Conteúdos

Este plano de aula trata da narrativa e de seus elementos, com uma abordagem adequada aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A aplicação das questões tratadas na análise de uma história e/ou na construção de uma narrativa serão os instrumentos utilizados para consolidar o conteúdo aprendido.

● A narrativa e seus elementos;
● Personagens, espaço e tempo;
● Narrador;
● Enredo;
● Dinâmica em grupo: caça aos elementos da narrativa; e
● Produzindo uma narrativa.

Objetivos

● Compreender o que é uma narrativa e quais são os seus elementos;
● Conseguir identificar e relacionar os elementos de uma narrativa, tendo por base uma história escolhida pela turma;
● Entender como construir uma narrativa, a partir dos elementos aprendidos.

Ensine também:

Conto e reconto: revisitando histórias com apoio de imagens

Plano de aula: Slam, poesia falada

Palavras-chave:

Língua Portuguesa. Narrativa. Elementos da narrativa.

Série/Ano:

3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Sugestão de aplicação para o ensino remoto:

As sugestões a seguir estão organizadas em tópicos, com uma breve explicação de cada recurso.

● Jitsi Meet: É um sistema de código aberto e gratuito, com o objetivo de permitir a criação e implementação de soluções seguras para videoconferências via Internet, com áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea. Possui capacidade para até 200 pessoas, não há necessidade de criar uma conta, você poderá acessar por meio do seu navegador ou fazer o download do aplicativo usando um celular .
Trabalhando com essa ferramenta, é possível:
– Compartilhar sua área de trabalho, apresentações e arquivos;
– Convidar usuários para uma videoconferência, por meio de um URL simples e personalizado;
– Editar documentos simultaneamente, usando Etherpad (editor de texto on-line de código aberto);
– Trocar mensagens, por meio do bate-papo integrado;
– Visualizar automaticamente o orador ativo ou escolher manualmente o participante que deseja ver na tela; e
– Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes.

● Gravação de videoaula usando o Power Point: O PPT, já tão utilizado por nós professores para preparamos nossas aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo enquanto grava, de forma que os alunos verão o professor em uma janelinha no canto direito da apresentação. Essa ferramenta é bem simples e eficaz (veja o guia).

● Envio de Podcast aos alunos: Podcast nada mais é do que um áudio gravado (como os gravados no WhatsApp, por exemplo). Podem ser utilizados para narrar uma história, para corrigir atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o aplicativo Anchor, que pode ser baixado em seu celular, muito simples de utilizar.

● Plataforma Google Classroom: O Classroom permite que você crie uma sala de aula virtual. Esta ação irá gerar um código que será compartilhado com os alunos, para que acessem a sala. Neste ambiente virtual, o/a professor/a poderá criar postagens de avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas, usando os recursos anteriormente mencionados. Confira outros recursos oferecidos pela Google, como a construção de formulários (Google Forms) para serem realizados pelos alunos.

Sugerimos aulas com até 30 minutos de duração. Além disso, nem toda aula precisa gerar uma atividade avaliativa, para não sobrecarregar os alunos. As aulas virtuais também podem ser úteis para correção de exercícios e plantões de dúvidas.

Previsão para aplicação:

6 aulas (30 min./aula).

Proposta de trabalho:

Nesta proposta de trabalho, trataremos dos elementos da narrativa, falando em detalhes de cada um deles.

Construiremos um percurso a partir do qual a criança será capaz de identificar esses elementos em uma história, bem como construir uma história fazendo uso deles.

Para cada uma das 6 etapas descritas neste plano, sugerimos o agendamento prévio de uma aula síncrona on-line, para melhor interação com os alunos. Você pode, professor(a), organizar os conteúdos abaixo descritos em slides, imagens e mapas mentais, dentre tantas outras possibilidades, e apresentar aos alunos por meio do recurso do compartilhamento de tela do seu computador, oferecido pela plataforma sugerida (Jitsi Meet). Estimule os alunos a abrirem suas câmeras e a participarem da aula, utilizando o microfone ou o chat da plataforma. Ter uma sala de aula virtual, como o Google Sala de Aula, pode facilitar a transmissão de recados, fóruns de discussão, compartilhamento de materiais, agendamento das aulas e elaboração e entrega de atividades. Que tal, ao final das atividades propostas nas etapas 5 e 6, vocês gravarem podcasts com as narrativas criadas pelos alunos? Para isso, sugerimos o aplicativo Anchor, ou até mesmo áudios do WhatsApp (caso você participe de algum grupo com os alunos). Esse desafio ajudará na aprendizagem dos alunos, tornando-a mais divertida e significativa.

