Com grande entusiasmo, o Instituto Claro anunciou nesta quarta-feira (3/5) os vencedores da 11ª edição do Campus Mobile, programa que tem como objetivo incentivar a inovação e o empreendedorismo entre jovens brasileiros.
Participaram estudantes de todo o país e foram selecionados seis projetos inovadores em: Educação, Saúde, Games, Diversidade, Smart Cities e Smart Farms.
O programa, patrocinado pelo Instituto Claro e apoiado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e pelo beOn — Hub de inovação da Claro —, recebeu ao todo a inscrição de 182 jovens de 21 estados brasileiros.
Ao longo das etapas, os finalistas receberam todo o suporte para desenvolverem soluções mobile focadas em gerar impacto social por meio de atividades diversas, como: palestras, dinâmicas e oficinas com mentores e embaixadores.
Este ano, o Campus Mobile voltou a ter atividades presenciais em São Paulo (SP) após toda a situação pandêmica, possibilitando maior interação e troca de experiências entre os participantes. Além disso, alunos e egressos de mestrado e doutorado também tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias.
Agora, os treze vencedores receberão como prêmio uma viagem de imersão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, considerado o berço da disrupção e tecnologia mundial. Durante a viagem, terão a oportunidade de visitar empresas de ponta e universidades, bem como de participar de workshops, palestras e momentos de network.
Conheça os vencedores de cada categoria:
Educação
MagicCard, do João Elison da Rosa Tavares (Rio Grande do Sul).
Aplicativo para ensino de inglês para crianças com cartões físicos interativos.
Diversidade
AnimaLibras, do Gabriel Costa Mattos e do Julio Sergio Farias dos Santos (Rio de Janeiro).
Jogo de matemática com um avatar que faz a tradução para Libras.
Games
Emily Is Afterlife, do Igor Lucas dos Santos Braz e da Tássia Martins Almeida Gomes (Minas Gerais).
Jogo onde você junta recortes de poemas e da vida de Emily Dickinson, conhecendo a história da grande poetisa estadounidense.
Smart Farms
SimSilo – Sistema de Monitoramento de Silos, de Matheus de Araújo Gomes, Gabriel de Melo Santos e Gypson Dutra Junqueira Ayres (Paraíba).
Sistema de sensoriamento para monitoramento de silos de armazenamento de produtos agrícolas e industriais.
Smart Cities
uShare, do Iuri Freitas Mendes e do Arthur Braga da Fonseca (São Paulo e Minas Gerais).
Aplicativo para fazer “match” de moradores universitários.
Saúde
Naveghi Book, do Matheus Simplício Santos, da Mirelly Da Silva Barros e da Adelia Karla Falcao Soares (Pernambuco e Paraiba).
Aplicativo que visa minimizar a experiência hospitalar traumática de crianças em alas críticas mediante interações lúdicas e histórias.