Segundo um estudo publicado pelo Transparency Market Research, o mercado global de agricultura inteligente deve passar de US$ 6,55 bilhões para US$ 23,44 bilhões no período entre 2017 a 2025. Para a entidade, os números são impulsionados pelo aumento no uso de inteligência artificial e da internet das coisas (IoT) pelos agricultores, assim como pelo foco crescente na detecção de doenças e no monitoramento da pecuária visando melhorar a eficiência da produção. A adoção de serviços baseados em nuvem e GPS complementam o cenário positivo.
O setor, contudo, também deve enfrentar desafios. O aumento do custo de equipamentos agrícolas inteligentes e a carência de agricultores com conhecimento técnico são apontados como possíveis empecilhos para crescimento do mercado global nos próximos anos. Além disso, dificuldades relacionadas ao gerenciamento de dados e a falta de padronização do mercado também devem prejudicar o avanço do setor.
Melhorar a produtividade da agricultura é essencial para atender a demanda crescente por alimentos em todo o mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, aproximadamente 795 milhões de pessoas no planeta sofriam de desnutrição crônica entre os anos de 2014 e 2016.