Uma das novidades da 8ª edição do programa Campus Mobile é a categoria Games. Se, antes, os jogos eram muito populares como entretenimento, hoje, integrando tecnologias a ferramentas, eles também podem ser mecanismos úteis em diversas áreas da vida, como trabalho, educação e saúde.

Assim, o objetivo da nova categoria é apoiar projetos inovadores para plataformas móveis (2D, 3D, realidade aumentada, realidade virtual ou baseados em localização) ou jogos físicos apoiados/mediados por aplicativos móveis, que tenham o intuito de promover impactos sociais significativos em qualquer área.

Para inspirar nossos futuros participantes, selecionamos dois títulos educativos para mostrar essa contribuição para a aprendizagem.

No game In Situ, o objetivo é controlar as células de defesa do organismo, defendendo o corpo de ataques virais e bacterianos. O game possibilita o contato com temas de biologia, química, física e matemática de maneira interativa e descontraída, podendo ser usado como um espaço de aprendizagem sobre o sistema imunológico.

Nele, o jogador é imerso em quatro ambientes do corpo humano (veias, estômago, vasos capilares e intestino) e precisa acionar conhecimentos de diversas áreas para não adoecer. Para isso, é necessário controlar as células de defesa do organismo defendendo o corpo de ataques virais e bacterianos.

Já o game Tríade: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, demonstra que a história é uma disciplina que não funciona por meio da “decoreba” e que construir sentidos aos acontecimentos históricos e refletir sobre a repercussão deles na atualidade é fundamental para o entendimento do agora.

Ele transporta os jogadores para o período de 1774 e 1793 na França, desde a pré-revolução passando por aspectos relativos ao sistema político e econômico da época. O gamer assume o papel de Henri, Jeanne de Vallois e de Claude, e pode interagir com o cenário, observar curiosidades culturais, dialogar com os personagens, dando-lhes ordens ou recebendo instruções, além de enfrentar inimigos.

Crédito da imagem: gorodenkoff – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Saúde

Categoria Saúde busca soluções para democratizar o acesso a médicos e diagnósticos de tratamentos

Objetivo é encontrar ideias com potencial de transformação que contribuam para inclusão e igualdade

há 5 anos
Diversidade

Categoria Diversidade estimula projetos que combatem discriminação

Tecnologia pode ajudar a reduzir índices de violência contra mulheres e negros

há 4 anos
Geral

Programa Campus Mobile abre inscrições para a 8ª edição

Competição está de volta e terá duas novas categorias: Games e Saúde

há 5 anos
Geral

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do concurso Campus Mobile

Projetos que promovam impacto social serão premiados com uma imersão no Vale do Silício

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.