Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a maior parte dos municípios brasileiros (60,4%) é majoritariamente rural. Pois é justamente nessas áreas menos urbanizadas e distantes dos grandes centros que a tecnologia é mais necessária e capaz de promover bons impactos. Pensando nisso, o Campus Mobile apresenta a categoria Smart Farms, que estimula a inovação de produtos e serviços para os negócios e o desenvolvimento de regiões rurais e pequenas aldeias.

“O uso de dispositivos móveis pode aumentar produtividade e eficiência no contexto de agronegócio, principalmente quando a tecnologia permite usar dados e informações sensíveis ao contexto; o que certamente é uma vantagem para negócios em áreas rurais. Além disso, o celular é muitas vezes uma ponte de acesso à integração de tecnologias. Em soluções com hardware isso é muito importante”, aponta o pesquisador doutor Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-USP), Marcelo Archanjo.

A categoria Smart Farms está alinhada ao segundo objetivo dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A diretriz orienta sobre a necessidade de acabar com a fome e alcançar a segurança alimentar, assim como de promover uma agricultura sustentável.

Soluções mobile, de inteligência artificial e de internet das coisas podem colaborar para fortalecer o Brasil como grande produtor de alimento mundial e beneficiar diretamente a agricultura familiar. A agricultura familiar e os pequenos produtores são hoje responsáveis por produzir aproximadamente 70% dos alimentos consumidos nas mesas de todo o país.

A tecnologia também é necessária no campo para mudar práticas, pensar novas formas de produção e alternativas sustentáveis. Segundo dados do Observatório do Clima, de 2016, cabe ao setor agropecuário 69% das emissões de gases do efeito estufa no Brasil. Para completar, a pegada hídrica e o desmatamento também são problemas que necessitam de saídas criativas e inovadoras.

Uma terceira e última área que pode ser tema de bons projetos mobile é a social. O desenvolvimento de serviços e produtos de telefonia móvel é capaz de promover empregos e o crescimento econômico sustentável tanto nas pequenas propriedades quanto nas vilas rurais.

Deixe um comentário

Please Login to comment

Talvez Você Também Goste

Geral

Instituto Claro prorroga inscrições da 8ª edição do programa Campus Mobile

Jovens universitários ou recém-formados podem cadastrar seus projetos até 24/11

há 10 meses
Educação

Categoria Educação busca projetos que estimulem soluções instigantes para alunos e professores

Brasil ainda luta com índices alarmantes de analfabetismo. Tecnologia pode ser grande aliada nesse combate

há 11 meses
Geral

Campus Mobile abre inscrições para edição 2018 e traz novas categorias

Programa incentiva jovens estudantes a criarem soluções para a sociedade por meio da tecnologia móvel

há 2 anos
Smart Cities

Categoria Smart Cities busca iniciativas para cidades mais humanas e sustentáveis

Tecnologia pode ajudar a superar desafios de mobilidade urbana, qualidade do ar, água, energia, entre outros

há 2 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.