Conteúdos

● Sensibilização: Revisando conceitos;
● Localizando o Brasil no Mundo;
● Área e limites territoriais do Brasil;
● Fronteiras com outros países;
● Principais definidores das fronteiras brasileiras;
● Os pontos extremos do território brasileiro;
● Vantagens e desvantagens de um país continental.

Objetivos

● Compreender a posição geográfica do Brasil no globo terrestre;
● Conhecer a área territorial, os limites territoriais e os países que fazem fronteiras com o Brasil;
● Conhecer os principais definidores das fronteiras brasileiras;
● Localizar os pontos extremos do território brasileiro;
● Refletir quais são as vantagens e desvantagens que possui um país continental.

Veja também

Os países mais extensos do mundo

Os domínios morfoclimáticos do Brasil

Palavras-Chave:

Brasil. Localização Geográfica. Território. Fronteiras. Pontos Extremos.

Sugestão de aplicação para o ensino remoto:

As sugestões estão organizadas em tópicos com uma breve explicação de cada recurso.
Jitsi Meet: é um sistema de código aberto e gratuito, com o objetivo de permitir a criação e implementação de soluções seguras para videoconferências via Internet, com áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea. Possui capacidade para até 200 pessoas, não há necessidade de criar uma conta, você poderá acessar através do seu navegador ou fazer o download do aplicativo, disponível para Android e iOS.

Trabalhando com essa ferramenta, é possível:

– Compartilhar sua área de trabalho, apresentações e arquivos;
– Convidar usuários para uma videoconferência por meio de um URL simples e personalizado;
– Editar documentos simultaneamente usando Etherpad (editor de texto on-line de código aberto);
– Trocar mensagens através do bate-papo integrado;
– Visualizar automaticamente o orador ativo ou escolher manualmente o participante que deseja ver na tela;
– Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes.

● Gravação de videoaula usando o Power Point: o PPT, já tão utilizado por nós professores para preparamos nossas aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo enquanto grava, assim, os alunos verão o professor em uma janelinha no canto direito da apresentação. Essa ferramenta é bem simples e eficaz. Veja um guia.

● Envio de Podcast aos alunos: podcast nada mais é do que um áudio gravado (como os enviados pelo Whatsapp). Podem ser utilizados para narrar uma história, para correção de atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o app Anchor, que pode ser baixado no seu celular. Ele é muito fácil e simples de utilizar.

● Plataforma Google Classroom: permite a criação de uma sala de aula virtual. Essa ação irá gerar um código que será compartilhado com os alunos, para que acessem a sala. Nesse ambiente virtual, o/a professor/a poderá criar postagens de avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades, etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas, usando os recursos anteriormente mencionados. Confira outros recursos oferecidos pela Google, como a construção de formulários (Google Forms) para serem realizados pelos alunos.

Sugerimos aulas com até 30 minutos de duração. Além disso, nem toda aula precisa gerar uma atividade avaliativa, para não sobrecarregar os alunos. As aulas virtuais também podem ser úteis para correção de exercícios e plantões de dúvidas.

Previsão para aplicação:

4 aulas (30 min./aula)

Proposta de Trabalho:

Para todas as etapas desse plano, sugerimos o uso da plataforma Jitsi Meet para a realização de aulas online ao vivo, previamente agendadas com as turmas, permitindo uma interação síncrona entre todos os participantes e, consequentemente, um maior aprendizado.

1ª Etapa: Sensibilização - Relembrando conceitos

O (A) professor (a) deverá iniciar a aula explicando que no mundo há dezenas de países e que cada um ocupa um território estabelecido em determinada posição geográfica no globo terrestre. O (A) professor (a) poderá aproveitar esse momento para retomar brevemente com a turma alguns conteúdos que já foram estudados em aulas anteriores, como por exemplo: O que é território? O que é posição geográfica? Quantos são os continentes?

