A Rinobot Team é um grupo de robótica formado por estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. O objetivo da equipe é participar de competições regionais, nacionais e latino-americanas e disseminar o ensino de robótica para alunos das redes de ensino pública e privada.

As ações são uma forma de conscientizar professores e alunos da região, aguçar a curiosidade e ampliar o conhecimento dos estudantes, além de enfatizar a importância da tecnologia no dia a dia.

Patrocinada pelo Instituto Claro, a equipe participou da RoboCup 2018, iniciativa científica internacional de tecnologia, que aconteceu em Montreal, no Canadá, para estimular o avanço e o desenvolvimento de robôs inteligentes.

Parcerias

Para promover a troca de conhecimento entre projetos do Instituto Claro , a Rinobot Team participou de três encontros, por videoconferência, sobre robótica, mobilidade, engenharia e tecnologia, para fortalecer a grade extracurricular de alunos do programa Dupla Escola, em 2018. Ao todo, foram impactados 40 alunos do grupo de robótica.

Grupo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) patrocinado pelo Instituto Claro. 

“Os encontros propiciados pelo Instituto Claro foram extremamente importantes para a consolidação do Clube de Robótica do Colégio Estadual Hebe Camargo. Os nossos alunos tiveram a oportunidade de trocar experiências com alunos de graduação de diversas áreas, por meio da equipe interdisciplinar de robótica Rinobot, mesclando olhares entre disciplinas exatas (engenharias) e humanas (psicologia e serviço social)”, comenta o professor Paulo Sérgio Farias, do Colégio Estadual Hebe Camargo.

Competições e eventos

Maio 2018 – RoboCup 2018, em Montreal – Canadá: organizada pela federação RoboCup, a equipe competiu pela primeira vez internacionalmente, levando a categoria SPL (Standard Platform League).

Julho 2018 – Winter Challenge, em São Caetano do Sul (SP): organizada pela RoboCore, tem o foco principal na batalha de robôs. O Rinobot competiu nas categorias Mini Sumô, Seguidor de Linha, Sumô Lego e VSSS, e terminou em 2º Lugar na categoria VSSS.

Novembro 2018 – LARC Competição Latino Americana – João Pessoa (PB): organizada pela RoboCup, a LARC (Competição de Robótica Latino Americana) e a CBR (Competição Brasileira de Robótica) ocorrem em conjunto, anualmente, em novembro. A equipe competiu nas categorias VSSS e SPL, ficando em primeiro lugar nas duas.

Novembro 2018 – SNCTZO – Rio de Janeiro (RJ): Semana Nacional de Ciências e Tecnologia na Zona Oeste do Rio de Janeiro, com o objetivo de integrar diferentes instituições em prol do desenvolvimento local de forma integrada e em parceria.

Conheça também

educação

Educonex@o

Público: Comunidade Escolar Municipal

Educonex@o

Em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, conectamos escolas…

Conheça o Projeto
educação

Campus Mobile

Público: Estudantes do Ensino Médio e Universitários

Campus Mobile

O projeto é uma iniciativa de inovação do Instituto Claro,…

Conheça o Projeto
educação

Naves do Conhecimento

Público: Comunidade

Naves do Conhecimento

Espaços multiusos, digitais e interativos que oferecem à população inúmeras…

Conheça o Projeto
educação

Dupla Escola

Público: Estudantes do Ensino Médio

Dupla Escola

Programa de formação técnica profissionalizante em telecomunicações com modelo integrado…

Conheça o Projeto

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.