Conteúdos

Esse plano de aula para o ensino fundamental I (anos iniciais) apresenta aspectos referentes ao modo de vida dos primeiros grupos humanos, traçando um paralelo com agrupamentos observados ao longo da evolução humana, até a atualidade. Ao final, será proposta uma reflexão acerca da importância de viver em grupo.

● Os primeiros agrupamentos humanos;
● Os grupos humanos ao longo da História; e
● Reflexão: a importância de viver em grupo.

Objetivos

● Compreender como se deram e como viviam os primeiros grupos humanos;
● Entender de que forma os agrupamentos humanos foram se modificando ao longo do tempo; e
● Refletir sobre a importância de viver em grupo.

Ensine também:

Valorização da Cultura Afro Brasileira

Educação para o Trânsito

Palavras-chave:

História. Agrupamentos humanos. Grupos humanos.

Ano:

3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental

Previsão para aplicação:

2 aulas (45 min./aula).

Proposta de trabalho:

A proposta deste plano de aula é construir, em conjunto com seus alunos, a compreensão de como se deram e como viviam os primeiros agrupamentos humanos, relacionando-os com os grupos humanos formados ao longo do tempo, até os dias atuais. Em seguida, propõe-se uma reflexão, acompanhada de uma atividade para ser realizada em sala de aula. Ao final, há uma lista de materiais de apoio, que têm o objetivo de auxiliar o professor na aplicação do conteúdo e no desenvolvimento das propostas.

1ª Etapa: Os primeiros agrupamentos humanos

primeiros agrupamentos humanos
(crédito: reprodução/ Portal História Net) Acesso em: 8 de abril de 2022

Inicie esta etapa fazendo um levantamento das hipóteses de seus alunos sobre os primeiros agrupamentos humanos, permitindo que eles falem sobre o que sabem e discutam entre si, de forma que, conjuntamente, consigam chegar a conclusões que pareçam coerentes para o grupo.

Você pode mediar esse debate fazendo algumas perguntas, tais como:
● Vocês acham que todos os seres vivos vivem em grupos?
● Vocês acham que os seres humanos sempre viveram em grupos?
● Quando vocês acham que os seres humanos começaram a se agrupar?
● Por que vocês acham que os seres humanos se agruparam?
● Como vocês acham que viviam os primeiros grupos humanos?

Anote na lousa os pontos levantados pelos alunos para que, ao final, vocês retornem a eles e pensem juntos a respeito.

Depois dessa discussão inicial, oriente os seus alunos para que, individualmente ou em grupos, busquem em fontes confiáveis as respostas para as perguntas levantadas. Você pode aproveitar este momento para orientá-los sobre como fazer uma pesquisa e como checar as informações encontradas, para ter certeza de que estão corretas. Você pode deixá-los totalmente livres ou direcionar parcialmente o trabalho, fornecendo alguns dos materiais listados no tópico “Materiais de apoio”.

Ao final, convide-os para compartilhar com a turma as informações que encontraram e, conjuntamente, verifiquem se as hipóteses levantadas inicialmente ficam mantidas ou se o grupo mudou sua opinião sobre algum dos pontos, após as pesquisas realizadas.

2ª Etapa: Os grupos humanos ao longo da História

Neste segundo momento, é importante iniciar deixando que os alunos levantem suas hipóteses sobre como os grupos humanos foram se modificando ao longo do tempo.

Você pode auxiliar fazendo algumas perguntas, tais como:
● Nós vivemos até hoje da mesma forma como viviam os primeiros grupos humanos?
● Será que essas mudanças aconteceram repentinamente, ou foram se dando aos poucos?
● Que aspectos vocês acham que contribuem para as mudanças ocorridas nos grupos humanos ao longo do tempo?

Depois desse levantamento, proponha que a turma se divida em grupos e que cada grupo escolha um momento histórico para analisar de que forma os agrupamentos humanos se davam à época. Você pode optar por deixar essa escolha livre ou por selecionar alguns momentos históricos que considera relevantes e pedir que os alunos escolham alguma das opções apresentadas por você. Essas informações devem ser apresentadas à turma, com a utilização do material de apoio que cada grupo escolher (cartazes, slides etc).

3ª Etapa: Reflexão ― a importância de viver em grupo

Proponha uma reflexão sobre a importância de viver em grupo, sob os mais diversos aspectos. Incentive que os alunos pensem tanto em questões práticas (segurança e divisão de tarefas, por exemplo) quanto em aspectos socioemocionais relacionados à forma coletiva de viver.

Para concluir, propõe-se a seguinte dinâmica:

Professor/a, convide a turma para participar da brincadeira Telefone sem fio. Num grande semicírculo, cada criança deve ser incentivada a falar para o/a colega ao lado o que gostaria que acontecesse para que ela e as demais crianças tivessem uma vida melhor, enquanto grupo. A última criança a receber a mensagem deverá repeti-la para a professora, encarregada de registrar cada ideia numa grande folha de papel ou na lousa. Repita a brincadeira várias vezes, sempre mudando a criança da ponta do semicírculo, responsável por reiniciar o jogo. Assim, será possível ter muitas ideias.

Peça que cada criança leia uma mensagem que ficou registrada no painel. A professora poderá estimular uma roda de discussão com a turma, à medida que as ideias forem lidas, procurando estimular que todos/as digam o que elas significam. Incentive, ainda, as crianças a ilustrarem o painel das mensagens.

Estimule as crianças a elaborarem, individualmente, um pequeno texto expressando a ideia: “O que podemos fazer para que todos tenham uma vida melhor, quando vivemos em grupo?”.

Materiais de apoio:

Os primeiros grupos humanos – mudanças e permanências ao longo dos tempos
Acesso em: 7 de abril de 2022.

Os primeiros grupos humanos – Superaula de história
Acesso em: 7 de abril de 2022.

Entenda como era a vida dos primeiros grupos humanos
Acesso em: 7 de abril de 2022.

4º ANO | História – Os primeiros grupos humanos – aula 01
Acesso em: 7 de abril de 2022.

4º ANO | História – Os primeiros grupos humanos – aula 02
Acesso em: 7 de abril de 2022.

Os primeiros grupos humanos
Acesso em: 7 de abril de 2022.

Os primeiros grupos humanos I (História)
Acesso em: 7 de abril de 2022.

Aula de História 4° ano: Os primeiros grupos humanos
Acesso em: 7 de abril de 2022.

História (4°ano) – Como tudo começou: Os primeiros grupos humanos
Acesso em: 7 de abril de 2022.

Como viviam os primeiros humanos
Acesso em: 7 de abril de 2022.

Plano de aula elaborado pela Professora Sheila Agda Ribeiro da Silva.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.