2ª Etapa: Localizando o Brasil no Mundo

Após esta introdução, será o momento do (a) professor (a) ajudar sua turma a localizar o Brasil no continente americano e compreender sua posição geográfica no globo terrestre. Para isto, o (a) professor (a) deverá utilizar o pequeno texto inserido abaixo. Propomos que para esta etapa da aula seja utilizado também um mapa que colabore com a explicação. O texto e o mapa podem ser disponibilizados aos alunos previamente, através da plataforma Google Classroom, e, no momento da aula, poderão visualizar juntos através do compartilhamento de tela do seu computador, recurso disponibilizado pela plataforma Jitsi Meet.

Deste modo, deve-se iniciar reforçando que o Brasil é um dos cinco maiores países do mundo e possui uma extensão territorial de aproximadamente 8.514.876,599 km², sendo considerado um país continental.

Do ponto de vista da localização, o Brasil situa-se no Continente Americano, sendo o terceiro maior país deste continente. Está localizado mais precisamente na América do Sul e ocupa quase 50% de sua área total, sendo considerado o maior país no território sul-americano.

localização do brasil
Localização do Brasil – SlideShare. Acesso: 13 de outubro de 2020 (crédito: reprodução)

Localiza-se também em três hemisférios diferentes: todo o seu território encontra-se no hemisfério ocidental, que é aquele que se localiza a oeste do Meridiano de Greenwich, a maior parte dele no Hemisfério sul, ou seja, abaixo da Linha do Equador, e uma pequena parte no Hemisfério Norte.

O Brasil, além de ser cortado ao norte pela Linha do Equador, é também cortado ao Sul pelo Trópico de Capricórnio, onde podemos observar 92% de sua área na zona tropical.

localização do brasil
Brasil no mundo – Estudo Kids. Acesso: 10 de outubro de 2020 (crédito: reprodução)

Principais pontos a serem enfatizados pelo (a) professor (a):

Linha do Equador: Uma linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios, sendo eles, o hemisfério norte e o hemisfério sul;
● A linha do Equador passa ao norte do Brasil, determinando a localização do país em dois hemisférios;
● O Brasil é o único país do mundo cortado pelo Equador, ao norte (0°), e pelo Trópico de Capricórnio, ao sul (23°27’), de forma que 92% do território brasileiro localiza-se na zona intertropical ou tropical e apenas 8% na zona subtropical;
Meridiano de Greenwich: Divide a Terra em dois hemisférios, o hemisfério leste ou oriental e o hemisfério oeste ou ocidental;
● O meridiano de Greenwich não passa pelo Brasil, já que o território brasileiro está localizado totalmente no hemisfério oeste ou ocidental;
● O oceano que banha a costa leste do Brasil, com aproximadamente 7.367 km de extensão, chama-se oceano Atlântico.

3ª Etapa: Área e limites territoriais do Brasil

O (A) professor (a) poderá iniciar essa etapa retomando alguns pontos destacados na etapa anterior, como por exemplo, ressaltar que o território brasileiro possui uma grande extensão com amplas fronteiras terrestres e marítimas, com uma área equivalente a de um continente, possuindo 8.514.876 km² de extensão.
Dando continuidade à aula expositiva, o (a) professor (a) fará uma comparação com as dimensões do país, explicando aos alunos que se fossemos comparar o Brasil com um continente, ele seria somente um pouco menor que a Europa, que possui cerca de 10,5 milhões de km².

Outro dado importante para ser apresentado é da extensão da fronteira terrestre brasileira, que possui cerca de 15.719 km. Deve-se mencionar também que o Equador e o Chile são os únicos países da América do Sul que não fazem fronteira terrestre com o Brasil.

Após, deve-se demonstrar no mapa a localização de cada país listado abaixo, para que os alunos tenham maior clareza desta espacialização. Além dos mapas, sugiro também que o(a) professor(a) utilize o recurso Google Earth, através do compartilhamento de tela do seu computador. Certamente o uso de tal recurso enriquecerá muito a aula, além de torná-la mais dinâmica.

Fronteiras com outros países:
● Ao norte: Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela;
● A noroeste: Colômbia;
● A oeste: Peru e Bolívia;
● A sudoeste: Paraguai e Argentina;
● Ao sul: Uruguai.

