2016
Relatório
Social Corporativo

CONSELHO
CURADOR

COPRESIDENTES
José Antônio Guaraldi Félix
José Formoso Martínez
Daniel Feldmann Barros

VICE-PRESIDENTE
Antonio Oscar de Carvalho Petersen Filho

CONSELHEIROS
Gustavo Soares Silbert
Alberto de Orleans e Bragança

DIRETORIA
EXECUTIVA

PRESIDENTE
José Antônio Guaraldi Félix

VICE-PRESIDENTE DE PROJETOS
Daniely Cristina Gomiero Vilalba

VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO FINANCEIRO
Luiz Bressan Filho

CONSELHO
FISCAL

MEMBROS
Márcia Motta Sá
Sergio Nobuo Miyashita
Lenilson Carlos Sarubbi

SUPLENTES
Silvia Teixeira de Carvalho
Dario Balesdent
Leandro Oliveira Lage

2016, um ano gigante!

Desafios à parte, o ano de 2016 foi muito importante para nosso grupo. Consolidamos o movimento de sinergia e integração das nossas marcas, das nossas pessoas e dos nossos processos, trabalho que nos garantiu uma posição de destaque no mercado, liderando a oferta de serviços convergentes.

Registramos crescimento significativo da base de serviços móveis pós-pagos e mantivemos a liderança em acessos de dados móveis, em banda larga fixa, no mercado de TV por assinatura e na distribuição de conteúdo no país. Lançamos o satélite Star One D1, com tecnologia de ponta, capaz de popularizar o acesso à internet em regiões remotas, suportar as inovações na transmissão de vídeo e voz que o mercado espera, além de prover diversos serviços corporativos.

Demonstramos para o mundo a capacidade tecnológica do Grupo América Móvil, entregando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio, sem dúvida, os mais conectados da história. Nossos serviços levaram os jogos às pessoas em todos os cantos do planeta, de todas as formas, telas e jeitos. Um verdadeiro trabalho de gigantes, que nos encheu de orgulho.

Reforçamos, também, nosso compromisso com o Brasil por meio das iniciativas do Instituto NET Claro Embratel. Investimos num amanhã gigante. Trabalhamos intensamente em projetos de educação, cidadania e cultura, com a certeza de que podemos contribuir com o futuro do nosso país.

Convido vocês a conhecer, algumas de nossas iniciativas, das quais muito nos orgulhamos.

Boa leitura!

José Antônio Guaraldi Félix
Presidente da América Móvil no Brasil e do Instituto Net Claro Embratel

Instituto NET Claro Embratel: conectando pessoas para um amanhã gigante

As ações de responsabilidade social corporativa da América Móvil – por meio do Instituto NET Claro Embratel – aliam os serviços prestados pelo grupo a investimentos sociais para criar impactos relevantes ao desenvolvimento do país. Entendemos que as novas tecnologias da informação e da comunicação são importantes ferramentas para o desenvolvimento humano e social, principalmente no Brasil, que ainda precisa avançar muito nos âmbitos econômico, educacional e cultural, e conquistar melhores posições no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Atualmente, o país encontra-se no 75º lugar entre 188 nações e territórios reconhecidos. O relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de 2015 revela que “A revolução digital veio interligar as pessoas, entre diversos países e sociedades”, indicando-a como uma das possibilidades de alavancar o crescimento. O que ratifica a concepção do Instituto NET Claro Embratel de que conexão é a palavra-chave para transformar o mundo: conectar pessoas para um amanhã gigante. E é com o propósito de conectar pessoas que o Instituto NET Claro Embratel promove o acesso às novas tecnologias da comunicação e informação (inclusive em escolas localizadas em territórios mais remotos); atua junto às redes municipais de ensino, qualificando professores e disponibilizando conteúdos e ferramentas para o aprimoramento de suas aulas; viabiliza a formação de jovens para o mercado de trabalho; fomenta a inovação, o empreendedorismo e investe em cidadania por meio de projetos voltados para o desenvolvimento humano e social. Para NET, Claro e Embratel, investir em educação, cultura e cidadania é transformar talentos em protagonistas de um amanhã gigante com soluções inovadoras, novas tecnologias, conectividade, novos caminhos e muita esperança.

Daniely Cristina Gomiero Vilalba
Diretora de Responsabilidade Social
Vice-Presidente de projetos do Instituto NET Claro Embratel

Fonte: Relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), de 2015.

A arte nos conecta e nos leva para um amanhã gigante

A cultura é um dos pilares da nossa plataforma institucional e uma das nossas prioridades. Patrocinamos projetos que estimulam o processo artístico e o conhecimento, como salas de cinema, shows, teatros e outras ações que são responsáveis por fortalecer a pluralidade. Entendemos que o cinema é uma das ferramentas mais eficazes quando o assunto é disseminação da cultura. Nesse segmento temos, por exemplo, o Circuito Estação NET, uma rede de cinema alternativo que se tornou ponto de encontro da cena cultural do Rio de Janeiro. Outra iniciativa é o NET Cineart Ponteio, em Belo Horizonte, um espaço com quatro modernas salas de cinema que oferecem entretenimento e conforto para os espectadores. Para a música – uma das principais artes em todo o mundo, capaz de ultrapassar fronteiras, carregar conhecimento e diversão –, temos um palco de shows musicais nacionais e internacionais em Brasília. Nessa área, também mantemos o apoio à Orquestra Villa-Lobos. Ainda contribuímos com diversos outros movimentos culturais: o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes; a Caravana Cultural, que disponibiliza oficinas de temas variados, como música, fotografia e informática; o Madeirite Trópico, encontro que tem como objetivo reunir surfistas para resgatar a história do surf no Rio Grande do Sul; entre tantos outros. E há mais de dois anos estamos com o Theatro NET São Paulo, um palco importante para a cultura brasileira. Além disso, no Rio de Janeiro, há cinco anos resgatamos o Teatro Tereza Rachel – o Terezão – e inauguramos o Theatro NET Rio, proporcionando a milhares de pessoas acesso a espetáculos de altíssimo nível. Esses dois endereços recebem grandes musicais, comédias, espetáculos infantis, além de espetáculos semanais de música nacional. Todos os investimentos realizados buscam sempre contribuir com o crescimento do país.

Ane Lopes Tubenchlak
Diretora de Comunicação & Marketing Institucional

Fonte: Relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), de 2015.