Reconhecida como direito de todos e dever do Estado pela Constituição Federal, a saúde constitui um dos pilares da sociedade. Engana-se, porém, quem acha que ter saúde está unicamente associado a não ter doenças. Desfrutar do pleno bem-estar físico, mental, social e econômico também contribuem para que a saúde das pessoas esteja em equilíbrio.

O Brasil enfrenta desafios que vão desde longas espera para marcar consulta, falta de leitos e remédios até ausência de postos de atendimentos em áreas mais  distantes dos centros urbanos. Todas essas condições adversas impactam diretamente na qualidade de vida dos indivíduos.

Nesse ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) listou 10 prioridades que propõem ampliar  o acesso e a cobertura de saúde para atender mais de 1 bilhão de pessoas em comparação aos anos anteriores. O combate à poluição ambiental, doenças crônicas, infecções transmissíveis como o ebola, a dengue, a gripe e o HIV, atenção primária de saúde e relutância em vacinar estão entre eixos de atuação.

Estreante no Campus Mobile, a categoria Saúde foi criada em 2019 com o intuito de estimular os participantes a pensarem soluções tecnológicas inovadoras que permitam facilitar o acesso a diagnósticos e tratamentos, bem como à medicina preventiva e à uma melhor qualidade devida de modo.

A categoria Saúde está alinhada com o objetivo 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem por finalidade a implantação de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável até 2030. Esta meta visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

O artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, destaca no primeiro parágrafo que: “Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a saúde e o bem-estar próprios e de sua família, incluindo alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle”.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Games

Categoria Games: jogos auxiliam no aprendizado em sala de aula

In Situ e Tríade trabalham conteúdos de disciplinas de forma lúdica e dinâmica

há 5 anos
Diversidade

Categoria Diversidade estimula projetos que combatem discriminação

Tecnologia pode ajudar a reduzir índices de violência contra mulheres e negros

há 4 anos
Geral

Programa Campus Mobile abre inscrições para a 8ª edição

Competição está de volta e terá duas novas categorias: Games e Saúde

há 5 anos
Geral

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Campus Mobile

Estudantes do ensino superior, mestrado ou doutorado e recém-formados podem se inscrever até 12/11

há 7 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.