Aprimorar vocabulário, escrita, escuta, oralidade e demais habilidades linguísticas são alguns dos benefícios de incorporar a música nas aulas de inglês. “Há também uma baixa do muro afetivo dos alunos e o desenvolvimento de aspectos emocionais e de inclusão. A música contribui para deixar o ambiente leve, dinâmico, criativo e, com isso, favorável ao aprendizado”, acrescenta a professora da rede municipal de Manaus e mestre em Letras e Artes Luana Camila de Souza Lima.

Opinião compartilhada pelo professor do ensino médio da rede estadual em Fortaleza (CE) Matias Luz. Em fevereiro de 2022, uma aula dele cantando com os alunos viralizou no TikTok.“Há uma gestão motivacional perceptível. Quando trago uma música, ela tem potencial de envolver os alunos e tornar a aula mais animada e também reflexiva, dependendo do tema de sua letra”, pontua Luz.

Leia também: 9 planos de aula para ensinar inglês de forma lúdica

Trabalhar ‘speaking’ e a pronúncia são ganhos das atividades musicais na aula de inglês, uma vez que aspectos da oralidade são geralmente pouco explorados em livros didáticos e aplicativos de idioma. “Primeiro, eu e a classe lemos a letra juntos. Eu vou escrevendo na lousa e eles no caderno. Depois, cantamos. Isso ajuda os alunos a ganharem confiança e perderem a timidez de falar outra língua”, opina Luz.

Para Lima, ao trabalhar habilidades linguísticas com música, explora-se por tabela habilidades socioemocionais. “Durante a leitura da letra, por exemplo, é possível trazer à tona a leitura de mundo e saberes prévios que os estudantes trazem consigo”, exemplifica. “A escrita nos revela saberes relacionados à formação das palavras, etimologia e estruturas da língua em comparação à língua materna de cada grupo presente na escola. A escuta vai além da habilidade linguística e aporta sentimento e sensações. Já a fala abre portas para uma comunicação com o outro”, aprofunda.

Ensino fundamental

Lima é autora do projeto “A música como instrumento inclusivo no ensino de Língua Inglesa na Escola Waldir Garcia: diversidade no contexto amazônico”, voltado aos alunos do 1º ao 5º ano dessa escola manauara. O projeto teve como objetivo melhorar a comunicação e inclusão de alunos imigrantes do Haiti, Venezuela, Cuba e República Dominicana, sendo premiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

“Começamos a aula com os greetings (cumprimentos) e uma música para reforçá-los, possibilitando que os alunos se sintam inseridos no universo da língua inglesa. Em seguida, era feito um warm-up (aquecimento) com o intuito de sondar o saber prévio dos alunos acerca do tema que seria abordado na música”, compartilha.

“Na sequência, trabalhava-se a música em duas etapas: escuta (visualização e aprendizagem) seguida do canto (desenvolvimento da pronúncia e vocabulário) mais os conteúdos abordados. Em um terceiro momento, realizava uma atividade de reforço, que variava entre, pinturas, jogos, textos e exercícios impressos”, apresenta.

Para trabalhar diferentes temas e conteúdos nos anos iniciais do ensino fundamental, Lima indica as seguintes canções:

– “Hello, Goodbye”, The Beatles: Greetings.
– “What a wonderful world”, Louis Armstrong: The colors / nouns.
– “I believe I can fly”, R. Kelly: Abilities/Can.
– “Lazing on a Sunday Afternoon”, Queen: Days of the week / prepositions.
– “Rock around the clock”, Bill Haley & The Comets: Telling the time.
– “Friday, I´m in love”, The Cure: Days of the week.
– “I love my Family”/ “Baby Shark”: Family Members.
– “Perfect”, Ed Sheeran: Verb to be.
– “All of me”, John Legend: Present continuous.
– “Every breath you take’, The Police: Present Simple.
– “Have you ever seen the rain?”, Creedence Clearwater Revival: Past simple, will future e present perfect

A docente ainda sugere aos professores dois sites: ESL Song Lyrics— com uma lista completa que elenca músicas e seus respectivos conteúdos — e Lyrics Training. “Neste, é possível cantar e ao mesmo tempo completar a letra das músicas em todos os níveis”, acrescenta. Ainda como possíveis atividades, Lima recomenda:

– Get the learner attention

“Aumentar e diminuir o volume em determinados momentos exercita o foco e atenção na escuta da música”, explica.

– Lyric Grab

Consiste em espalhar palavras retiradas da letra da música e pedir que os estudantes as encontrem ao longo da escuta.

– What´s the song?

“Com partes de letras de diferentes músicas, toque-as uma por uma e peça que os estudantes enumerem cada parte de música de acordo com a ordem em que foram tocadas”, sugere.

– What´s the mistake?

A atividade tem como objetivo encontrar possíveis palavras, expressões ou frases que não fazem parte da música.

– Drawing the scene

A dinâmica tem o objetivo de estimular os alunos a expressarem os sentimentos evocados pela música por meio do desenho.

Ensino médio

No ensino médio, Luz fica atento às músicas e estilos que os alunos estão escutando para tentar incorporá-los às aulas . “Um segundo momento é pesquisar se aquela letra pode agregar conhecimento à aula e o que pode ser trabalhado por meio dela”, indica.

Segundo ele, também é possível resgatar e apresentar aos artistas clássicos do pop/rock internacional. “Porém, se a decisão for trazer uma canção antiga à aula, o segredo é contextualizá-la para despertar o interesse. Por exemplo, explicar a história da música, do artista, qual foi a importância dela pra música e os objetivos de trazê-la naquela atividade”, orienta.

Para essa etapa de ensino, Luz indica as seguintes canções:

– “Count on me”, Bruno Mars: Simple future
– “You’ve got a friend”, James Taylor: Simple future.
– “Don’t Stop Believin’”, The Journey: Present continuous, simple past e simple future.
– “As It Was”, de Harry Styles: Simple Present e WH Questions.

Veja mais:

Plano de Aula – Música “When I Am Sixty-Four” (The Beatles) para ensinar Futuro com Will

Plano de aula – Música “Octopus’s Garden” (The Beatles) para ensinar Would

Plano de aula – Música “Penny Lane” (The Beatles) para ensinar Simple Present

Plano de aula: Música “In My Life” (The Beatles) para ensinar Question Tag

“Aprender línguas é memorizar frases dentro de um contexto”, diz professora do “Inglês com música”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Veja 23 dicas para criar um clube de ciências na escola pública

Definir um coordenador das atividades e listar os materiais necessários auxiliam no planejamento

Saiba como trabalhar o repertório de Maria Bethânia na educação básica

Professoras usam a obra da cantora para ensinar história, filosofia e literatura

Filmes e globalização: “O diabo veste Prada” e mais 8 obras para abordar em aula

Produções mostram as consequências econômicas e sociais da integração mundial

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.