1ª Etapa: A narrativa e seus elementos

Para dar início à aula, discuta com as crianças o que é uma narrativa e quais são os elementos que a formam. Caso julgue ser necessário, você pode mediar esse debate fazendo algumas perguntas, tais como:

● O que é uma narrativa?
● Como sabemos que um texto é uma narrativa?
● O que vocês acham que forma uma narrativa?
● Quais são os elementos presentes na narrativa?
● Por que vocês acham que a narrativa tem esse nome?

Em seguida, buscando aproveitar informações que foram trazidas pela turma, fale sobre a narrativa e seus elementos. Sugerimos a abordagem dos aspectos listados abaixo:

● Narrar é contar uma história, algo que fazemos praticamente o tempo todo;
● Quando chegamos em casa e contamos para alguém como foi o nosso dia na escola, por exemplo, compomos uma narrativa;
● Contando para os nossos amigos o que fizemos no final de semana, também construímos uma narrativa;
● Para ter uma narrativa, precisamos ter um narrador, que é quem está contando a história; e
● Além do narrador, os elementos da narrativa são: personagens, espaço, tempo e enredo.

2ª Etapa: Personagens, espaço e tempo

Para falar dos elementos da narrativa, sugerimos começar pelos personagens, espaço e tempo. Mais uma vez, comece a abordagem fazendo uma conversa com a turma e permitindo que eles levantem suas hipóteses e as discutam com os colegas. Caso julgue ser necessário, você pode mediar esse debate fazendo algumas perguntas, tais como:

● O que é um personagem de uma narrativa?
● Como um personagem aparece, em uma narrativa?
● Vocês conseguem dar exemplos de personagens que aparecem em narrativas que vocês já conhecem, ou em narrativas que vocês mesmos compuseram?
● O que é o espaço em que se passa uma narrativa?
● Como o espaço aparece, em uma narrativa?
● Vocês conseguem dar exemplos de espaços que aparecem em narrativas que vocês já conhecem, ou em narrativas que vocês mesmos compuseram?
● O que é o tempo de uma narrativa?
● Como o tempo aparece, em uma narrativa?
● Vocês conseguem dar exemplos de como o tempo aparece, em narrativas que vocês já conhecem, ou em narrativas que vocês mesmos compuseram?

Em seguida, buscando aproveitar informações que foram trazidas pela turma, fale sobre esses três elementos. Sugerimos a abordagem dos aspectos listados abaixo:

● Os personagens da narrativa são as pessoas (também podem ser animais, ou até mesmo objetos, dependendo da história que está sendo contada) que estão presentes na história e praticam as ações narradas. Eles podem ser reais ou fictícios.
● Ao longo da história, podemos nos deparar com diversos personagens, sendo que aqueles que têm uma função mais marcante e importante são chamados de protagonistas, enquanto aqueles que têm uma participação menor são os coadjuvantes.
● O espaço é o lugar onde a narrativa acontece. Essa informação pode vir bem no comecinho da história, mas também pode aparecer ao longo da narrativa.
● Quando falamos em tempo da narrativa, estamos falando da duração das ações da narrativa. Essa informação pode estar expressa no texto ou subentendida ao longo da história.

3ª Etapa: Narrador

Para este momento da aula, sugerimos falar sobre um elemento essencial da narrativa: o narrador!

De novo, dê início dando a oportunidade aos alunos de dizerem o que sabem sobre o assunto. Caso julgue ser necessário, você pode mediar esse debate fazendo algumas perguntas, tais como:

● Quem vocês acham que é o narrador?
● Que função o narrador tem na narrativa?
● O narrador participa da história?

Em seguida, buscando aproveitar informações que foram trazidas pela turma, fale sobre o narrador, abordando os aspectos listados abaixo:

● O narrador é aquele que conta a história, mas não necessariamente é a pessoa que escreve a história (o autor).
● O narrador pode participar da história e, nesse caso, será denominado narrador personagem. Esse narrador tem uma relação com os demais personagens e narra a história sob o seu ponto de vista.
● O narrador também pode ser alguém que apenas conta a história. Ele conhece os detalhes do que aconteceu, mas não participa da história. Neste caso, ele é chamado de narrador observador.

