Instituto NET Claro Embratel

Instituto NET Claro Embratel, Plataforrma voltada a educar para empreender

Projetos

Educonex@o

Nosso curso de educação a distância tem como objetivo formar professores para o uso das tecnologias digitais, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem. Desenvolvido em parceria com o Instituto Crescer, o programa é embasado nos quatro pilares da UNESCO: Aprender a ser, Conviver, Conhecer e Fazer. Saiba mais sobre o Educonex@o aqui.


Principais conquistas

O programa já atendeu 36 cidades de 13 estados e 1.140 escolas, além de ter 1.426 professores formados e 38.818 alunos impactados/beneficiados até o fim de 2016.

embratel claro educação

Com o desafio de apoiar o acesso aos princípios básicos do ensino propostos pela Constituição Federal, o Instituto Embratel Claro vem, desde 2004, priorizando esforços para a universalização da Educação Básica.


Principais conquistas

Colaboramos com a melhoria da qualidade do ensino disponibilizando recursos tecnológicos e projetos socioeducativos que possam aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Hoje, o projeto Embratel Claro Educação está presente em oito estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Tocantins.

NET educação

Nosso portal é direcionado aos professores e à comunidade escolar. Nele estão disponíveis, gratuitamente, conteúdos de interesse educacional, como planos de aula, objetos de aprendizagem, vídeos, áudios, jogos, notícias, entrevistas e reportagens. O objetivo do portal é oferecer informações e recursos que possam complementar o processo de ensino e aprendizagem, além de estimular a troca de conhecimento entre os internautas. Conheça o portal aqui.


Principais conquistas

Desde 2004, mais de 1.700.000 usuários já visitaram o portal. São 4.072.126 páginas vistas e 2.206.847 sessões. Nas redes sociais, o NET Educação tem 45.169 curtidas no Facebook e 1.433 seguidores no Twitter desde 2012, além de 26.453 visualizações no canal do YouTube em 2016

Programa Dupla Escola

Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e com a Fundação Xuxa Meneghel, o Programa Dupla Escola é a primeira instituição de ensino médio pública do modelo integral e integrado à formação técnico-profissionalizante em telecomunicações. Inaugurado em 2014 em Guaratiba, o Colégio Estadual Hebe Camargo possui quatro laboratórios técnico eletrônicos e um acervo de conteúdo específico das disciplinas de telecomunicações para a biblioteca escolar oferecidos pelo Instituto Embratel Claro. Saiba mais sobre o programa aqui.


Principais conquistas

Até o final de 2016, o colégio atingiu a capacidade plena de 420 alunos distribuídos nos três anos do ensino médio. Foi nesse período, também, que a primeira turma de técnicos em Telecomunicações se formou com possibilidade de contratação pelo grupo.

ponto comunidade

O Ponto Comunidade tem como objetivo disponibilizar serviços e recursos em instituições parceiras baseadas em pequenas comunidades ou distantes dos grandes centros urbanos para democratizar o acesso às Tecnologias Informação e Comunicação (TIC). São oito instituições que atuam para a inclusão social aliada à nossa tecnologia e contribuem para o desenvolvimento cultural, social, educacional e digital. Conheça o Ponto Comunidade aqui.


Principais conquistas

São 14 anos de projeto proporcionando identidade digital para um número cada vez maior de cidadãos brasileiros, além de mais de 100 mil crianças, jovens e idosos beneficiados.

Nossos parceiros e comunidades beneficiadas:

— Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande
— Ecomuseu - UERJ
— Instituto Estadual do Ambiente
— Prefeitura Municipal de Maricá (Casa Digital)
— Amigos do Bem Instituto Nacional contra a Fome e a Miséria
— Fundação Santo Agostinho - FUNSAG
— Associação do Patrim. Hist.Art.e Ambiental / Ponto de Cultura Arraial da Boa Morte
— SERTA - Serviço de Tecnologia Alternativa
— Instituto Bola Pra Frente
— Ponto Comunidade Guaratiba
— Instituto Vitória

campus mobile

O Programa Campus Mobile foi criado em 2011 e tem como principal objetivo estimular a formação de jovens talentos universitários para atuação no desenvolvimento de conteúdos e novos serviços para dispositivos móveis que contribuam com o desenvolvimento social do País. É iniciativa de inovação e empreendedorismo do Instituto NET Claro Embratel em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC/USP) e com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Acesse ao site oficial do projeto e saiba mais.


Principais conquistas

Até 2016 foram 1172 inscritos, 496 estudantes selecionados e 20 estados participantes.

Claro Recicla

Pensando em minimizar o impacto do lixo eletrônico no meio ambiente, a Claro criou, em 2008, o Claro Recicla, programa que trabalha na conscientização da população sobre a importância de dar uma destinação ambientalmente correta para os celulares, baterias recarregáveis, chips e acessórios fora de uso. Conheça mais sobre o projeto no link.


