Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a maior parte dos municípios brasileiros (60,4%) é majoritariamente rural. Pois é justamente nessas áreas menos urbanizadas e distantes dos grandes centros que a tecnologia é mais necessária e capaz de promover bons impactos. Pensando nisso, o Campus Mobile apresenta a categoria Smart Farms, que estimula a inovação de produtos e serviços para os negócios e o desenvolvimento de regiões rurais e pequenas aldeias.
“O uso de dispositivos móveis pode aumentar produtividade e eficiência no contexto de agronegócio, principalmente quando a tecnologia permite usar dados e informações sensíveis ao contexto; o que certamente é uma vantagem para negócios em áreas rurais. Além disso, o celular é muitas vezes uma ponte de acesso à integração de tecnologias. Em soluções com hardware isso é muito importante”, aponta o pesquisador doutor Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-USP), Marcelo Archanjo.
A categoria Smart Farms está alinhada ao segundo objetivo dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A diretriz orienta sobre a necessidade de acabar com a fome e alcançar a segurança alimentar, assim como de promover uma agricultura sustentável.
Soluções mobile, de inteligência artificial e de internet das coisas podem colaborar para fortalecer o Brasil como grande produtor de alimento mundial e beneficiar diretamente a agricultura familiar. A agricultura familiar e os pequenos produtores são hoje responsáveis por produzir aproximadamente 70% dos alimentos consumidos nas mesas de todo o país.
A tecnologia também é necessária no campo para mudar práticas, pensar novas formas de produção e alternativas sustentáveis. Segundo dados do Observatório do Clima, de 2016, cabe ao setor agropecuário 69% das emissões de gases do efeito estufa no Brasil. Para completar, a pegada hídrica e o desmatamento também são problemas que necessitam de saídas criativas e inovadoras.
Uma terceira e última área que pode ser tema de bons projetos mobile é a social. O desenvolvimento de serviços e produtos de telefonia móvel é capaz de promover empregos e o crescimento econômico sustentável tanto nas pequenas propriedades quanto nas vilas rurais.