Conteúdos

Este plano de aula integra uma série de materiais que trata de expressões populares utilizadas na língua portuguesa, sendo dedicado à expressão “bode expiatório”. Traz informações sobre a origem e como usar essa expressão popular.

Objetivos

  • Compreender o que são expressões populares e como elas surgem;
  • Entender a origem e o significado da expressão “bode expiatório”; e
  • Saber utilizar a expressão no dia a dia.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • O que são expressões populares e de que forma elas surgem?;
  • Origem e significado da expressão popular “bode expiatório”;
  • Como usar a expressão popular “bode expiatório”; e
  • Exercícios de fixação.

Palavras-chave:

Expressões populares. “Bode expiatório”.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min).

1ª Etapa: O que são expressões populares e de que forma elas surgem?

Comece a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são expressões populares, discutindo coletivamente tudo o que for trazido pela turma.

Em seguida, explique que expressões populares são frases ou termos usados por várias pessoas para expressar uma ideia de maneira divertida ou rápida. Essas expressões têm, muitas vezes, um significado que não é literal, ou seja, não quer dizer exatamente o que as palavras representam. Elas surgem por meio de acontecimentos da vida real, por conta de histórias, pela forma como as pessoas começam a usar certas palavras para descrever situações e, até mesmo, em razão de fatos históricos.

Conte à turma que, ao longo do tempo, as pessoas foram inventando essas expressões para descrever situações do cotidiano de forma criativa, para que todos pudessem entender rapidamente. Considerando que a língua portuguesa é falada há muito tempo no Brasil, muitas expressões surgiram ao longo dos anos e seguem sendo usadas até hoje.

Neste plano de aula, trataremos da expressão “bode expiatório”.

2ª Etapa: Origem e significado da expressão popular "bode expiatório"

Escreva na lousa a expressão “bode expiatório”. Em seguida, divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam o que acham que significa essa expressão popular. Dê a eles alguns minutos e, ao final desse tempo, um representante de cada grupo deve compartilhar as conclusões com a turma.

Depois desse momento inicial, em que você deve mediar os debates e incentivar a troca de ideias, explique às crianças que a expressão “bode expiatório” é utilizada para descrever uma pessoa ou um grupo que recebe a culpa por algo, muitas vezes de forma injusta. Quando ocorre um problema e para evitar conflitos maiores, uma pessoa é escolhida para assumir toda a responsabilidade e se torna um “bode expiatório”.

Apresente, ainda, a origem histórica da expressão, contando que, na antiguidade, em algumas comunidades hebraicas, havia um ritual em que um bode era simbolicamente carregado com os pecados do povo e depois enviado para o deserto, como uma forma de purificação. Esse ritual inspirou o uso da expressão, que passou a significar a atribuição de culpa a alguém para livrar os outros.

Reforce que, no dia a dia, essa expressão é utilizada quando uma pessoa recebe a culpa por algo que, na verdade, é responsabilidade de um grupo maior ou de outros envolvidos.

3ª Etapa: Como usar a expressão popular "bode expiatório"

Retomando a etapa anterior, explique aos alunos que a expressão é usada quando uma pessoa é responsabilizada por algo que não fez ou quando uma situação injusta ocorre para aliviar a culpa de outros. Apresente alguns exemplos, para ilustrar:

  • Em uma escola, quando a turma faz bagunça e o professor não sabe quem foi o responsável, pode acabar culpando apenas um aluno, tornando-o um “bode expiatório”.
  • No futebol, quando um time perde um jogo importante, a torcida pode culpar apenas um jogador pelo fracasso, mesmo que toda a equipe tenha jogado mal.
  • No trabalho, se uma empresa tem problemas financeiros, os chefes podem demitir um funcionário e colocá-lo como responsável pela crise, tornando-o o “bode expiatório”.

Explique que essa expressão ajuda a entender situações em que a culpa é colocada injustamente em uma pessoa, em vez de se analisar o problema de forma justa e equilibrada.

4ª Etapa: Propostas de fixação

Para garantir que as crianças compreendam bem o significado e o uso da expressão, aplique as seguintes atividades:

Complete a história

Escreva no quadro, ou entregue impressa, uma história curta em que ocorra uma situação de “bode expiatório”, mas sem revelar quem será culpado no final. Peça para os alunos completarem a história, escolhendo um personagem para ser o “bode expiatório” e justificando por que essa pessoa está recebendo a culpa. Depois, discuta se a culpa era realmente justa ou não.

Debate sobre culpa e justiça

Divida a turma em grupos e forneça diferentes situações em que uma pessoa ou um grupo pode ser transformado em “bode expiatório”. Peça para cada grupo discutir se a culpa atribuída é justa e como a situação poderia ser resolvida de forma mais equilibrada. No final, cada grupo pode apresentar sua análise para a turma.

Conclua reforçando que entender o conceito de “bode expiatório” ajuda a identificar situações de injustiça, evitando atribuir culpas sem reflexão crítica.

Bom trabalho!

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: PeopleImages – Getty Images

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