O Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking dos países mais poluentes do mundo, segundo o Climate Data Explorer, do World Resources. A produção de carne bovina pode ser um dos principais fatores para explicar essa posição. Dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), divulgados em 2018, relatam que o gado foi responsável pela emissão de 392 milhões de toneladas de gases de efeito estufa em 2016.

Esse aumento acende um alerta para toda a sociedade. Diversas áreas e segmentos poderiam valer-se de tecnologia para tornar os territórios, especialmente os rurais, mais sustentáveis. A redução do desperdício de alimentos para combater a fome, a educação dos consumidores sobre a qualidade dos alimentos, um ensino que contemplasse conhecimentos diversificados, envolvendo agronomia e zootecnia, e a reutilização de resíduos, por exemplo, podem representar soluções para as demandas atuais.

A categoria Smart Farms, do Campus Mobile, estimula inovações que contribuam para melhorar a vida dos habitantes em regiões rurais e suas atividades econômicas, como produção agropecuária, turismo ecológico, extrativismo sustentável e outras. Ela também envolve projetos tecnológicos para agregação de valor em comunidades remotas.

Soluções mobile podem contribuir para colocar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), em prática e promover uma sociedade mais sustentável e dinâmica. O objetivo 6, por exemplo, pretende assegurar a disponibilidade e gestão sustentável de água e saneamento para todos; o 12 estimula padrões de produção e consumo mais sustentáveis; e o 15 proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Deixe um comentário

Please Login to comment

Talvez Você Também Goste

Smart Farms

Soluções para o campo e a agricultura são os focos da categoria Smart Farms

Nas áreas rurais, a tecnologia pode mudar práticas e incentivar a produção sustentável

há 2 anos
Geral

9ª edição do Campus Mobile promove lives com especialistas no mês de janeiro

Transmissões sobre tecnologia e inovação, voltadas aos participantes, serão abertas também ao público

há 3 semanas
Geral

Conheça os projetos selecionados para participarem da 9ª edição do Campus Mobile

Próxima fase em formato online inclui série de lives abertas ao público

há 1 mês
Geral

Prorrogadas as inscrições para a 9ª edição do Campus Mobile

Projetos enviados até 6 de dezembro concorrem a imersão no Vale do Silício

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.