Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do Brasil pelo Ranking Connected Smart Cities, realizado pela empresa de consultoria Urban Systems, em parceria com a Sator. Em 2018, o estudo avaliou 700 cidades com mais de 50 mil habitantes considerando onze eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. A partir dessas áreas, 70 indicadores foram analisados para se chegar à classificação final.
Na lista de 2018, a cidade de São Paulo caiu uma posição comparada ao ano anterior e assumiu a vice-liderança. Na sequência, as cidades brasileiras consideradas mais inteligentes foram Vitória (ES), Campinas (SP), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Niterói (RJ).
Esta é a quarta edição do Ranking Connected Smart Cities, que tem como objetivo definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. Além do ranking geral, a pesquisa também divulga listas por eixo temático, região e por faixa populacional.
Apesar da perda da liderança, a capital paulista conquistou o 1º lugar em três categorias: região sudeste, mobilidade e urbanismo. Contudo, encontra-se atualmente em 4º lugar no quesito tecnologia e inovação, sendo precedida por Rio de Janeiro (1º lugar), Florianópolis (2º lugar) e Curitiba (3º lugar).