Pensar em Smart Cities não só contempla utilizar a tecnologia como forma de organizar a dinâmica social, mas também construir e viabilizar soluções que tornem a vida mais tecnológica, sustentável e conectada. É por isso que o Campus Mobile investe em iniciativas que proponham soluções mais humanas e sustentáveis para a vida nos centros urbanos brasileiros.
Segundo José Palazzi, da Qualcomm, empresa desenvolvedora de aplicativos para smartphones, é necessário nos questionarmos a respeito do contexto atual em que estamos inseridos. Para ele, hoje, a internet das coisas conecta as pessoas às redes mundiais. Assim, podemos desfrutar de uma infinidade de possibilidades para criar recursos que possam atender demandas sociais e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população, unindo redes a tecnologias de ponta.
Uma situação corriqueira, como os sinais de trânsito, poderia ser otimizada, garantindo segurança a todos os envolvidos. De acordo com Palazzi, se os faróis tivessem uma câmera com inteligência suficiente para detectar que há uma ambulância se aproximando, o sistema de trânsito poderia ser reprogramado de forma que a ambulância percorresse o caminho mais rápido possível.
A Qualcomm é parceira do Campus Mobile desde a segunda edição do programa, realizada em 2013. De lá para cá, tem contribuído para disponibilizar recursos técnicos para que os estudantes desenvolvam projetos inovadores com mentoria qualificada. A empresa, há décadas no mercado, acredita que investir nos jovens é ideal para fomentar cidades mais sustentáveis e que apostem na tecnologia para superar desafios.