Principais definidores das fronteiras brasileiras:
● Rios: 50%
● Serras: 25%
● Lagos: 5%
● Linhas geodésicas: 20%

4ª Etapa: Os pontos extremos do território brasileiro

Nesta etapa, o (a) professor (a) poderá complementar a aula expositiva apresentando aos alunos o mapa abaixo, através do recurso de compartilhamento de tela do seu computador, nele é possível observar a localização dos pontos extremos do Brasil.

localizacao do brasil
Pontos extremos do território – IBGE. Acesso: 10 de outubro de 2020. (crédito: reprodução)

Neste momento, o (a) professor (a) deverá enfatizar que a extensão do território brasileiro é marcada pela distância de seus pontos extremos e que o Brasil pode ser considerado equidistante, já que possui praticamente as mesmas distâncias entre seus pontos extremos.

O (A) professor (a) deverá perguntar aos alunos se conseguem identificar os estados onde estão localizados os pontos extremos do Brasil, estimulando a participação dos alunos pelo chat ou através do áudio, até que se obtenha a localização dos quatro pontos (Roraima, Rio Grande do Sul, Acre e Paraíba).

Após localizar os quatro estados onde estão os pontos extremos do Brasil, deve-se fornecer aos alunos algumas informações ainda mais sólidas sobre o mesmo, que podem ser anotadas no caderno para melhor fixação do conteúdo.
A distância no sentido norte-sul é de 4.394 km, que vai desde Monte Caburaí, ponto localizado no estado de Roraima a extremo norte do país, até o Arroio Chuí, localizado no extremo sul, no Rio Grande do Sul.

A distância no sentido leste-oeste é de 4.319 km e separa a nascente do Rio Moa, Acre, no extremo oeste, da Ponta do Seixas, no extremo leste da Paraíba.

Em seguida, o (a) professor (a) deverá exibir o mapa abaixo. Ele tornará a localização dos pontos extremos ainda mais clara para os alunos. Caso ache necessário, o (a) professor (a) também poderá solicitar que os alunos desenhem o mapa, transcrevendo o nome dos estados e suas siglas, nomeando os pontos extremos correspondentes a cada um deles.

localização brasil
Pontos extremos e distâncias – MundoEdu. Acesso: 10 de outubro de 2020 (crédito: reprodução)

5ª Etapa: Vantagens e desvantagens de um país continental

O (A) professor (a) deverá explicar para os alunos que a grande extensão territorial brasileira implica algumas vantagens e desvantagens para o país. Abaixo, destacamos alguns pontos que poderão ser explicados pelo (a) professor (a).

Vantagens Desvantagens
●                   Maior variedade de ocorrência dos recursos naturais;

●                   Jazidas minerais;

●                   Fontes energéticas;

●                   Solos férteis;

●                   Potencial hidráulico;

●                   Diversidade das zonas climáticas;

●                   Diversidade botânica;

●                   Maior campo de ação para a agricultura.

●       Dificuldade para construção e manutenção de estradas;

●       As ferrovias e rodovias têm elevados custos;

●       Distribuição energética;

●       Abastecimento dos núcleos urbanos;

●       Encarecimento da produção e da circulação de mercadorias;

●       Problemas de diferenciação social, política e econômica entre as diversas regiões do país.

Abaixo, o (a) professor (a) ainda encontrará uma lista com algumas singularidades brasileiras que poderão ser citadas ou trabalhadas com maior ênfase, de acordo com a dinâmica e aprofundamento que almejar.

• Quase toda superfície territorial brasileira é possível de ser habitada, em virtude da ausência de desertos ou elevadas cadeias montanhosas;
• Não há predomínio de ocorrência de áreas vulcânicas ou sujeitas a abalos sísmicos, que são tão recorrentes em países extensos;
• Um país a ser atravessado simultaneamente pelo Equador e Trópico de Capricórnio;
• O país possui a mais extensa costa para o mais importante dos oceanos, o Atlântico.

Textos baseados nas sugestões de leituras elencadas em Materiais Relacionados.

O conteúdo presente nestes textos poderá ser trabalhado através de aulas expositivas ao vivo e online (Jitsi Meet).

