O “Projeto Conexões Culturais: museu, comunidade e escola” foi uma iniciativa da organização Parceiros da Educação que, em 2017, levou 2,8 mil alunos, professores e familiares de escolas da rede estadual de São Paulo a museus da capital. A experiência e as aprendizagens ocorridas no processo foram reunidas no Caderno Digital de Educação em Museus, que pode ser baixado gratuitamente.
Voltada a coordenadores, professores e demais profissionais da educação, a publicação possibilita que este público programe e alinhe suas visitas ao conteúdo curricular e fomente debates em sala de aula entre os estudantes. A discussão de temas transversais relacionados aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), como diversidade social, étnica e cultural é um exemplo do que pode ser levado para a sala de aula com a utilização do material.
“Com o caderno em mãos, mais oportunidades de interagir com a cidade por meio de seus patrimônios históricos e culturais estarão ao alcance do público em geral, sendo que momentos de aprendizagem os acompanharão, certamente, nessas jornadas”, defende a sócia-diretora da Tomara! Educação e Cultura, Ana Luiza Borges, que faz a coordenação técnica do Projeto.