Conteúdos

Este plano de aula de língua portuguesa, para os primeiros anos do ensino fundamental, propõe contar histórias para desenvolver as habilidades necessárias ao reconto de lendas, contos de fadas e clássicos da literatura infantil. Sugere a escolha coletiva da história, diferentes métodos de contação e a seleção de imagens para apoiar o reconto.

● Alfabetização;
● Gêneros discursivos;
● Conto; e
● Reconto com o apoio de imagens.

Objetivos

● Compreender detalhada e profundamente uma história ouvida por algumas vezes; e
● Recontar, com o apoio de imagens, a história já conhecida utilizando o vocabulário próprio da idade, acrescido, preferencialmente, de algum vocabulário oriundo da história.

Palavras-Chave:

Língua Portuguesa. Alfabetização. Conto. Reconto.

Série/Ano:

1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

Sugestão de aplicação para o ensino remoto:

As sugestões abaixo estão organizadas em tópicos, com uma breve explicação de cada recurso.

• Jitsi Meet: É um sistema de código aberto e gratuito, com o objetivo de permitir a criação e implementação de soluções seguras para videoconferências via Internet, com áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea. Possui capacidade para até 200 pessoas e não há necessidade de criar uma conta, sendo possível acessar por meio do navegador ou fazer o download do aplicativo usando um celular.
• Trabalhando com essa ferramenta, é possível:
• Compartilhar sua área de trabalho, apresentações e arquivos;
• Convidar usuários para uma videoconferência por meio de um URL simples e personalizado;
• Editar documentos simultaneamente usando Etherpad (editor de texto on-line de código aberto);
• Trocar mensagens através do bate-papo integrado;
• Visualizar automaticamente o orador ativo ou escolher manualmente o participante que deseja ver na tela; e
• Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes.

• Gravação de videoaula usando o Power Point: O PPT, já tão utilizado por nós professores para preparamos nossas aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo enquanto grava, de forma que os alunos verão o professor em uma janelinha no canto direito da apresentação. Essa ferramenta é bem simples e eficaz (veja o guia).

• Envio de Podcast aos alunos: Podcast nada mais é do que um áudio gravado (como os gravados no WhatsApp, por exemplo). Podem ser utilizados para narrar uma história, para corrigir atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o aplicativo Anchor, que pode ser baixado em seu celular e é muito fácil de utilizar.

• Plataforma Google Classroom: O Classroom permite que você crie uma sala de aula virtual. Esta ação irá gerar um código que poderá ser compartilhado com os alunos, para que tenham acesso à sala. Nesse ambiente virtual, o/a professor/a poderá publicar avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas, usando os recursos anteriormente mencionados. Confira outros recursos oferecidos pela Google, como a elaboração de formulários (Google Forms) para serem respondidos pelos alunos.

Sugerimos aulas com até 30 (trinta) minutos de duração. Além disso, nem toda aula precisa gerar uma atividade avaliativa, para não sobrecarregar os alunos. As aulas virtuais também podem ser úteis para correção de exercícios e plantões de dúvidas.

Previsão para aplicação:

6 aulas (30 min./aula)

Proposta de Trabalho:

Nesta proposta de trabalho, faremos uso de uma história já conhecida da turma para desenvolver as habilidades necessárias ao reconto de histórias.

A ideia é respeitar o ritmo de cada criança e deixar que percebam quão encantador pode ser colocar em suas próprias palavras uma história que você conhece (e adora!).

1ª Etapa: A escolha da história

Levando em consideração as preferências da turma, bem como os temas que eventualmente serão abordados ao longo do ano letivo, você deverá eleger uma história para servir como base desta proposta.

Algumas ideias são:
a) Contos de fadas;
b) Clássicos da literatura infantil;
c) Lendas do folclore brasileiros; e
d) Lendas indígenas.

Para escolher a história, você pode fazer um Quiz com os alunos, por meio de uma votação com o auxílio de uma plataforma on-line como o Google Formulários. O formulário pode ser compartilhado com seus alunos na sala de aula virtual (Google Classroom), que pode se tornar um ambiente de troca, aprendizado e aproximação entre professor (a) e alunos (as) neste momento de ensino remoto.