6ª Etapa: Sistematização das Reflexões

Sugestão de atividade 1: Interpretação cartográfica

O (A) professor (a) deverá projetar o mapa abaixo através do recurso do compartilhamento de tela do seu computador. A atividade também pode ser feita com a utilização de qualquer mapa que contenha as informações destacadas.

localizacao do brasil

Após a exibição, o (a) professor (a) deverá abrir um espaço breve para diálogo com os(as) alunos(as), relembrando alguns pontos fundamentais já trabalhados nas etapas anteriores.
Em seguida, o (a) professor (a) deverá propor aos alunos a realização de um “QUIZ”, no qual, individualmente ou em equipes, tentem responder corretamente às questões que forem colocadas pelo (a) professor (a).
Segue abaixo algumas questões que poderão ser utilizadas pelo (a) professor (a) nesta etapa, ficando a seu critério a incorporação de outros questionamentos.
Para que ocorra uma boa dinâmica na realização do “QUIZ”, o (a) professor (a) deverá explicar que fará um pergunta e dará alguns segundos para que a turma pense na resposta, que deverá ser dita em voz alta ou escrita no chat da plataforma, ao sinal do (a) professor (a). Vale destacar que todos deverão responder CERTO ou ERRADO, assim que o (a) professor (a) solicitar.

Questões para o “QUIZ”

1) O Brasil está localizado na América do Sul e é banhado somente pelo oceano Atlântico.
Resposta: CERTO – O território brasileiro integra o subcontinente sul-americano. Sua área é banhada pelo oceano Atlântico (a leste).

2) Dos países sul-americanos, somente Chile e Equador não possuem fronteira com o Brasil.
Resposta: CERTO – Com exceção do Chile e Equador, todas as outras nações sul-americanas possuem fronteira com o Brasil.

3) A porção sul do Brasil é cortada pela linha do Equador, mais precisamente nos estados Amapá, Pará, Roraima e Amazonas.
Resposta: ERRADO – A linha do Equador “corta” o território brasileiro na porção norte.

4) Bolívia e Peru estão localizados a oeste do território brasileiro.
Resposta: CERTO – Os territórios da Bolívia e do Peru estão situados a oeste do Brasil.

5) O Trópico de Capricórnio corta o território brasileiro na porção sul.
Resposta: CERTO – O Trópico de Capricórnio passa pelos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, portanto, ele corta o Brasil na porção sul.

Observação: Caso a escola não tenha recursos para exibição, o (a) professor (a) poderá adaptar a atividade entregando cópias impressas, utilizando os mapas do livros didáticos ou exibindo um atlas.

Sugestão de atividade 2: Construindo um mapa

Nesta atividade sugerimos que o (a) professor (a) solicite aos alunos que façam um mapa que contenha todos ou a maioria dos elementos trabalhados nas aulas. A atividade poderá acontecer de duas formas:
● O (A) professor (a) poderá disponibilizar um mapa, através da plataforma Google Classroom, e solicitar aos que alunos que preencham de acordo com as instruções abaixo;
● O (A) professor (a) poderá solicitar que os alunos desenhem o mapa e preencham com as informações.
Para essa atividade utilizarão lápis de cor, canetas, canetinhas, tintas ou outros materiais disponíveis.
A devolutiva da atividade poderá ser realizada através do envio de foto ou arquivo digitalizado, utilizando a plataforma Google Classroom, dentro do prazo dado pelo (a) professor (a).

Os alunos deverão localizar no mapa todas as informações a seguir:

● Localizar, pintar de verde e nomear o Brasil;
● Identificar, contornar e nomear a Linha do Equador;
● Identificar, contornar e nomear o Trópico de Capricórnio;
● Demonstrar onde está localizado o Meridiano de Greenwich;
● Localizar e nomear os oceanos;
● Localizar, pintar e nomear os países que não fazem fronteira com o Brasil;
● Escrever o nome de quais hemisférios o Brasil se localiza;
● Colocar um título no seu mapa, de acordo com seu significado.

7ª Etapa: Exercícios de Fixação

Sugerimos a aplicação de algumas questões de fixação referente ao conteúdo abordado, que deverão ser corrigidas e comentadas pelo (a) professor (a), a fim de sanar todas as dúvidas existentes. As questões poderão ser elaboradas em um formulário Google (Google Forms) e posteriormente disponibilizadas aos alunos na plataforma Google Classroom. O debate e devolutiva das questões deverá ser realizado em uma aula ao vivo online através da plataforma Jitsi Meet.

