Conteúdos

Este plano de aula para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio propõe a construção de uma planilha de gastos, abordando conceitos de educação financeira com propostas para a aplicação prática desses conceitos no cotidiano.

Objetivos

  • Compreender os conceitos de educação financeira.
  • Identificar abordagens sobre o tema.
  • Aplicar o conceito de planilha financeira, bem como conceitos de orçamento e investimento.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Introdução ao conceito;
  • Atividade de classificação;
  • Exercícios com correção;
  • Educação financeira e projeto de vida; e
  • Planilha – gastos e investimentos.

Palavras-chave:

Excel. Educação financeira. Matemática.

Previsão para aplicação:

2 aulas de 50 minutos/cada.

Proposta de trabalho:

A sugestão é que você faça uma primeira conversa com a turma para identificar os conhecimentos prévios necessários ao trabalho, começando com a aplicação de um mapa mental do tema abordado.

Depois disso, siga os passos sugeridos nas etapas descritas abaixo.

Bom trabalho!

1ª Etapa: Educação financeira: Introdução

Comece a aula com uma pergunta: “O que você entende por educação financeira?”. Incentive os alunos a compartilharem suas hipóteses.

Apresente informações sobre o mapa conceitual que será desenhado, questionando os reais motivos dessas hipóteses. Por exemplo:

  • Orçamento;
  • Investimentos;
  • Gastos e dívidas;
  • Aquisição;
  • Patrimônio.

Para enriquecer e aprofundar a discussão, apresente à turma materiais adicionais que tratem dos assuntos relacionados à educação financeira. Aborde alguns artigos e atividades relacionadas. Abaixo, há sugestões de vídeos apropriados para os alunos:

Acesso em: 27 de novembro de 2023.

Acesso em: 27 de novembro de 2023.

Acesso em: 27 de novembro de 2023.

2ª Etapa: Atividade

Peça aos alunos que montem, em seus cadernos, uma tabela na horizontal em que cada coluna representa os meses de um ano. Em cada linha, peça que anotem receitas e despesas – explicando seus conceitos de uma maneira genérica – e, em cada mês correspondente, os valores em dinheiro de quanto pretendem utilizar, no caso de despesas, ou obter, no caso de receitas.

Para cada valor de receita, considere um número positivo (ex.:+R$200,00), e para cada despesa um número negativo (ex.: – R$200,00). Você ainda pode pedir para que eles coloquem verde no positivo e vermelho no negativo.

Tudo deve ser levado em consideração.

Água, luz, moradia, telefonia, vestimenta, lazer (cinema, teatro, eventos), imprevistos com saúde, academia, alimentação, estudos, viagens, comprar um carro etc. Cada um terá sua particularidade.

Ficará mais ou menos assim:

planilha-gastos

Com as anotações, desenhe na lousa o formato de uma planilha, explicando colunas e linhas, cada uma com sua função.

Se a escola tiver computadores, utilize-os, mas sempre anotando as informações. No programa Excel, por exemplo, há o recurso de construção de gráfico a partir de uma planilha (tabela dinâmica). Com esse programa, é mais fácil fazer, porém é necessário mostrar cada item e sua variação. Fale dessa possibilidade e da ferramenta utilizada em diversas áreas profissionais.

A ideia é levar o aluno à reflexão, com planejamento, construção e acompanhamento do seu trabalho em sala.

3ª Etapa: Exercícios com correção realizada por pares

  • Com as planilhas em construção, organize a turma em duplas ou grupos pequenos.
  • Agora, eles farão a projeção de uma nova planilha para os próximos 5 anos.

planilha-gastos.2

O objetivo de organizá-los em duplas ou grupos é o de que os alunos compartilhem suas expectativas e objetivos.

  • Acompanhe a atividade, intervindo caso seja necessário, mas permitindo e incentivando que os alunos trabalhem e se expressem de forma autônoma.

4ª Etapa: Para validar

Proponha à turma exemplos de situações cotidianas nas quais o conhecimento de educação financeira é relevante para o projeto de vida.

Por último, discuta de forma coletiva, reproduza uma resolução de orçamento na lousa e debata com a turma os caminhos possíveis para planejar e fazer investimentos com rendimentos consideráveis, economizar com a poupança ou até mesmo se arriscar em investimento em ações, em que há retornos mais moderados, mas também exige mais informações e conhecimento técnico.

5ª Etapa: A planilha no gráfico de pizza (gráfico de setor)

Monte um gráfico de pizza com os itens da planilha, considerando os meses e anos de projeção. Peça que eles anotem os totais de receita, considerando 100%.

Por exemplo:

  • Salário de R$ 1.500 representa 100%.
  • Água em R$ 150 representa 10% do salário.
  • Luz em R$ 300 representa 20% do salário.
  • Investimentos de R$ 225 representam 15%.

Fale da importância dos gráficos e como eles são sugeridos nas provas, como forma de leitura das informações e coleta de dados.

Será divertido montar o gráfico com as informações que os alunos apresentarem, ficando como a imagem abaixo:

gráfico-pizza-orçamento-gastos

Crédito: Cadê meu tesouro.

Acesso em: 19 de fevereiro de 2024.

Finalizamos a ideia de orçamento para educação financeira. Para despertar curiosidade, peça aos alunos projeções dos gráficos conforme os possíveis aumentos em seus investimentos ou gastos.

Bom trabalho!

Plano de aula elaborado pela professora Mariana Oliveira.

Coordenação pedagógica prof.ª dr.ª Aline Monge.

Revisão textual: Daniela Leite Nunes.

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