Pensar em Smart Cities não só contempla utilizar a tecnologia como forma de organizar a dinâmica social, mas também construir e viabilizar soluções que tornem a vida mais tecnológica, sustentável e conectada. É por isso que o Campus Mobile investe em iniciativas que proponham soluções mais humanas e sustentáveis para a vida nos centros urbanos brasileiros.

Segundo José Palazzi, da Qualcomm, empresa desenvolvedora de aplicativos para smartphones, é necessário nos questionarmos a respeito do contexto atual em que estamos inseridos. Para ele, hoje, a internet das coisas conecta as pessoas às redes mundiais. Assim, podemos desfrutar de uma infinidade de possibilidades para criar recursos que possam atender demandas sociais e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população, unindo redes a tecnologias de ponta.

Uma situação corriqueira, como os sinais de trânsito, poderia ser otimizada, garantindo segurança a todos os envolvidos. De acordo com Palazzi, se os faróis tivessem uma câmera com inteligência suficiente para detectar que há uma ambulância se aproximando, o sistema de trânsito poderia ser reprogramado de forma que a ambulância percorresse o caminho mais rápido possível.

A Qualcomm é parceira do Campus Mobile desde a segunda edição do programa, realizada em 2013. De lá para cá, tem contribuído para disponibilizar recursos técnicos para que os estudantes desenvolvam projetos inovadores com mentoria qualificada. A empresa, há décadas no mercado, acredita que investir nos jovens é ideal para fomentar cidades mais sustentáveis e que apostem na tecnologia para superar desafios.

Deixe um comentário

Please Login to comment

Talvez Você Também Goste

Geral

Conheça os projetos selecionados para a 8ª edição do programa Campus Mobile

Próxima etapa terá palestras online e semana para desenvolvimento de projetos em São Paulo (SP)

há 10 meses
Smart Farms

Categoria Smart Farm estimula projetos que investem em sustentabilidade e segurança alimentar

Tecnologia pode mudar práticas e alcançar resultados melhores e mais sustentáveis no campo

há 10 meses
Saúde

Aplicativos podem ajudar a otimizar tempo na hora da compra de remédios

GoPharma ajuda pacientes a encontrarem farmácias e conseguirem descontos

há 10 meses
Games

Games podem ajudar a combater obesidade infantil

Aplicativos conseguem aliar diversão a prática de atividades físicas e desenvolver autoimagem positiva nas crianças

há 10 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.