Conteúdos

Este plano de aula de geografia aborda os atuais conflitos no continente africano, relacionando-os com o processo de colonização africana e a geopolítica internacional.

Objetivos

  • Reconhecer os atuais conflitos no continente africano;
  • Identificar os atores políticos e sociais envolvidos nos conflitos do Gabão e do Sudão;
  • Relacionar os conflitos no continente africano com a geopolítica internacional; e
  • Relacionar os atuais conflitos no continente africano com o processo de colonização africana.

Conteúdos / objetos do conhecimento:

  • Descolonização do continente africano;
  • Conflitos políticos no continente africano; e
  • Consequências do neocolonialismo no continente africano.

Palavras-chave:

Continente africano. África. Conflitos. Neocolonialismo. Violência. Europa. Emancipação.

Previsão para aplicação:

2 aulas de 50 minutos cada.

1ª Etapa: Contextualização

Professor(a), nesta etapa você deve introduzir o assunto que será trabalho durante a aula. Aproveite o momento para identificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema.

Em seguida, realize com a turma a leitura do trecho do livro “Os condenados da terra”, do filósofo franco-africano Frantz Fanon:

“Durante o período colonial, convidava-se o povo a lutar contra a opressão. Depois da libertação nacional, convida-se a lutar contra a miséria, o analfabetismo, o subdesenvolvimento. A luta, afirma-se, continua. O povo comprova que a vida é um interminável combate.”

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1961.

Depois, mostre para a turma a manchete a seguir:

Crédito: BBC News Brasil.

Acesso em 02 de outubro de 2023.

  • Sobre qual fenômeno histórico Fanon está refletindo?
  • Quais as consequências desse processo para as nações envolvidas?
  • Como podemos relacionar o trecho de Fanon com os atuais conflitos no continente africano?

2ª Etapa: Problematização e aprofundamento

Professor(a), reserve um tempo para dar as orientações e organizar a sala. Você pode fazer isso antes do início da aula.

Esta etapa tem como objetivo aprofundar a discussão do tema proposto para a aula. Para isso, organize a sala em grupos de até cinco participantes e oriente que assistam aos seguintes vídeos sobre os atuais conflitos no continente africano:

 Acesso em: 12 de dezembro de 2023.

 Acesso em: 12 de dezembro de 2023. 

Após assistirem aos vídeos, peça que os grupos reflitam a respeito a partir das seguintes questões disparadoras:

  • Quais as semelhanças e as diferenças entre os conflitos nos dois países?
  • Qual a relação das instabilidades políticas dos países africanos com o passado colonial do continente?
  • Qual a importância desses conflitos para a geopolítica local e internacional?
  • Quais os atores envolvidos nos conflitos?
  • É possível relacionar os conflitos atuais com as lutas de descolonização ocorridas no século XX?

Aqui o objetivo é que os estudantes consigam compreender como os conflitos atuais, ainda que influenciados pelas situações particulares de cada nação, se originam das consequências do neocolonialismo no continente africano.

Os estudantes devem refletir acerca de como os países do continente, afetados pela exploração neocolonial europeia, sofrem até hoje com economias fracas e estruturas sociais pouco consolidadas, o que interfere para que a situação política seja instável.

Explique para a turma como os sistemas coloniais interferiram para que as democracias no continente africano não se consolidassem totalmente, alimentando as instabilidades políticas, de forma que as nações ficassem vulneráveis e dependentes de seus colonizadores.

Aqui você pode fazer um retrospecto do que foi o neocolonialismo e como os processos de independência em muitas nações africanas não significaram um rompimento completo com os países europeus colonizadores, como o caso da relação entre França e Gabão.

Nesse sentido, peça que os grupos respondam às questões disparadoras propostas, como forma de incentivar que realizem o papel do historiador, analisando e refletindo sobre o acontecimento histórico. Se necessário, indique que os alunos aprofundem as pesquisas em seu material e também em fontes confiáveis da internet para auxiliar na atividade.

3ª Etapa: Sistematização

Professor(a), esta etapa tem como objetivo sistematizar os conhecimentos dos estudantes a respeito do tema trabalhado durante a aula. Para isso, a atividade deve servir como forma de evidência daquilo que os estudantes aprenderam, tornando visíveis os objetivos de aprendizagem alcançados ao longo da aula, ainda que parcialmente.

Importante: Para esta atividade, precisaremos de uma aula inteira. É a segunda aula prevista para esta sequência didática.

Depois de realizada a reflexão sobre os conflitos atuais no continente africano e suas relações com o passado neocolonial do continente, cada grupo deverá construir dois mapas mentais explicando os conflitos do Sudão e do Gabão.

Para isso, os grupos precisarão de:

  • Cartolina;
  • Lápis, canetas e canetas coloridas;
  • Post-its – aqueles bloquinhos de folhas adesivas; e
  • Imagens relacionadas ao tema.

Os mapas devem ser realizados em cartolinas, de forma que seja visível a linha de pensamento adotada para a sua construção. Oriente os grupos a fazerem mapas visuais, com imagens e diagramas, facilitando as conexões entre os conteúdos e os fatos ilustrados para quem for ler o mapa. Atenção: deve ser construído um mapa para cada conflito.

Depois de finalizados os mapas, monte uma exposição na sala de aula e oriente os estudantes a visitarem o resultado do trabalho dos outros grupos, compartilhando os seus conhecimentos entre todos.

Materiais Relacionados

Acesso em: 12 de dezembro de 2023.

Acesso em: 12 de dezembro de 2023.

Acesso em: 12 de dezembro de 2023.

Acesso em: 12 de dezembro de 2023.

Acesso em: 12 de dezembro de 2023.

Plano de aula elaborado pela professora Júlia Bittencourt.

Coordenação pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: Mahmoud Hjaj – Agência Anadolu – Reuters

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