Conteúdos

Este plano de aula propõe um estudo aprofundado do livro Memórias de Martha, de Júlia Lopes de Almeida, destacando sua relevância literária e social. Por meio da apresentação da autora, da análise da obra e da contextualização histórica, os alunos serão guiados à compreensão dos principais elementos do romance e das questões sociais da época discutidas na obra. A proposta inclui uma atividade de fixação e a construção de um mapa mental ilustrado, como material de revisão.

Objetivos

  • Conhecer a biografia e a trajetória literária de Júlia Lopes de Almeida;
  • Compreender o enredo e os temas centrais de “Memórias de Martha”;
  • Analisar elementos do Realismo e do Naturalismo presentes na obra; e
  • Desenvolver pensamento crítico e reflexivo a partir das temáticas abordadas no livro.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • A autora – Júlia Lopes de Almeida;
  • A obra – “Memórias de Martha”;
  • Características da obra e o movimento literário a que pertence;
  • Proposta de fixação; e
  • Mapa mental – material para consulta e revisão.

Palavras-chave:

Júlia Lopes de Almeida. Realismo. Naturalismo. Literatura brasileira.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min).

1ª Etapa: A autora - Júlia Lopes de Almeida

Previamente à exposição dessas aulas, é essencial que os alunos façam a leitura do livro, de forma que acompanhem e compreendam as informações e análises que serão expostas por você, professor(a).

Inicie perguntando aos alunos se sabem algo sobre Júlia Lopes de Almeida e sua obra. Deixe que compartilhem suas experiências e, em seguida, conte a eles que a aula será dedicada ao estudo de uma obra de autoria de uma importante escritora brasileira, que foi uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras.

Nesta etapa, não deixe de abordar os seguintes pontos:

  • Júlia Lopes de Almeida nasceu em 1862, no Rio de Janeiro, e faleceu em 1934.
  • Foi uma das primeiras mulheres a viver da escrita no Brasil, atuando como romancista, cronista e jornalista.
  • Participou ativamente dos debates políticos e sociais de seu tempo, como o abolicionismo e a luta pelos direitos das mulheres.
  • Apesar de ter sido ignorada por parte da crítica ao longo do século XX, hoje é reconhecida como uma das pioneiras da literatura social brasileira.
  • Embora tenha sido uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras, seu nome foi excluído na fundação da instituição por conta de ela ser mulher, fato que vem sendo revisto pela historiografia recente.

Materiais de apoio:

Júlia Lopes de Almeida | Mulheres da Literatura – Brasil Escola Oficial

Acesso em: 17 de julho de 2025.

Letras & Memória: Júlia Lopes de Almeida – TV Brasil

Acesso em: 17 de julho de 2025.

QUEM FOI JÚLIA LOPES DE ALMEIDA? Vida e obra da autora – Literatura com Alencar

Acesso em: 17 de julho de 2025.

Para finalizar esta etapa, construam em conjunto (pode ser a turma toda, com o seu suporte, ou os alunos divididos em grupos) uma linha do tempo com fotos fatos marcantes da biografia da autora.

2ª Etapa: A obra - “Memórias de Martha”

Explique à turma que, dentre as obras de autoria de Júlia Lopes de Almeida, nos debruçaremos sobre aquela denominada “Memórias de Martha”, publicada em 1888.

Conte a eles que “Memórias de Martha”, de Júlia Lopes de Almeida, é um romance sensível e potente que mergulha na vida de uma mulher em meio às dificuldades do final do século XIX. Ambientado em um cortiço do Rio de Janeiro, o livro acompanha Martha e sua mãe, duas mulheres que enfrentam a pobreza e o preconceito com coragem, buscando na educação uma forma de mudança. Mais do que contar a história de uma personagem, a obra revela, com olhar crítico e empático, o lugar da mulher numa sociedade que pouco lhe oferecia.

O romance é uma autobiografia ficcional, que na realidade traz a trajetória de “duas Marthas”: Martha e sua mãe, que mudaram de vida após a morte do pai de Martha, vendo-se obrigadas a viver em um cortiço do Rio de Janeiro.

Tendo como temas centrais a desigualdade, a posição da mulher na sociedade da época e os caminhos encontrados pelas personagens na busca por uma vida melhor, a obra mostra que Martha encontrou na educação e na profissão de professora um caminho para ascender social e economicamente. No entanto, com o tempo ela percebe que isso não basta, já que encontra barreiras por conta de sua origem humilde e por ser uma mulher solteira. Por conta disso, ela acaba cedendo ao desejo de sua mãe e se casa com Miranda, em um casamento arranjado e sem amor.

Acerca dos principais personagens da obra, temos o seguinte:

  • Martha – protagonista e narradora do romance. Relata a vida com a mãe em um cortiço, enfrenta dificuldades financeiras e o peso da exclusão social. Apesar dos obstáculos, dedica-se aos estudos, torna-se professora e busca, por meio da educação, um caminho de ascensão e dignidade. Sua trajetória é marcada por frustrações amorosas, reflexões existenciais e um olhar crítico sobre a sociedade.
  • Mãe de Martha – mulher trabalhadora, viúva e determinada, que se esforça para garantir à filha uma vida melhor. Representa o sacrifício materno e o senso de honra em meio à pobreza.
  • Luís – primeiro amor de Martha. Jovem culto e idealizado, simboliza a distância entre o sonho romântico e a realidade social. Sua rejeição deixa marcas profundas na protagonista.
  • Miranda – homem com quem Martha se casa. Oferece segurança material, mas o casamento revela-se vazio. Representa as limitações do papel feminino no século XIX e a imposição do casamento como destino.