Uma vez escolhida a história, você deverá traçar uma estratégia para que ela se torne, em um curto espaço de tempo (alguns dias ou semanas), familiar para as crianças da turma. Para isso, sugerimos que utilize mais de um método de contação de histórias, como por exemplo: vídeos on-line da história, história cantada, podcast (que pode ser, inclusive, gravado por você professor (a)) e leitura compartilhada em aula síncrona on-line (Jitsi meet). Além disso, a criança poderá entrar em contato com a história não apenas nos momentos de aula, mas também em diferentes momentos de sua rotina, como por exemplo a hora do banho ou a hora de dormir (peça auxílio da família para essa variação).

2ª Etapa: Métodos de contação de história

Para que a história se torne conhecida das crianças, tornando possível a prática do reconto, será necessário incorporá-la à rotina da turma, utilizando variados métodos de contação de história.

Alguns dos métodos que sugerimos são:

a) Roda de histórias – com todos sentados em roda, a professora conta a história, mostrando as ilustrações do livro para as crianças;

b) Teatro com fantoches (ou dedoches) – utilizando o recurso dos fantoches, a professora representa a história para as crianças;

c) História com música – utilizando um instrumento musical (violão, por exemplo), ou mesmo uma caixinha de som, a professora reproduz a história por meio da musicalização;

d) Cesto de contar histórias – em um cesto, com objetos e bonequinhos, a professora vai retirando e demonstrando os personagens para a turma; e

e) Dobraduras – escolhendo um dos personagens da história, a professora pode orientar as crianças para que, ao longo da contação, façam uma dobradura. Terminada a história, cada um terá seu próprio personagem.

Esses momentos podem ser adaptados para o ensino remoto por meio do agendamento de uma aula síncrona, que pode ser realizada com o uso da plataforma Jitsi meet, sendo as imagens compartilhadas com os alunos pelo compartilhamento de tela do seu computador. Também pode ser feita a gravação prévia de vídeos e/ou podcast, com a disponibilização dos seus links aos alunos, que poderão vê-los e ouvi-los quantas vezes quiserem.

É essencial que os métodos de contação de história escolhidos levem em consideração a importância de impactar as crianças, pois quanto mais significativa a contação for para elas, mais desenvolverão vínculos com as personagens e a história, o que facilitará o enriquecimento do vocabulário, bem como a memorização de detalhes e pontos centrais da narrativa.

3ª Etapa: A preparação das imagens que apoiarão o reconto

Uma vez que a turma esteja bastante familiarizada com a história, façam uma roda de conversa on-line (aula síncrona através da plataforma Jitsi Meet) para debater sobre quais são os principais pontos da história.

Depois disso, cada criança deverá ter um tempo para fazer a representação desses pontos em forma de desenho, sendo que cada parte da história deverá ser desenhada em uma folha de papel separada. Os alunos podem mostrar seus desenhos à turma com o uso da câmera de seus dispositivos, bem como enviar fotos dos desenhos feitos por eles por meio da aba “Atividades”, no Google Classroom.

É importante que a conversa coletiva aconteça, pois a troca de ideias e percepções é essencial para que as crianças desenvolvam suas próprias impressões sobre os pontos centrais da história trabalhada.

4ª Etapa: Reconto

Chegou a hora de colocar em prática o reconto!

A sugestão é que seja escolhido um momento da rotina escolar (remota e síncrona) para que cada criança tenha a oportunidade de fazer o seu reconto da história. Para que não fique cansativo para a turma, deve ser montado um cronograma, definido por sorteio, em que uma ou duas crianças façam o reconto por dia.

Cada criança deverá utilizar seus próprios desenhos como apoio para o momento do reconto, devendo ficar inteiramente à vontade para contar a história com as suas palavras e à sua maneira, sem intervenções do colega e da professora, que poderá apenas fazer a mediação caso a criança peça ajuda, sempre tranquilizando-a e orientando que conte a história de acordo com o que lembra e utilizando as palavras que quiser.

Aproveite este momento para fazer registros fotográficos (prints) e escritos, observando as particularidades de cada um de seus alunos, no sentido do vocabulário utilizado, os trechos da história que foram mais significativos para eles e de que forma fizeram a interpretação de passagens da narrativa original.

A prática do reconto é, além de muito divertida, essencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da organização de ideias em sequência, além de fazer com que a criança se aproprie do vocabulário trazido pela história, enriquecendo o repertório de suas linguagens oral e escrita.

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes
Adaptação para o ensino remoto elaborada pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan

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Como ajudar crianças a recontar histórias
Acesso em: 29 de março de 2021.

Conto e reconto
Acesso em: 29 de março de 2021.

A importância e o desafio da contação de histórias no desenvolvimento infantil: O conto e o reconto
Acesso em: 29 de março de 2021.

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