EDUCONEX@O

O futuro vai chegar num minutinho

Ferramentas só existem para construir

Joelma, Mogi das Cruzes-SP

“Ela está desenganada!”. Foi isso que os médicos disseram para os meus pais quando eu tinha quatro anos. Tenho uma doença autoimune chamada esclerose sistêmica progressiva difusa, ou simplesmente esclerodermia. Minha expectativa de vida a partir de então era muito, mas muito baixa. Segundo os médicos, meus pais poderiam ter esperança, mas não muita.

O amor e incentivo dos meus pais me ensinou a ser forte. Estou aqui aos 42 anos, muito bem. Claro, ando com dificuldades e sinto dores, mas ao mesmo tempo, faço dança de salão, teatro, trabalho muito e dirijo meu carro, tudo sempre sorrindo. Até hoje, o que me incomoda mais não são minhas articulações e sim as pessoas que têm tudo para serem felizes, mas reclamam da vida e não fazem nada para mudar sua realidade.

Sempre gostei de estudar e ajudar as pessoas com meu trabalho. Como não podia fazer esportes, passava meu tempo com os livros. Passei boa parte da vida escolar trabalhando como voluntária na biblioteca. Até que descobri a internet. Ainda lembro do barulhinho que o modem fazia quando a gente se conectava. Aquele tuim-tuóim simbolizava o acesso a mil possibilidades. Nesse barulhinho (que hoje os mais jovens nem sabem o que é), a gente ouvia o futuro. Hoje, os computadores, tablets e celulares não são mais o futuro. São o presente. E ninguém mais considera possível ter uma vida produtiva sem uma conexão decente de internet, inclusive na sala de aula – algo ainda precário em algumas regiões como na zona rural.

A educação sempre foi uma bandeira para mim. Mas precisava me aperfeiçoar e foi aí que um vestibular transformou a Universidade em minha segunda casa – e o laboratório de informática, no meu quarto de brinquedos. Lá, trabalhei como monitora voluntária, estagiária e funcionária técnico- acadêmica, até chegar à docência no Ensino Superior. Me formei em Design Instrucional, Psicopedagogia e sou Bacharel em Ciência da Computação. Meu trabalho era preparar a sala de informática para as aulas. Tive grandes desafios para contribuir na formação dos alunos e professores.

Mas também tive conquistas e fiz parcerias eternas. Faz tempo que defendo que o ensino de informática precisa ir muito além dos jogos e redes sociais. Os recursos digitais (junto a conexão de internet de qualidade) são ferramentas poderosas para construir projetos ainda maiores.

O Educonex@o é muito completo. Conecta as escolas à rede móvel, capacita os professores no uso de ferramentas digitais para que eles possam levar esse conhecimento aos alunos, transformando as aulas tradicionais.

Hoje, ninguém mais fica sonhando em estudar robótica ou realidade virtual por aqui, isso já é uma realidade. Sabemos que temos o privilégio de ensinar em uma escola pública que não deve nada às melhores escolas particulares. Ensinamos com os olhos abertos e os pés no chão, cuidando das pessoas que vão fazer o futuro chegar aqui num minutinho.

Vidas transformadas na visão de quem viveu os projetos

Beethoven na viela

Rodrigo, Rio de Janeiro-RJ

ação social pela
música brasil

Uma rua de cada vez

Luma, São Gonçalo-RJ

Diálogos Gigantes

Uma volta ao mundo

Brenda, São Luiz - MA

Campus Mobile

você sabe o que é um tracajá?

Nilcinha, Manaus - AM

Pé-de-pincha

O futuro vai chegar num minutinho

Joelma, Mogi das Cruzes - SP

EDUCONEX@O

Vidas transformadas na visão dos colaboradores claro

Primeiro, vem aqui e tira o crachá

Estelita, Manaus - AM

Asume

Tudo que sinto é o vento no rosto

Ricardo, Rio de Janeiro-RJ

Bike Claro

Fala mais alto por favor

Guilherme, Rio de Janeiro-RJ

Diálogos Gigantes

vamos sorrir juntos um dia

Brenda, Rio de Janeiro-RJ

Dupla escola

Astronautas coloridos e golfinhos na piscina de bolinhas

Adriane, Porto Alegre-RS

Conexão Voluntária