Conteúdos
Este plano de aula integra uma série de materiais que trata de expressões populares utilizadas na língua portuguesa, sendo dedicado à expressão “puxa-saco”. Traz informações sobre a origem e como usar essa expressão popular.
Objetivos
- Compreender o que são expressões populares e como elas surgem;
- Entender a origem e o significado da expressão “puxa-saco”; e
- Saber utilizar a expressão no dia a dia.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- O que são expressões populares e de que forma elas surgem?;
- Origem e significado da expressão popular “puxa-saco”;
- Como usar a expressão popular “puxa-saco”; e
- Exercícios de fixação.
Palavras-chave:
Expressões populares. “Puxa-saco”.
Previsão para aplicação:
1 aula (50 min).
1ª Etapa: O que são expressões populares e de que forma elas surgem?
Comece a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são expressões populares, discutindo coletivamente tudo o que for trazido pela turma.
Em seguida, explique que expressões populares são frases ou termos usados por várias pessoas para expressar uma ideia de maneira divertida ou rápida. Essas expressões têm, muitas vezes, um significado que não é literal, ou seja, não quer dizer exatamente o que as palavras representam. Elas surgem por meio de acontecimentos da vida real, por conta de histórias, pela forma como as pessoas começam a usar certas palavras para descrever situações e, até mesmo, em razão de fatos históricos.
Conte à turma que, ao longo do tempo, as pessoas foram inventando essas expressões para descrever situações do cotidiano de forma criativa, para que todos pudessem entender rapidamente. Considerando que a língua portuguesa é falada há muito tempo no Brasil, muitas expressões surgiram ao longo dos anos e seguem sendo usadas até hoje.
Neste plano de aula, trataremos da expressão “puxa-saco”.
2ª Etapa: Origem e significado da expressão popular "puxa-saco"
Escreva na lousa a expressão “puxa-saco”. Em seguida, divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam o que acham que significa essa expressão popular. Dê a eles alguns minutos e, ao final desse tempo, um representante de cada grupo deve compartilhar as conclusões com a turma.
Depois desse momento inicial, em que você deve mediar os debates e incentivar a troca de ideias, conte aos alunos que a expressão “puxa-saco” é uma maneira informal de se referir a alguém que elogia ou bajula exageradamente outra pessoa, muitas vezes com o objetivo de obter algum benefício ou vantagem. Embora seja comum em situações do cotidiano, a expressão tem um tom pejorativo e nem sempre é bem vista.
Conte, ainda, que a expressão vem do meio militar, pois os soldados tinham de carregar os pertences de oficiais superiores, o que os fazia parecer serviçais. Com o tempo, essa ação foi associada à ideia de bajulação excessiva, dando origem ao termo “puxa-saco”.
Reforce que expressões populares fazem parte da língua e refletem aspectos culturais, podendo ser usadas de forma bem-humorada, mas exigindo atenção para não serem ofensivas.
3ª Etapa: Como usar a expressão popular "puxa-saco"
Retomando a etapa anterior, explique aos alunos que “puxa-saco” é um termo usado para descrever alguém que exagera nos elogios a outra pessoa, especialmente se houver intenção de ganhar algo em troca.
Apresente exemplos para ilustrar o uso da expressão:
- Um aluno que sempre leva presentes ao professor e elogia tudo o que ele faz, esperando ganhar notas melhores, pode ser chamado de “puxa-saco”.
- No ambiente de trabalho, um funcionário que concorda com tudo o que o chefe diz, mesmo quando não acredita naquilo, também pode ser considerado “puxa-saco”.
- Entre amigos, quando um deles faz elogios exagerados a outro para tentar conseguir favores, os demais podem brincar dizendo: “Deixa de ser puxa-saco!”
Reforce que a expressão é usada de maneira coloquial e que seu tom pode variar conforme a intenção e o contexto da conversa.
4ª Etapa: Proposta de fixação
Para garantir que as crianças compreendam bem o significado e o uso da expressão, aplique a seguinte proposta:
Jogo de interpretação
Divida a turma em pequenos grupos e forneça situações fictícias, em que um personagem pode ou não estar agindo como “puxa-saco”. Cada grupo deve encenar a cena, enquanto os demais alunos observam e discutem se a expressão se aplica ou não ao contexto.
Veja abaixo algumas ideias de situações fictícias, para serem utilizadas nessa proposta:
- Na escola – Um aluno sempre leva lanches extras para o professor e elogia cada aula, dizendo que nunca viu um professor tão incrível. Depois, ele pede para o professor reconsiderar a nota de sua prova.
- No trabalho – Um funcionário concorda com todas as ideias do chefe, mesmo quando sabe que algumas não são boas. Ele sempre diz que o chefe é genial e o melhor líder que já existiu.
- Entre amigos – Uma criança sempre elogia exageradamente o colega que tem um videogame novo e diz que ele é a pessoa mais legal da turma. Depois, pede para ir à casa dele para jogar.
- Em casa – Um irmão sempre ajuda a mãe sem que ela peça e diz que ela é a melhor mãe do mundo. Logo depois, pede dinheiro para comprar um brinquedo.
- No time de futebol – Um jogador sempre elogia o treinador e diz que ele é o melhor técnico do mundo. Em seguida, pede para ser o capitão do time.
Conclua reforçando que expressões populares fazem parte da língua falada e ajudam a expressar ideias de forma criativa, mas é sempre importante usá-las com respeito e atenção ao contexto.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: Maica – Getty Images