Instituto NET Claro Embratel

Instituto NET Claro Embratel, Plataforrma voltada a educar para empreender

Home Projetos
Projetos

Claro Curtas


Entre os anos de 2008 e 2011, o Instituto Claro promoveu o Claro Curtas – Festival Nacional de Curtíssima Metragem. O projeto foi criado com o objetivo de reconhecer talentos de todo o Brasil e oferecer espaço e oportunidade para que mais pessoas tivessem a possibilidade de explorar as tecnologias digitais na produção audiovisual e na educação.


O projeto do Claro Curtas foi estruturado em duas frentes: Festival Temático e Iniciativas de Capacitação. Por meio do Festival, o Claro Curtas selecionou e premiou vídeos com duração entre 30 e 90 segundos, realizados a partir de celulares, webcams, câmeras digitais e outros dispositivos móveis. Todas as edições do Festival propuseram aos participantes uma temática diferente, alinhada à causa do Instituto Claro. Os temas escolhidos foram: “Diversidade e Inclusão” (1ª edição – 2008), “Ser Digital”, (2ª edição - 2009, e “O Tempo do Agora”, na 3ª, realizada em 2011).



Forte aspecto do Claro Curtas é o caráter educativo. Para incentivar a utilização de recursos audiovisuais na educação e oferecer aos professores e interessados possibilidades de inovar com o uso da tecnologia, o Instituto Claro desenvolveu materiais de referência como o Miniguia de Produção de Vídeos de Curtíssima Metragem, vídeos tutoriais e o Guia do Educador, que traz dicas e informações para ampliar as possibilidades de aplicação do audiovisual e para o aprimoramento das produções. Desde o início do projeto mais de 20 mil kits desses materiais foram distribuídos para escolas, ONGs pontos de cultura e cineclubes de todo o Brasil.


O Festival também contou com a realização de Oficinas de Capacitação, gratuitas e abertas ao público, em diversos estados, como Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, entre outros. Durante as oficinas, os interessados receberam informações técnicas sobre fotografia, roteiro, filmagem, captação e edição de som e imagem, compartilhamento em rede, e realizam vídeos com orientação dos educadores do projeto, colocando as dicas em prática.


Veja abaixo alguns números das três edições do Claro Curtas
• Mais de 4.700 vídeos inscritos
• R$ 300 mil em prêmios
• Mais de 50 Oficinas de Capacitação
• Cerca de 2.000 participantes nas Oficinas
• Mais de 20 mil guias educativos distribuídos em todo o país
• 20 mil kits educativos distribuídos


Clique aqui para fazer download gratuito do




Quero receber notícias do
Instituto
Blog
Projetos