Materiais de apoio:

MEMÓRIAS DE MARTHA por Profa. Dra. pela USP em literatura, Miriam Bevilacqua – Biblion

Acesso em: 17 de julho de 2025.

MEMÓRIAS DE MARTHA – resumo vestibuler – Vestibuler com prof. Altemir

Acesso em: 17 de julho de 2025.

3ª Etapa: Características da obra e o movimento literário a que pertence

Diga aos alunos que Memórias de Martha (1899), de Júlia Lopes de Almeida, é uma obra que se insere entre os movimentos do Realismo e do Naturalismo, ambos surgidos no século XIX. Esses movimentos marcaram uma virada na literatura brasileira, com o abandono das idealizações do Romantismo e a valorização da análise objetiva da realidade social e psicológica.

Em seguida, apresente as principais características desses movimentos e relacione-as com a obra:

  • Crítica à sociedade e às instituições: o Realismo busca desnudar as estruturas sociais com olhar crítico. Em “Memórias de Martha”, isso se manifesta na denúncia das desigualdades sociais e da hipocrisia das elites, sobretudo no que diz respeito às limitações impostas às mulheres e às classes populares.
  • Análise psicológica da personagem: a narrativa é marcada por uma profunda introspecção. Martha observa e relata seus próprios sentimentos com olhar crítico, revelando angústias, frustrações e conflitos internos — característica marcante do Realismo.
  • Determinismo social (Naturalismo): o Naturalismo, vertente mais radical do Realismo, defende que o meio, a hereditariedade e a condição social moldam o indivíduo. Na obra, a infância vivida em um cortiço e a condição financeira precária da família de Martha influenciam diretamente suas possibilidades de vida, mesmo com esforço e mérito pessoal.
  • Ambiente como personagem: o espaço do cortiço é descrito de forma detalhada e quase sufocante, exercendo influência direta sobre os sentimentos e escolhas da protagonista, o que é típico do Naturalismo.
  • Narrativa em primeira pessoa, com tom confessional: essa escolha reforça a construção psicológica da personagem e permite à autora expor, com sensibilidade e crítica, as contradições sociais vividas por uma mulher pobre no Brasil do século XIX.
  • Representação da mulher e das tensões sociais: a obra antecipa debates que se tornariam centrais na literatura do século XX, ao colocar no centro da narrativa uma mulher que busca, por meio da educação, superar as limitações impostas por seu gênero e classe social.

Com base nesses pontos, destaque aos alunos como Júlia Lopes de Almeida usou os recursos do Realismo e do Naturalismo para dar visibilidade a vozes femininas silenciadas e para provocar reflexão sobre as desigualdades estruturais do Brasil oitocentista.

Materiais de apoio:

Realismo no Brasil | Literatura – Toda Matéria

Acesso em: 18 de julho de 2025.

Realismo Brasil – Professor Noslen

Acesso em: 18 de julho de 2025.

Realismo – Brasil Escola Oficial

Acesso em: 18 de julho de 2025.

Naturalismo Brasil – Professor Noslen

Acesso em: 18 de julho de 2025.

RESUMO SOBRE O NATURALISMO – Contexto histórico e características | Escolas Literárias – Literatura com Alencar

Acesso em: 18 de julho de 2025.

NATURALISMO NO BRASIL: o que é, como surgiu e características | Literatura Enem. Camila Brambilla – Curso Enem Gratuito

Acesso em: 18 de julho de 2025.

REALISMO E NATURALISMO | Literatura | Quer Que Desenhe – Descomplica

Acesso em: 18 de julho de 2025.

4ª Etapa: Proposta de fixação

Para fixar o conteúdo, proponha que, individualmente ou organizados em grupos (a seu critério), os alunos escolham um trecho da obra que considerem significativo — pode ser um episódio vivido por Martha, uma reflexão da narradora ou uma descrição do cortiço, por exemplo.

Depois, cada aluno (ou grupo) deve:

  • Transcrever o trecho selecionado;
  • Explicar por que escolheu esse momento;
  • Relacioná-lo a uma das temáticas da obra (desigualdade, papel da mulher, ascensão social etc.); e
  • Apontar traços do Realismo ou do Naturalismo observados na passagem.

O produto final pode ser uma exposição oral ou um mural coletivo

5ª Etapa: Mapa mental

Utilizando todos os conteúdos tratados acerca da obra “Memórias de Martha”, de Júlia Lopes de Almeida, proponha aos alunos que construam, individualmente, um mapa mental, que servirá como material de consulta e revisão.

Segue abaixo um exemplo de mapa mental, construído com base neste plano de aula:

Bom trabalho!

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: arquivo pessoal

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