A diversidade é uma característica da sociedade contemporânea, composta por pessoas de diferentes gêneros, idades, aspectos étnico-raciais, religiões, orientações sexuais, entre outros. Para que essa variedade se reflita em todas as esferas sociais, inovações tecnológicas são muito bem-vindas. O desenvolvimento de soluções mobile, de internet das coisas (IoT) ou de inteligência artificial ajudam a promover uma sociedade mais igualitária e a incluir aqueles que ainda estão de fora.
“A tecnologia é um ótimo meio de se amplificar vozes que não teriam muito espaço de outro jeito.”, defende recomenda o engenheiro elétrico e tutor do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-USP), Alexandre Martinazzo
A categoria Diversidade do Campus Mobile incentiva produtos e serviços que contribuam com o empoderamento, redução da discriminação e promoção de direitos de mulheres e minorias. Assim, ela se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que visa orientar políticas públicas socioambientais em todo o mundo até o ano de 2030. O objetivo 16 busca promover sociedades pacíficas e construir instituições responsáveis e inclusivas. Já o objetivo 5 lembra que é necessário alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Conhecimento e engajamento

Para Martinazzo, as equipes participantes do Campus Mobile necessitam conhecer profundamente o problema que estão tratando para se destacarem. “De maneira geral, os times que se sobressaem no Campus Mobile costumam ter forte engajamento com o público-alvo, independentemente da categoria do projeto”, analisa.
Outra característica importante é querer viabilizar o projeto e levá-lo para a vida de outras pessoas. “Também é indicado que a equipe tenha perfis complementares. Isso permite trabalhar com qualidade em todos os aspectos”, finaliza.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Diversidade

5 formas da tecnologia colaborar com a igualdade de gênero

Lista criada pelo Fundo Global para Mulheres pode inspirar projetos de inovação

há 5 anos
Geral

Instituto Claro prorroga inscrições da 8ª edição do programa Campus Mobile

Jovens universitários ou recém-formados podem cadastrar seus projetos até 24/11

há 4 anos
Educação

Categoria Educação busca projetos que estimulem soluções instigantes para alunos e professores

Brasil ainda luta com índices alarmantes de analfabetismo. Tecnologia pode ser grande aliada nesse combate

há 5 anos
Games

Categoria Games: jogos auxiliam no aprendizado em sala de aula

In Situ e Tríade trabalham conteúdos de disciplinas de forma lúdica e dinâmica

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.