Aplicativos especiais para smartphone facilitam a vida de pessoas com deficiência visual, segundo pesquisa da Texas Tech Centro Universitário para Pesquisa e Educação de Pessoas com Deficiências Sensoriais, nos Estados Unidos. Segundo o levantamento, 95,4% dos participantes classificaram os apps como ferramentas úteis e 91,1% como realmente acessíveis para indivíduos com deficiências visuais.
Além dos jovens com deficiência, adultos e idosos também se beneficiam das soluções mobile para deficientes visuais. Mais de 90% do grupo de adultos de meia idade concordou com a praticidade de aplicativos especiais. Além disso, os participantes com baixa visão consideraram os aplicativos especiais menos acessíveis do que aqueles com cegueira. Para compor os dados, os pesquisadores entrevistaram 259 pacientes.
“Os resultados mostram que pessoas com deficiências visuais usam aplicativos especificamente projetados com frequência para realizar atividades diárias. Além disso, este população está satisfeita com aplicativos móveis e gostaria de ver melhorias e novas ferramentas”, aponta a autora da pesquisa, Nora Griffin-Shirley’s.
O estudo ainda recomenda que os profissionais que desenvolvem aplicativos para indivíduos com deficiências visuais refinem e testem os produtos já existentes, e que os usuários possam contribuir com seus relatos para o processo de melhorias.