1) Sobre as características territoriais do Brasil é correto afirmar que:
a) Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o Brasil é o maior país sul-americano.
b) O território brasileiro é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico.
c) O Brasil está regionalizado em cinco grandes complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.
d) A grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com todas as nações da América do Sul.

Resposta: a) Verdadeiro; b) Falso; c) Verdadeiro; d) Falso.

Disponível em: Brasil Escola. Acesso em: 10 de out. 2020.

2) O Brasil é o maior país em extensão territorial da América do Sul, possuindo fronteiras com várias nações desse subcontinente. Marque a alternativa que corresponde aos dois países sul-americanos que não se limitam com o território brasileiro.
a) Peru e Equador
b) Suriname e Colômbia
c) Chile e Equador
d) Argentina e Uruguai
e) Peru e Chile

Resposta: C

Disponível em: Brasil Escola. Acesso em: 10 de out. 2020.

3) Analise as afirmativas sobre a posição geográfica do Brasil e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) ( ) O território brasileiro está totalmente ao sul da linha do Equador, portanto, o país pertence somente ao Hemisfério meridional
b) ( ) Os extremos do território do Brasil no sentido leste-oeste são: Monte Caburaí (Roraima) e Arroio Chuí (Rio Grande do Sul).
c) ( ) O Brasil pertence ao Hemisfério ocidental, visto que o país está situado a oeste do meridiano de Greenwich.
d) ( ) O Trópico de Capricórnio “corta” o território brasileiro na sua porção sul.
e) ( ) Cortado ao norte pela linha do Equador, o Brasil possui 7% do seu território no Hemisfério setentrional e 93% no Hemisfério meridional.

Resposta: a) Falso; b) Falso; c) Verdadeiro; d) Verdadeiro; e) Verdadeiro.

Disponível em: Brasil Escola. Acesso em: 10 de out. 2020.

4) Em síntese, o Brasil é um país inteiramente ocidental, predominantemente do Hemisfério Sul e da Zona Intertropical.
Considere as afirmações:
I) O Brasil situa-se a oeste do Meridiano de Greenwich.
II) O Brasil é cortado ao norte pela Linha do Equador.
III) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Câncer.
IV) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Capricórnio, apresentando 92% do seu território na Zona Intertropical, entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio.
V) Os 8% restantes estão na Zona Temperada do Sul.

a) Apenas I, II e IV são verdadeiras.
b) Apenas I e II são verdadeiras.
c) Apenas IV e V são verdadeiras.
d) Apenas I, II, IV e V são verdadeiras.
e) Apenas I, II, II e V são verdadeiras.

Resposta: D

Disponível em: Brasil Escola. Acesso em: 10 de out. 2020.

5) “Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)”.
(JOR, J. B. ; SIMONAL, W. País Tropical. Intérprete: Jorge Ben Jor).

Ao dizer que o Brasil é um “país tropical”, o trecho acima está, em uma perspectiva geográfica,
a) correto, pois o território brasileiro é cortado por ambos os trópicos da Terra.
b) incorreto, pois nenhum trópico, de fato, corta a área do país.
c) correto, pois a maior parte do país encontra-se em uma zona intertropical.
d) incorreto, pois não existe o “clima tropical” na classificação climática do Brasil.

Resposta: C

Disponível em: Brasil Escola. Acesso em: 10 de out. 2020.

6) Com relação à localização do Brasil, assinale a alternativa correta:
a) ( ) Está situado na América do Sul, em sua porção ocidental, banhado a leste pelo oceano Pacífico.
b) ( ) Está situado na América do Sul, totalmente no Hemisfério ocidental.
c) ( ) O Brasil é cortado ao norte pelo trópico de Capricórnio e ao sul pelo Equador.
d) ( ) Está situado totalmente no Hemisfério sul, portanto na zona de iluminação tropical.

Resposta: B

Disponível em: Geografalando. Acesso em: 10 de out. 2020.

