Conteúdos

Este roteiro de estudos de química tem como objetivo explicar o que são polímeros, suas principais propriedades e aplicações. Além disso, traz sugestões de vídeos e materiais para leitura, para apoiar o aluno na compreensão dos impactos dos polímeros no meio ambiente.

Objetivos

  • Compreender a estrutura molecular dos polímeros;
  • Diferenciar polímeros naturais e sintéticos;
  • Relacionar propriedades dos polímeros com suas aplicações; e
  • Identificar os impactos ambientais do uso de polímeros.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Estrutura e classificação dos polímeros;
  • Polimerização: adição e condensação;
  • Propriedades físico-químicas dos polímeros;
  • Principais aplicações industriais; e
  • Impactos ambientais.

Palavras-chave:

Polímeros. Monômeros. Polimerização. Plásticos. Impacto ambiental.

Proposta de trabalho:

A proposta de trabalho será dividida em duas etapas, incluindo leituras, questionamentos e verificação de conhecimento.

1ª Etapa: Polímeros e suas propriedades

Pergunta orientadora: O que são polímeros e como suas propriedades influenciam suas aplicações?

De forma resumida, os polímeros são macromoléculas formadas pela repetição de pequenas unidades de outras moléculas, que chamamos de monômeros. Eles podem ser naturais, como a celulose e a borracha, ou sintéticos, como o náilon e o polietileno.

Suas propriedades, como a resistência mecânica, a flexibilidade, a transparência e a durabilidade, influenciam suas aplicações. Por exemplo, polímeros flexíveis são usados na fabricação de embalagens plásticas, enquanto polímeros resistentes ao calor são utilizados na indústria automotiva e aeroespacial. Além disso, sua biodegradabilidade ou resistência à decomposição impacta diretamente o meio ambiente e a reciclagem.

A diferença entre polímeros naturais e sintéticos está na origem: os naturais são encontrados na natureza, enquanto os sintéticos são produzidos em laboratório.

Os polímeros naturais (também chamados de biopolímeros) são sintetizados por organismos vivos e são derivados de fontes renováveis, como plantas e materiais biológicos.

Exemplos: celulose, amido, borracha natural, seda, lã, DNA e proteínas.

Já os polímeros sintéticos (também chamados de artificiais) são produzidos em laboratório, a partir de insumos e processos criados pelo ser humano. São derivados de compostos orgânicos, renováveis ou não renováveis. Os polímeros sintéticos são utilizados na produção de embalagens, materiais de construção, eletroeletrônicos, tintas, chicletes, pneus, colas e isopor, entre outros.

Exemplos: polietileno, polipropileno, PET (politereftalato de etileno), PVC (policloreto de vinila), náilon, poliacrilonitrila, teflon, neoprene.

Sugestões de leitura:

O que são os polímeros? Introdução ao estudo dos polímeros
Acesso em: 26 mar. 2025

Polímeros: o que são, naturais e sintéticos – ‌SILVA, P.
Acesso em: 26 mar. 2025.

A partir da leitura do texto acima, responda às seguintes perguntas:

  • Qual a diferença entre polímeros naturais e sintéticos?
  • Dê exemplos de polímeros de adição e de condensação.
  • Como as propriedades dos polímeros influenciam em sua utilização?

Para saber mais, assista:

QUIMICAPONTOCOM – PROF. ZANIN. POLÍMEROS – INTRODUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO.

Acesso em: 27 mar. 2025.

PROFESSOR GABRIEL CABRAL. BALANCEAMENTO POR OXIRREDUÇÃO – PASSO A PASSO.

Acesso em: 27 fev. 2025.

Respostas da 1ª etapa:

  • Os polímeros naturais são aqueles encontrados na natureza e produzidos por organismos vivos, como a celulose (presente nas plantas), a borracha natural e as proteínas. Já os polímeros sintéticos são fabricados artificialmente pelo homem, por meio de reações químicas, como o polietileno (usado em embalagens plásticas) e o náilon (usado em tecidos).
  • Os polímeros de adição são formados pela repetição de monômeros sem eliminação de subprodutos. Exemplos incluem polietileno (PE), polipropileno (PP) e poliestireno (PS).
    Já os polímeros de condensação são formados pela união de monômeros com eliminação de pequenas moléculas, como água ou metanol. Exemplos incluem o náilon (poliamida) e o poliéster (PET).
  • Os polímeros são classificados de acordo com suas propriedades, diferenciando, dessa forma, as suas aplicações. Os polímeros podem ser classificados em:
  • Polímeros flexíveis, como o polietileno, são usados em embalagens plásticas e sacolas.
  • Polímeros resistentes ao calor, como o policarbonato, são usados na fabricação de peças automotivas e equipamentos eletrônicos.
  • Polímeros biodegradáveis, como o ácido polilático (PLA), são utilizados para reduzir impactos ambientais.
  • Polímeros de alta resistência mecânica, como o Kevlar, são aplicados em coletes à prova de balas e materiais esportivos.

2ª Etapa: Impactos ambientais do uso de polímeros

Os polímeros causam impactos ambientais, principalmente porque muitos deles são sintéticos e possuem alta durabilidade, o que dificulta a sua decomposição na natureza.

O uso excessivo de polímeros pode causar diversos impactos ambientais, sendo eles:

  • Acúmulo de resíduos plásticos: Polímeros sintéticos, como plásticos descartáveis, possuem alta durabilidade e podem permanecer no meio ambiente por séculos.
  • Poluição de oceanos e solos: Muitos plásticos acabam nos oceanos, prejudicando a vida marinha, e no solo, afetando o ecossistema e a agricultura.
  • Dificuldade de reciclagem: Nem todos os polímeros são recicláveis, e muitos são descartados de forma inadequada.
  • Produção de microplásticos: A degradação de polímeros pode gerar partículas minúsculas que contaminam água, alimentos e organismos vivos.
  • Emissão de gases poluentes: A queima de polímeros pode liberar gases tóxicos, contribuindo para a poluição do ar e o aquecimento global. Para reduzir esses impactos, é essencial incentivar a reciclagem, desenvolver polímeros biodegradáveis e promover o consumo consciente.

Sugestão de vídeo:

CANALDORIBEIRO. A Era do Plástico Documentário Dublado!

Acesso em: 28 mar. 2025

Bons estudos!

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Gabriela Ribeiro do Prado.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: mikefahnestock – Getty Images

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