Conteúdos
Este plano de aula integra uma série de materiais que tratam de expressões populares utilizadas na língua portuguesa, sendo dedicado à expressão “santo do pau oco”. Traz informações sobre a origem e como usar essa expressão popular.
Objetivos
- Compreender o que são expressões populares e como elas surgem;
- Entender a origem e o significado da expressão “santo do pau oco”; e
- Saber utilizar a expressão no dia a dia.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- O que são expressões populares e de que forma elas surgem?;
- Origem e significado da expressão popular “santo do pau oco”;
- Como usar a expressão popular “santo do pau oco”; e
- Exercícios de fixação.
Palavras-chave:
Expressões populares. “Santo do pau oco”.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min/cada).
1ª Etapa: O que são expressões populares e de que forma elas surgem?
Comece a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são expressões populares, discutindo coletivamente tudo o que for trazido pela turma.
Em seguida, explique que expressões populares são frases ou termos usados por várias pessoas para expressar uma ideia de maneira divertida ou rápida. Essas expressões têm, muitas vezes, um significado que não é literal, ou seja, não quer dizer exatamente o que as palavras representam. Elas surgem por meio de acontecimentos da vida real, por conta de histórias, pela forma como as pessoas começam a usar certas palavras para descrever situações e, até mesmo, em razão de fatos históricos.
Conte à turma que, ao longo do tempo, as pessoas foram inventando essas expressões para descrever situações do cotidiano de forma criativa, para que todos pudessem entender rapidamente. Considerando que a língua portuguesa é falada há muito tempo no Brasil, muitas expressões surgiram ao longo dos anos e seguem sendo usadas até hoje.
Neste plano de aula, trataremos da expressão “santo do pau oco”.
2ª Etapa: Origem e significado da expressão popular "santo do pau oco"
Escreva na lousa a expressão “santo do pau oco”. Em seguida, divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam o que acham que significa essa expressão popular. Dê a eles alguns minutos e, ao final desse tempo, um representante de cada grupo deve compartilhar as conclusões com a turma.
Depois desse momento inicial, em que você deve mediar os debates e incentivar a troca de ideias, conte aos alunos que a expressão “santo do pau oco” é usada para descrever alguém que parece ser uma boa pessoa, mas que, na verdade, está escondendo algo errado ou não é tão honesto quanto aparenta. Conte que essa expressão surgiu no Brasil, na época em que o país era colônia de Portugal. Naquela época, os portugueses cobravam altos impostos sobre o ouro, e algumas pessoas começaram a esconder ouro dentro de estátuas ocas de santos de madeira. Assim, os santos eram ocos por dentro, e as pessoas usavam essas imagens religiosas para esconder o ouro e evitar o pagamento dos impostos.
Com o tempo, a expressão “santo do pau oco” passou a ser usada para se referir a pessoas que aparentam ser confiáveis e honestas, mas que escondem segundas intenções ou fazem algo errado. Explique que, hoje, chamamos alguém de “santo do pau oco” quando percebemos que essa pessoa não é tão sincera, correta ou justa quanto parece ser.
3ª Etapa: Como usar a expressão popular "santo do pau oco"
Retomando a etapa anterior, explique aos alunos que a expressão “santo do pau oco” é usada para falar de pessoas que se mostram de um jeito, mas que, na verdade, têm intenções ocultas ou agem de forma enganadora. É uma expressão usada quando queremos mostrar que alguém parece honesto, mas, no fundo, não é.
Para ilustrar, você pode usar o exemplo de um colega que age como se fosse muito gentil, mas que depois é descoberto fazendo algo desonesto, como espalhar boatos sobre outras pessoas. Nesse caso, ele poderia ser chamado de “santo do pau oco” porque finge ser uma coisa, mas age de outra forma.
Outro exemplo pode ser de um aluno que sempre promete estudar para as provas, mas acaba colando na hora do teste. Esse aluno finge que é dedicado, mas esconde suas verdadeiras intenções e, por isso, pode ser considerado um “santo do pau oco”.
Peça às crianças que pensem em exemplos do dia a dia, em que uma pessoa pode parecer uma coisa, mas ser outra por dentro, compartilhando suas ideias com a turma.
4ª Etapa: Exercícios de fixação
Abaixo, veja sugestões de exercícios de fixação:
Proposta 1: Criação de personagens
Peça que cada aluno invente uma personagem fictícia, que possa ser considerada um “santo do pau oco”. Eles deverão desenhar a personagem e escrever uma breve descrição sobre o que ela aparenta ser e o que realmente esconde.
Depois, cada aluno pode apresentar seu personagem para a turma e explicar por que é um “santo do pau oco”.
Proposta 2: Caça aos comportamentos do “santo do pau oco”
Distribua para a turma papéis em que estejam descritos comportamentos. Coletivamente, os alunos deverão discutir cada um desses comportamentos e separar aqueles que poderiam ser atribuídos a um “santo do pau oco”.
Exemplos de comportamentos:
- “Promete fazer a tarefa de casa, mas copia do colega na última hora.”
- “Finge ser muito educado com os professores, mas trata os colegas de forma rude.”
- “Ajuda os amigos quando precisam de verdade.”
- “Promete guardar segredo, mas depois conta para outras pessoas.”
- “Diz que vai se dedicar ao grupo, mas deixa todo o trabalho para os outros.”
- “É sempre muito gentil com todos”.
- “Cumpre seus compromissos e busca ser um bom amigo”.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: VANDAL Photography – Getty Images