PESQUISA APEI-50

Tendo em vista o desafio de entender e reconhecer o quão inovador é o trabalho dos docentes relacionado ao uso de tecnologias digitais e implementação de metodologias ativas, uma das etapas iniciais do Educonex@o é a aplicação do APEI-50, uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Crescer desde 2018.

Ela está organizada em formato de questionário e possui 50 indicadores/perguntas para avaliar práticas educacionais inovadoras e que contemplam aspectos fundamentais para a inovação pedagógica. Os indicadores foram organizados em três pilares considerados estratégicos para este processo de mudança:

  • Adoção tecnológica (pergunta 1 até 16): Analisa o uso eficaz das tecnologias digitais em estratégias pedagógicas inovadoras
  • Prática dos estudantes (pergunta 17 até 39): Reflete o quanto os estudantes estão preparados para frequentar ambientes educacionais inovadores
  • Práticas Docentes (pergunta 40 até 50): Reflete a capacidade do corpo docente de lecionar em ambientes educacionais inovadores
  • Os dados resultantes desta avaliação evidenciarão os aspectos em que os professores já estão inovando e os que ainda são necessários dar atenção. A partir deles, os coordenadores terão subsídios para delinear um plano de ação para trabalhar a formação dos professores, pensando no quanto as tecnologias digitais atreladas às boas estratégias pedagógicas podem colaborar para a melhoria da qualidade da educação. Para ajudá-los na leitura e interpretação destes dados, faremos um encontro online envolvendo os coordenadores pedagógicos e municipais, no qual os ensinaremos a extrair os dados do sistema, avaliar os resultados e construir um plano de ação.

O processo deverá ser liderado pelos coordenadores municipais com apoio dos coordenadores pedagógicos das escolas selecionadas pela rede para participar desta edição, que irão envolver os professores em um processo de autoavaliação.

Para mais informações, acesse https://apei50.org.br

 

CURSOS

Oferecemos no total 6 micro cursos de até 8h cada um com as temáticas de Design Educacional,  Comunidades Virtuais de Aprendizagem, Educomunicação, Gamificação, Cidadania Digital e Avaliação Criativa.

  • AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC: A modalidade utilizada é de cursos livres à distância. Estes são legais com base no Decreto Presidencial N. 5.154 e não necessitam de regulamentação do MEC
  • OBJETIVO DE CADA CURSO:

Designer Educacional: desenvolver a competência de designer educacional e/ou instrucional, que significa saber “dar vida” ao processo de ensino e aprendizagem, sendo capaz de desenhar as melhores estratégias didáticas que encantem os alunos, que colabore para que eles desenvolvam as competências para o século XXI e que tenha o potencial de envolvê-los em momentos de aprendizagem significativa, ou seja, oportunidades que eles jamais esquecerão na vida!

– Educomunicação: capacitar docentes sobre como utilizar diferentes tipos de mídia para gerar conteúdos educacionais, unindo as áreas de Comunicação e Educação. Neste curso iremos focar no aprendizado de como desenvolver videoaulas, tanto para utilização própria do/a professor/a quanto para ensinar aos alunos.

– Gamificação: o objetivo geral deste curso é trabalhar a metodologia da Gamificação, uma metodologia ativa que permite que o aprendizado seja prazeroso, significativo e envolvente, utilizando dos elementos dos famosos “games”, como realização de atividades por etapas, recompensas, enigmas, charadas, desafios, níveis de dificuldade etc. A ideia é desmistificar o conceito raso de gamificação como aplicação de jogos durante uma aula, oferecendo uma análise mais completa desta metodologia.

– Cidadania Digital: levando em consideração que os estudantes estão em processo de formação de opinião e do seu lugar na sociedade como cidadãos, ao mesmo tempo em que estão cada vez mais familiarizados com os meios digitais, o objetivo deste curso é fomentar para professores e alunos o uso seguro e consciente da internet e das redes sociais.

– Avaliação Criativa: o objetivo deste curso é refletir como transformar as avaliações tradicionais em avaliações criativas, formativas e inovadoras, que permitam uma visão mais completa das habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos e que possam ser aplicadas no contexto a distância.

– Comunidades Virtuais de Aprendizagem: este curso tem como objetivo apresentar a potencialidade dessa prática utilizando as ferramentas Edmodo e Google Classroom. Esta é uma proposta orientada à construção de cenários educativos inovadores na escola, mediante a participação dos vários agentes sociais que formam a comunidade de aprendizagem: os alunos, a escola, as equipes docentes, as famílias, a comunidade local etc.

Para mais informações, leia o Guia do Projeto.

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.