Reconhecida como direito de todos e dever do Estado pela Constituição Federal, a saúde constitui um dos pilares da sociedade. Engana-se, porém, quem acha que ter saúde está unicamente associado a não ter doenças. Desfrutar do pleno bem-estar físico, mental, social e econômico também contribuem para que a saúde das pessoas esteja em equilíbrio.
O Brasil enfrenta desafios que vão desde longas espera para marcar consulta, falta de leitos e remédios até ausência de postos de atendimentos em áreas mais distantes dos centros urbanos. Todas essas condições adversas impactam diretamente na qualidade de vida dos indivíduos.
Nesse ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) listou 10 prioridades que propõem ampliar o acesso e a cobertura de saúde para atender mais de 1 bilhão de pessoas em comparação aos anos anteriores. O combate à poluição ambiental, doenças crônicas, infecções transmissíveis como o ebola, a dengue, a gripe e o HIV, atenção primária de saúde e relutância em vacinar estão entre eixos de atuação.
Estreante no Campus Mobile, a categoria Saúde foi criada em 2019 com o intuito de estimular os participantes a pensarem soluções tecnológicas inovadoras que permitam facilitar o acesso a diagnósticos e tratamentos, bem como à medicina preventiva e à uma melhor qualidade devida de modo.
A categoria Saúde está alinhada com o objetivo 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem por finalidade a implantação de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável até 2030. Esta meta visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
O artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, destaca no primeiro parágrafo que: “Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a saúde e o bem-estar próprios e de sua família, incluindo alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle”.