Janela

Janelas abertas

Para tentar entender a importância de colaborar em 2020, convidamos participantes do projeto Diálogos Transformadores para entrevistar (virtualmente, claro) cinco especialistas em impacto social. São conversas leves e profundas sobre porque é preciso fazer algo a mais. Abra sua janela, deixe o sol entrar e confira.

Isabelle Silva e Carla Furtado

Sobre felicidade

Isabelle Silva entrevista Carla Furtado sobre felicidade e bem-estar social durante a pandemia

Isabelle Silva é do Rio de Janeiro e se envolve com projetos voluntários sempre que pode. Recebeu uma bolsa de estudos no Instituto Pensi e participou do projeto Diálogos Transformadores 2020.

Carla Furtado é referência internacional nos campos da Felicidade no Trabalho e do Sistema Felicidade Interna Bruta. Diretora do Feliciência, um centro de formação nos campos das ciências relacionadas ao bem-estar, saúde mental, a felicidade. liderança e sustentabilidade; com operações no Brasil e em Portugal.

Gelson Henrique e Italo Dutra

Sobre educação

Gelson Henrique entrevista Italo Dutra sobre os efeitos da pandemia no futuro da educação

Gelson Henrique tem 22 anos, é cientista social e pesquisador de juventudes e direito à cidade. Coordenador e Articulador do CIJoga, é conselheiro do UNICEF Brasil. Atua no campo do empreendedorismo social há 5 anos.

Italo Dutra é Chefe de Educação do UNICEF no Brasil e coordena iniciativas nacionais para o enfrentamento à cultura do fracasso escolar. É Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou no Ministério da Educação onde coordenou a discussão nacional da Base Nacional Comum Curricular.

Brendha Gonçalves Fernanda Natividade

Sobre colaborar

Brendha Gonçalves entrevista Fernanda Natividade sobre a relevância do voluntariado

Brendha Gonçalves tem 18 anos, foi aluna do Dupla Escola e mora em Guaratiba, Rio de Janeiro. É formada em Tecnologia de Telecomunicações, mas sempre foi apaixonada por gastronomia. Tem uma site sobre poesia, participa de eventos de Slam (um tipo de poesia urbana falada) – em 2019 foi finalista da Bienal do Livro nesta categoria. Sonha em se formar em gastronomia.

Fernanda Natividade tem 41 anos, nasceu em Florianópolis, Santa Catarina e trabalha como supervisora de vendas na Claro desde 2009.
É líder regional do programa Conexão Voluntária.

Vitória Rodrigues Mario Volpi

Sobre infância e adolescência

Vitória Rodrigues entrevista Mario Volpi sobre os desafios dos adolescentes durante a pandemia

Vitória Rodrigues tem 17 anos, mora no Rio de Janeiro e estuda Gerência em Saúde na EPSJV/Fiocruz. É muito interessada em assuntos relacionados à clima, gênero e segurança pública. Participou do Diálogos Transformadores em 2020.

Mario Volpi é formado em Filosofia e Mestre em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília. É Oficial de Projetos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, onde coordena o Programa Cidadania dos Adolescentes desde 1999.

Mariana Assis e Celso Athayde

Sobre Oportunidades

Mariana Assis entrevista Celso Athayde sobre as dificuldades das comunidades e o projeto Mães da Favela

Mariana Assis é jornalista, com uma trajetória impressionante em jornalismo comunitário. Atuou em projetos como o Além da Quebrada e o Voz das Comunidades, onde percorreu seis favelas do Rio de Janeiro em busca de jovens que realizam projetos de impacto social. Além disso, colabora com plataformas como o El País e o UOL.

Celso Athayde nasceu na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro e é CEO da Favela Holding. Autor de sete livros (três deles, best-sellers), Celso também é fundador da Central Única das Favelas (CUFA). Essa experiência o fez criar a Favela Holding, a primeira holding social que se tem notícia – hoje, com mais de 20 empresas com ações em favelas e periferias. Apesar de não ter cursado faculdade, já palestrou em universidades como Harvard, London School of Economics e a Columbia University.