4ª Etapa: Enredo

Escrevendo o futuro. Acesso em 23/07/2021. (crédito: reprodução)

O último elemento da narrativa a ser tratado será o enredo.

Por mais uma vez, comece pedindo aos alunos que compartilhem com a turma o que sabem sobre o assunto. Caso julgue ser necessário, você pode mediar esse debate fazendo algumas perguntas, tais como:

● Vocês sabem o que é o enredo?
● Quais vocês acham que são as partes que compõem uma narrativa?
● O começo nas narrativas tem algo em comum? Se sim, o que costuma ser contado nessa parte da história?
● O meio nas narrativas tem algo em comum? Se sim, o que costuma ser contado nessa parte da história?
● O fim nas narrativas tem algo em comum? Se sim, o que costuma ser contado nessa parte da história?

Em seguida, buscando aproveitar informações que foram trazidas pela turma, fale sobre o enredo. Sugerimos que aborde os aspectos listados abaixo:

● O enredo é o conjunto dos acontecimentos que formam a história e, ligados entre si, contam as nações dos personagens.
● O enredo se divide em: introdução, desenvolvimento e conclusão.
● Na introdução, é apresentada a situação inicial. É neste momento que são apresentados os personagens e, usualmente, também o espaço e o tempo em que se passa a história. A partir da introdução, já conseguimos responder às perguntas “quem?”, “quando?” e “onde?”.
● No desenvolvimento, temos o desenrolar dos acontecimentos da história. É aqui que aparecem: o conflito (acontecimento que altera a situação inicial dos personagens e exige que algo seja feito), o detalhamento do que os personagens fizeram para tentar solucionar o conflito e o clímax (ponto alto da história, em que se faz necessária alguma tomada de decisão ou um desfecho).
● Na conclusão, temos o desfecho da história. É aqui que a narrativa traz a solução para o conflito.

5ª Etapa: Dinâmica em grupo ꟷ caça aos elementos da narrativa

Agora é a hora de seus alunos colocarem a mão na massa!

Divida-os em grupos de 4 crianças e deixe que eles escolham um livro (que pode ser físico ou digital). Juntos, eles vão ler a história e identificar os seguintes elementos da narrativa:

● Personagens;
● Espaço;
● Tempo;
● Narrador; e
● Enredo (segmentando-o em introdução, desenvolvimento e conclusão).

Em uma folha à parte (ou no caderno que costumam usar para fazer as atividades), eles devem colocar essas informações, destacando cada uma delas com uma cor diferente.

Depois, cada grupo pode compartilhar essas informações com o restante da turma. Ajude-os a perceber que falar sobre os elementos da narrativa é uma excelente forma de contar uma história a alguém de forma resumida, sem deixar de falar de nenhum ponto de extrema importância.

6ª Etapa: Produzindo uma narrativa

Para finalizar, sugerimos que você proponha aos seus alunos a construção de uma narrativa. Se possível, ensine os alunos a usarem o Google Documentos para essa atividade. Dessa forma você, professor(a), poderá acompanhar cada edição feita pelo/a aluno/a e sugerir a construção de uma narrativa entre pares ou grupos de alunos/nas.

Eles podem (e devem!) dar asas à imaginação e escrever a história como quiserem, mas tendo o cuidado de não deixar de lado nenhum dos elementos da narrativa.

Depois de escritas as histórias, compartilhe os textos com todos os alunos no Google Sala de aula. O desafio será identificar os elementos da narrativa nos textos escritos pelos seus amigos.

Plano de aula elaborado pela profª Daniela Leite Nunes.
Adaptação para o ensino remoto elaborada pela prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan.
Coordenação Pedagógica: prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge

Materiais Relacionados

A narrativa e seus elementos
Acesso em: 22 de julho de 2021.

Elementos da narrativa
Acesso em: 22 de julho de 2021.

Estrutura narrativa em animações Disney e Morfologia do conto maravilhoso, de Vladimir Propp
Acesso em: 22 de julho de 2021.

Narração – elementos da narrativa
Acesso em: 22 de julho de 2021.

Videoaula – contos – elementos da narrativa
Acesso em: 22 de julho de 2021.

Estrutura da narrativa: conhecer e produzir
Acesso em: 22 de julho de 2021.

O enredo: estudo e produção de texto narrativo
Acesso em: 22 de julho de 2021.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.