ASUME

Primeiro, vem aqui e tira o crachá

Como Estelita ficou mais calma, solidária e comprometida.

Estelita, Manaus-AM

Era muito claro que ele estava passando por alguma coisa, mas talvez nem soubesse disso. Estava agressivo, sempre tenso e discutia com todo mundo. Foi duro, mas o convencemos a dar uma chance ao programa. Foi um mergulho no escuro. Ele entregou ao grupo uma chance para que fizéssemos parte de sua vida. Ainda me lembro de seu choro sincero, com as mãos no rosto, dizendo o quanto todo o processo fez bem. No final, estava irreconhecível. E sem dúvida nenhuma, melhor.

O ASUME faz isso com você. É um espaço para quem se permite mudar, plantar uma semente sem saber o que vai acontecer. Primeiro, você tira o crachá e deixa de ser colaborador. Não tem hierarquia, não tem chefe nem professor. Os facilitadores (que fazem com que o projeto seja fluido, guiando as atividades) aprendem tanto quanto todo mundo. Sei disso porque já estive nos dois lados – fui participante, falei para estranhos sobre amor, casamento, morte, família. Olhei pra dentro de mim. Com a metodologia, um encontro amarra o outro e todos têm o compromisso de fazer com que ninguém desista. Tem gente que leva vídeos, textos e livros. Eu mesma já levei uma carta agradecendo o aprendizado e as histórias que ouvi de cada um.

Hoje sou facilitadora e continuo aprendendo muito. Todo dia, me transformo um pouco mais. Tenho 46 anos e trabalho há 13 na área comercial. Já me senti muito engessada, presa em um canto onde não conseguia evoluir. Não conseguia ver que existem pessoas diferentes de mim, com desejos e vontades que não são as minhas.

Todos que participam do ASUME entendem que podem fazer parte da vida de outro ser humano. Hoje, posso afirmar com tranquilidade que sou uma pessoa mais solidária e comprometida. Me sinto mais forte, mais calma e mais tranquila. Carrego comigo uma das sementes dessa mudança.

Vidas transformadas na visão de quem viveu os projetos

Beethoven na viela

Rodrigo, Rio de Janeiro-RJ

ação social pela
música brasil

Uma rua de cada vez

Luma, São Gonçalo-RJ

Diálogos Gigantes

Uma volta ao mundo

Brenda, São Luiz - MA

Campus Mobile

você sabe o que é um tracajá?

Nilcinha, Manaus - AM

Pé-de-pincha

O futuro vai chegar num minutinho

Joelma, Mogi das Cruzes - SP

EDUCONEX@O

Vidas transformadas na visão dos colaboradores claro

Primeiro, vem aqui e tira o crachá

Estelita, Manaus - AM

Asume

Tudo que sinto é o vento no rosto

Ricardo, Rio de Janeiro-RJ

Bike Claro

Fala mais alto por favor

Guilherme, Rio de Janeiro-RJ

Diálogos Gigantes

vamos sorrir juntos um dia

Brenda, Rio de Janeiro-RJ

Dupla escola

Astronautas coloridos e golfinhos na piscina de bolinhas

Adriane, Porto Alegre-RS

Conexão Voluntária