Pensar em Smart Cities não só contempla utilizar a tecnologia como forma de organizar a dinâmica social, mas também construir e viabilizar soluções que tornem a vida mais tecnológica, sustentável e conectada. É por isso que o Campus Mobile investe em iniciativas que proponham soluções mais humanas e sustentáveis para a vida nos centros urbanos brasileiros.

Segundo José Palazzi, da Qualcomm, empresa desenvolvedora de aplicativos para smartphones, é necessário nos questionarmos a respeito do contexto atual em que estamos inseridos. Para ele, hoje, a internet das coisas conecta as pessoas às redes mundiais. Assim, podemos desfrutar de uma infinidade de possibilidades para criar recursos que possam atender demandas sociais e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população, unindo redes a tecnologias de ponta.

Uma situação corriqueira, como os sinais de trânsito, poderia ser otimizada, garantindo segurança a todos os envolvidos. De acordo com Palazzi, se os faróis tivessem uma câmera com inteligência suficiente para detectar que há uma ambulância se aproximando, o sistema de trânsito poderia ser reprogramado de forma que a ambulância percorresse o caminho mais rápido possível.

A Qualcomm é parceira do Campus Mobile desde a segunda edição do programa, realizada em 2013. De lá para cá, tem contribuído para disponibilizar recursos técnicos para que os estudantes desenvolvam projetos inovadores com mentoria qualificada. A empresa, há décadas no mercado, acredita que investir nos jovens é ideal para fomentar cidades mais sustentáveis e que apostem na tecnologia para superar desafios.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Geral

Após semana imersiva, 9ª edição do Campus Mobile divulga seus finalistas

Próxima fase do programa terá mentorias para conclusão dos protótipos

há 3 meses
Geral

9ª edição do Campus Mobile promove lives com especialistas no mês de janeiro

Transmissões sobre tecnologia e inovação, voltadas aos participantes, serão abertas também ao público

há 4 meses
Geral

Conheça os projetos selecionados para participarem da 9ª edição do Campus Mobile

Próxima fase em formato online inclui série de lives abertas ao público

há 4 meses
Geral

Prorrogadas as inscrições para a 9ª edição do Campus Mobile

Projetos enviados até 6 de dezembro concorrem a imersão no Vale do Silício

há 5 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.