Depois de seis meses de muito aprendizado, trocas e aperfeiçoamento dos projetos, os vencedores da 9ª edição do Campus Mobile foram anunciados nesta terça-feira (4/05) pelo Instituto Claro. Seis iniciativas, de diferentes regiões do Brasil, foram contempladas dentro das categorias Educação, Diversidade, Smart Cities, Smart Farms, Saúde e Games. Além do prêmio em dinheiro para tirar suas ideias do papel, os selecionados vão ganhar uma viagem de imersão ao Vale do Silício (Califórnia), assim que as condições sanitárias permitirem.

Esta edição do concurso de inovação que estimula estudantes e recém-formados a encontrarem soluções mobile com impacto social teve um desafio adicional em 2020 e 2021. Durante a pandemia de covid-19, todas as atividades, painéis, maratonas de programação e bancas das quatro etapas tiveram que ser feitos totalmente online.

A caminhada

Na primeira fase, foram selecionados 91 projetos . Os escolhidos passaram por uma etapa de formação, em janeiro, participando de lives e mentorias online com a banca avaliadora e especialistas em tecnologia e empreendedorismo. A etapa de semana imersiva contou com 198 jovens de 68 universidades pelo Brasil, mentoria de seis tutores e 18 embaixadores. Além disso, as lives foram abertas ao público e transmitidas no YouTube . Os três finalistas de cada categoria foram anunciados em fevereiro. A última etapa contou com mentorias para a finalização dos protótipos.

O Campus Mobile é realizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), da Universidade de São Paulo (USP), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e do BeOn, área de inovação da Claro.

Conheça os projetos vencedores:

Educação

Educação + Cuidados da Saúde = – Doença (E + CS = -D)
Aplicativo com conteúdo didático sobre prevenção de doenças

Diversidade

KATIE
Aplicativo para auxiliar pessoas cegas ou com baixa visão em tarefas cotidianas, como reconhecimento de remédios ou leitura de embalagens. Provê um assistente visual baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural capaz de responder dúvidas sobre objetos capturados pela câmera do celular.

Smart Cities

Fila Digital
Aplicação que permite a formação de filas virtuais para estabelecimentos. Dessa maneira, evita-se aglomerações e perda de tempo.

Smart Farms

Leiloaê
Market place que conecta compradores e vendedores de bovinos de todo o Brasil

Saúde

BemAli
Aplicativo de smartphone voltado a pessoas com algum tipo de alergia/ intolerância alimentar, ou amigos e familiares que convivem com essas pessoas.

Games

eDraft League
O eDraft League é um fantasy game voltado para os eSports. Nele, os participantes escalam equipes virtuais com jogadores reais de campeonatos de vários eSports diferentes.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Geral

Conheça os vencedores da 11ª edição do Campus Mobile

Programa incentiva a inovação e premia projetos com viagem de imersão ao Vale do Silício

há 11 meses
Geral

Conheça os vencedores da 10ª edição do Campus Mobile

Ganhadores de cada categoria farão viagem ao Vale do Silício, na Califórnia

há 2 anos
Geral

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do concurso Campus Mobile

Projetos que promovam impacto social serão premiados com uma imersão no Vale do Silício

há 3 anos
Geral

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Campus Mobile

Estudantes do ensino superior, mestrado ou doutorado e recém-formados podem se inscrever até 12/11

há 6 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.