ASMB – Ação Social Pela Música

O que é? Fundada em 1994 e patrocinada pelo Instituto Claro desde 2010, a ASMB é uma Organização não-governamental sem fins lucrativos que ensina música clássica para crianças, adolescentes e jovens moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade. Além do aprendizado musical, a iniciativa abre caminho para a profissionalização e o empreendedorismo, com orquestras iniciantes, intermediárias e avançadas, além de conjuntos profissionais de música de câmara, criando novas possibilidades profissionais e pessoais. Mais que ensino musical, o projeto traz uma nova visão de vida, usando a música como transformação social.

Como funciona? A iniciativa oferece aulas de instrumentos de corda e sopro e prática orquestral, além de promover concertos em locais diversos como igrejas, escolas, creches e apresentações para as famílias dos alunos – que são os maiores beneficiários de todo o processo. Segundo Débora Paixão, que tem três filhos beneficiados pelo projeto, “nunca imaginei que meus filhos fossem tocar violino (…). Na escola eles melhoraram muito suas notas, estão mais concentrados. Quero que eles continuem assim.”

Onde? Complexo do Alemão, Morro dos Macacos, Rio das Pedras e Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

Números Em 2019, o projeto atendeu 3.947 crianças, adolescentes e jovens, sendo 2.485 crianças somente na educação infantil