Segundo Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. O educador é considerado um dos mais importantes pensadores da educação no mundo e via no ensino uma chave de prática libertária.

O acesso à educação de qualidade é direito fundamental para o desenvolvimento da cidadania e promoção da democracia. É por meio do ensino eficiente que se torna possível superar problemas, como os altos índices de criminalidade, pobreza e desigualdades sociais, e potencializar o crescimento econômico do país.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) de 2018, o Brasil apresenta a taxa estimada de 6,8% – cerca de 11,3 milhões de pessoas – em situação de analfabetismo com 15 ou mais anos. Os mais afetados são homens (7%), pessoas pretas ou pardas (9,1%) e a região nordeste (13,9%). Quando se trata de educação básica obrigatória, ou seja, a conclusão do ensino médio, menos da metade da população (47,4%) com 25 anos ou mais conseguiram finalizar essa etapa.

A tecnologia, no entanto, pode ser uma grande aliada no enfrentamento dos desafios relacionados a essa área no Brasil. É com esse intuito que a categoria Educação do Campus Mobile foi pensada: estimular jovens universitários e recém-formados a apresentarem projetos de aplicativos móveis inovadores que possam contribuir para o processo educativo.

Além disso, a categoria está diretamente ligada ao objetivo 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que pretende promover uma nova agenda de desenvolvimento sustentável até 2030. Sua meta é assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Educação

Categoria educação apoia iniciativas que podem melhorar tanto o desempenho do aluno quanto do professor

Inovações tecnológicas podem diminuir a evasão escolar e tornar as escolas mais inclusivas

há 5 anos
Educação

Entidade ranqueia os 25 melhores aplicativos de educação de 2018

Para elaborar lista, Associação Americana de Bibliotecários Escolares considera aspectos como inovação, criatividade e engajamento

há 5 anos
Geral

Instituto Claro prorroga inscrições da 8ª edição do programa Campus Mobile

Jovens universitários ou recém-formados podem cadastrar seus projetos até 24/11

há 4 anos
Games

Categoria Games: jogos auxiliam no aprendizado em sala de aula

In Situ e Tríade trabalham conteúdos de disciplinas de forma lúdica e dinâmica

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.