7) Sobre a localização do Brasil no mundo, marque a alternativa incorreta.
a) A maior parte das terras do Brasil, localiza-se no hemisfério meridional, isto é, ao sul do equador.
b) O Brasil localiza-se inteiramente no hemisfério ocidental, isto é, a oeste de Greenwich.
c) Ao sul, o Brasil é cortado pelo Trópico de Câncer.
d) Apenas uma pequena porção do território localiza-se ao norte do equador.
e) O Brasil possui terras no hemisfério norte, sul e oeste.

Resposta: C

Disponível em: Geografalando. Acesso em: 10 de out. 2020.

8) Sobre a situação geográfica, quanto às zonas de iluminação, o Brasil tem 93% de suas terras na faixa tropical e apenas 7% na zona temperada do sul. É atravessado no norte pela linha do Equador e no sul, pelo:
a) Trópico de Câncer
b) Trópico Zonal
c) Trópico de Capricórnio
d) Polar Sul

Resposta: C

Disponível em: Geografalando. Acesso em: 10 de out. 2020.

9) O Brasil ocupa uma posição territorial privilegiada, tanto no aspecto de localização quanto de dimensão. Com base nisso, julgue os itens em (C) certo ou (E) errado:
a) ( ) O Brasil, no aspecto de terras descontínuas, ocupa a quinta posição em maior extensão territorial
b) ( ) O Brasil se localiza totalmente no hemisfério sul quanto no hemisfério ocidental.
c) ( ) Quase 50% de todo o território do continente sul – americano pertence ao Brasil.
d) ( ) O Brasil localiza-se geograficamente no continente americano, sendo banhado por dois oceanos: o Atlântico a leste e o Pacífico, a oeste.

Resposta: a) Certo; b) Errado; c) Certo; d) Errado.

Disponível em: Geografalando. Acesso em: 10 de out. 2020.

10) Muitas ferramentas, de variados tipos, são usadas nos estudos geográficos, mas provavelmente a mais importante e a mais universal seja o mapa. Em relação à orientação e as características dos mapas, julgue os itens em (C) certo ou (E) errado:
a) ( ) O meridiano inicial, o de Greenwich, divide o globo terrestre em dois hemisférios: o hemisfério ocidental, voltado para o nascente e o hemisfério oriental, voltado para o poente.
b) ( ) O Brasil é um país tropical porque a maior parte de seu território está situada entre as linhas do Equador e o Trópico de Capricórnio.
c) ( ) A linha do Equador divide o globo terrestre em dois hemisférios: o hemisfério norte e o hemisfério sul.
d) ( ) As áreas localizadas ao sul do trópico de Capricórnio e ao norte do trópico de Câncer são chamadas de áreas intertropicais.

Resposta: a) Errado; b) Certo; c) Certo; d) Errado.
Disponível em: Geografalando. Acesso em: 10 de out. 2020.

Plano de aula elaborado pela Prof.ª Dr.ª Thaylizze Goes Nunes Pereira
Adaptação para o ensino remoto elaborada pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan

Materiais Relacionados

O (A) professor (a) poderá recordar os conceitos fundamentais através dos seguintes sites:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Localização do Brasil no mundo; Brasil Escola. Acesso em: 13 out. 2020.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. A posição geográfica do Brasil. Acesso em: 12 out. 2020.

Mundo Geografia. Localização Geográfica do Brasil. Acesso em: 12 out. 2020.

DRUMOND, Guilherme. Localização geográfica do Brasil. Acesso em: 10 de out. 2020.

POLON, Luana. Hemisfério: significado, localização e importância. Acesso em: 10 de out. 2020.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Localização Geográfica do Brasil; Brasil Escola. Acesso em: 10 de out. 2020.

O(A) professor(a) poderá também aprofundar o conteúdo através dos seguintes sites:

PEREIRA, T. G. N. O conceito de território. Acesso em: 10 out. 2020.

IBGE. Vamos conhecer o Brasil. Nosso território. Acesso em: 11 de out. 2020.

Blog do Enem. Posição Geográfica do Brasil: resumo. Acesso em: 10 de out. 2020.

 

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.