O uso dos smartphones já é uma realidade nas áreas rurais do Brasil. Entre 2013 e 2017, sua utilização saltou de 17% para 61%. Os dados são da 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA). Para o estudo, foram entrevistados 2.835 agricultores e pecuaristas de 15 Estados de todas as regiões brasileiras.
Os dados foram coletados em 2017 e divulgados em 2018. Segundo a entidade, o smartphone facilitou o suporte técnico e também a comunicação dentro da propriedade.
A pesquisa também apurou o uso da internet pelos agricultores e pecuaristas. De acordo com o lavantamento, 75% dos produtores têm acesso à web e fazem uso das redes sociais no seu dia a dia. Destes, 96% afirmam utilizar o WhatsApp, 67% o Facebook e 24% o YouTube.
Campo mais jovem e instruído
Outros dados da pesquisa realizada pela ABMRA oferecem bons insights sobre os produtores rurais. A idade média dos agricultores e pecuaristas em 2017 é de 46,5 anos, contra 48 anos do levantamento anterior. O proprietário rural também está mais instruído, sendo 21% deles detentores de curso superior. Desse montante, 42% cursaram agronomia, 9% veterinária e 7% administração de empresas.