Principais conquistas

Desde o início do programa foram coletados e encaminhados para a reciclagem cerca de 140 mil toneladas de material em mais de 2 mil pontos de coleta em todo o Brasil, o que contribui para a preservação ambiental e incentiva a atitude consciente dos consumidores.

rede + criança

A proposta da Rede + Criança é desenvolver ações que fomentem o direito à participação infantil nas comunidades em que vivem e nas políticas públicas. A metodologia do projeto possibilita que as crianças intensifiquem seu olhar e percepção para sustentabilidade da natureza e das relações humanas, para questões que afetem suas vidas, expressando opiniões, sentimentos para criação de propostas de ação e intervenção local. O projeto é desenvolvido pela Fundação Xuxa Meneghel e tem a parceria do Instituto NET Claro Embratel. Saiba mais sobre o projeto aqui.


Principais conquistas

O PROGRAMA Rede + Criança está presente nos estados do Maranhão, Pará, Rio Grande Sul e Rio de Janeiro e é uma ação reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente.

Pé de pincha

Projeto em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, com o apoio do IBAMA, para o manejo comunitário de Quelônios nas comunidades de Igapó-Açu e Mamori, no Amazonas. Conheça o Pé de Pincha aqui.


Principais conquistas

Até 2016, foram resgatados em torno 3.940 ovos de tartarugas, além do aumento do envolvimento das comunidades, pontos de coleta triplicaram e realização de atividades e intervenções lúdicas para as crianças.

Oficina de Reciclagem de Lonas

Até dezembro de 2016, o projeto em parceria com a ONG TemQuemQueira, reaproveitava as lonas vinílicas usadas em anúncios das empresas do Grupo para transformá-las em bolsas de modelos variados. A ação visa a recuperação da autoestima de detentos do regime semiabertos e ex-detentos do sistema prisional do Rio de Janeiro e é patrocinada por meio da Lei de Incentivo à Cultura ICMS/RJ. O projeto foi descontinuado em dezembro de 2016.


Principais conquistas

A ONG TemQuemQueira conta com 3 unidades, sendo que uma delas contou com o patrocínio do Instituto para seu desenvolvimento. Até dezembro de 2016 o projeto produzia uma média de 3 mil peças por mês, retirando de circulação mais de 4.000 m2 de lonas mensais e empregando cerca de 40 pessoas.

123 Alô! A voz da criança e do adolescente

O 123Alô! consiste na implantação, gestão e operacionalização de um canal de expressão gratuito (serviço telefônico, chat e e-mail), qualificado e de fácil acesso que possibilita ouvir crianças e adolescentes. O objetivo é, em conjunto, buscar as soluções para as dificuldades apresentadas pelos jovens, estabelecendo pontes com outros serviços de atendimento especializados. O projeto está em descontinuidade desde dezembro de 2016.


Principais conquistas

123 Alô! – A voz da criança e do adolescente é uma adaptação à realizada brasileira do Child Helpline International presente em 142 países. Até dezembro de 2016, a gratuidade do atendimento era garantida por meio da parceria com o Instituto Embratel Claro, que oferece conectividade e o canal 0800 para o atendimento ao público infanto-juvenil.

SMS Solidário

O SMS Solidário é uma ferramenta de Responsabilidade Social à disposição da sociedade e governos para promover campanhas de utilidade pública e a mobilização da sociedade para causas necessitam atenção, como por exemplo a campanha de incentivo à doação de sangue do HemoRio e da Cidade de São Paulo.


Principais conquistas

Com as mensagens disparadas, foram mais de 10 milhões de clientes impactados até o ano de 2015.

ASUME

O Programa de Desenvolvimento Humano criado em 1980 pela Fundação CARSO, do Grupo América Móvil, no México, passou a ser desenvolvido no Brasil por NET, Claro e Embratel em 2010. O objetivo do ASUME é promover a superação pessoal para gerar melhorias no círculo familiar, no ambiente escolar, no trabalho e na vida social. Nos 26 encontros semanais, temas são estudados em torno de oito aspectos: físico, afetivo, social, econômico, estético, intelectual, moral e espiritual.


Principais conquistas

Até 2016, foram 1.300 colaboradores, 570 facilitadores treinados e 380 participantes em instituições-parceiras em 29 municípios brasileiros.

Programa de Voluntariado Corporativo

O programa congrega colaboradores que, de maneira voluntária, dedicam parte de seu tempo, seus conhecimentos e talentos para fazer a diferença em suas comunidades e sociedade de forma geral.


Principais conquistas

Desde 2011, contamos com 5.464 participações de voluntários, arrecadamos mais de 268 mil itens, atendemos 509 instituições e mais de 50 mil pessoas foram beneficiadas.

O Instituto NET, Claro e Embratel é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça. Também é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.