está acontecendo, mas não comentam.
Veja que, apesar de ser uma palavra com duas vogais seguidas (e + e), “veem” não leva acento porque não há necessidade de indicar tonicidade ou distinguir plural.
4ª Etapa: "Vem", “vêm” ou "veem"?
A escolha entre “vem”, “vêm” ou “veem” depende do verbo utilizado e do número de pessoas (ou coisas) a que o verbo se refere.
Essas três formas são verbos conjugados no presente do indicativo, mas pertencem a verbos diferentes e a pessoas diferentes. Veja o resumo:
Dicas para não errar:
- Se for alguém sozinho (ele, ela) chegando, use vem.
- Se for mais de uma pessoa (eles, elas) chegando, use vêm (com acento).
- Se for mais de uma pessoa vendo, use veem (sem acento).
5ª Etapa: Exercício de fixação
Complete as frases com vem, vêm ou veem, conforme o contexto. Justifique sua escolha ao final.
- A professora ______ sempre sorrindo.
- Os estudantes ______ correndo pela quadra.
- Eles ______ as respostas no quadro.
- Ela ______ me buscar mais tarde.
- As amigas ______ juntas todos os dias.
Após completar as frases, e antes de consultar o gabarito, consulte a explicação deste roteiro e revise suas respostas. Certifique-se de identificar em que contexto cada forma verbal (vem, vêm ou veem) deve ser utilizada.
Gabarito:
1. Vem.
2. Vêm.
3. Veem.
4. Vem.
5. Vêm.
Bons estudos!
Roteiro de estudos elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: Catherine Delahaye – Getty Images