Conteúdos
Este plano de aula integra uma série de materiais que tratam de expressões populares utilizadas na língua portuguesa, sendo dedicado à expressão “pagar o pato”. Traz informações sobre a origem e como usar essa expressão popular.
Objetivos
- Compreender o que são expressões populares e como elas surgem;
- Entender a origem e o significado da expressão “pagar o pato”; e
- Saber utilizar a expressão no dia a dia.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- O que são expressões populares e de que forma elas surgem?;
- Origem e significado da expressão popular “pagar o pato”;
- Como usar a expressão popular “pagar o pato”; e
- Exercícios de fixação.
Palavras-chave:
Expressões populares. “Pagar o pato”.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min/cada).
1ª Etapa: O que são expressões populares e de que forma elas surgem?
Comece a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são expressões populares, discutindo coletivamente tudo o que for trazido pela turma.
Em seguida, explique que expressões populares são frases ou termos usados por várias pessoas para expressar uma ideia de maneira divertida ou rápida. Essas expressões têm, muitas vezes, um significado que não é literal, ou seja, não quer dizer exatamente o que as palavras representam. Elas surgem por meio de acontecimentos da vida real, por conta de histórias, pela forma como as pessoas começam a usar certas palavras para descrever situações e, até mesmo, em razão de fatos históricos.
Conte à turma que, ao longo do tempo, as pessoas foram inventando essas expressões para descrever situações do cotidiano de forma criativa, para que todos pudessem entender rapidamente. Considerando que a língua portuguesa é falada há muito tempo no Brasil, muitas expressões surgiram ao longo dos anos e seguem sendo usadas até hoje.
Neste plano de aula, trataremos da expressão “pagar o pato”.
2ª Etapa: Origem e significado da expressão popular "pagar o pato"
Escreva na lousa a expressão “pagar o pato”. Em seguida, divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam o que acham que significa essa expressão popular. Dê a eles alguns minutos e, ao final desse tempo, um representante de cada grupo deve compartilhar as conclusões com a turma.
Depois desse momento inicial, em que você deve mediar os debates e incentivar a troca de ideias, conte aos alunos que a expressão “pagar o pato” está relacionada às feiras que aconteciam antigamente, em Portugal. Nessa época, os feirantes usavam um pato de madeira para representar um animal de verdade. Esse pato era uma espécie de símbolo de algo que sempre estava presente em várias situações, como a ideia de alguém que deveria ser responsabilizado por algo. Existem também outras histórias que contam que, antigamente, quem cometia algum erro ou fazia algo errado nas feiras acabava sendo punido, e a culpa sempre “caiu” sobre o pato, um animal que parecia estar sempre por perto, mas não tinha culpa de nada. Por isso, o pato foi associado à ideia de “pagar” pelo erro dos outros.
Portanto, quando alguém diz que vai “pagar o pato”, geralmente quer dizer que vai assumir a culpa por algo que não fez ou vai se responsabilizar por um problema que não criou. Por exemplo, se um amigo fizer algo errado e você acabar sendo culpado, pode dizer que está “pagando o pato”.
3ª Etapa: Como usar a expressão popular "pagar o pato"
Retomando a etapa anterior, explique aos alunos que a expressão “pagar o pato” é usada quando alguém assume a culpa por algo que não fez ou se responsabiliza por um problema que não causou.
Para ilustrar, dê à turma o exemplo de um grupo de amigos que fez bagunça na sala de aula e, no final, o professor acaba chamando apenas um aluno para dar explicações. Esse aluno, que não foi o único responsável, pode dizer: “Eu vou acabar pagando o pato por todos.”. Aqui, ele está dizendo que, embora não tenha sido o único culpado, será ele quem vai ter que se explicar e enfrentar as consequências.
Outro exemplo pode ser de um irmão mais novo quebra um objeto na casa e coloca a culpa no irmão mais velho, que pode falar: “Eu estou pagando o pato por algo que nem fiz!”. Neste caso, o irmão mais velho está dizendo que está assumindo a culpa pela quebra do objeto, embora o verdadeiro responsável seja o irmão mais novo.
Peça às crianças que pensem em exemplos do dia a dia, em que uma pessoa é culpada (ou responsabilizada) por algo que não fez, compartilhando suas ideias com a turma.
4ª Etapa: Proposta de fixação
Abaixo, veja sugestões de exercícios de fixação:
Para reforçar o significado da expressão “pagar o pato”, os alunos participarão de uma atividade em pequenos grupos. Cada grupo receberá um conjunto de cartões com diferentes situações ilustradas ou descritas, algumas representando corretamente o uso da expressão e outras não. O desafio será discutir em grupo e separar os cartões entre aqueles que realmente exemplificam a ideia de “pagar o pato” e os que não correspondem ao sentido da expressão. Depois de organizarem os cartões, cada grupo escolherá uma das situações corretas e encenará rapidamente para a turma, sem dizer a expressão explicitamente. Os demais alunos deverão adivinhar qual situação foi representada e dizer se ela exemplifica corretamente “pagar o pato” ou não. Ao final, a turma discutirá os significados das cenas apresentadas e reforçará o aprendizado da expressão, garantindo que todos compreendam seu uso no dia a dia.
Exemplos de situações que ilustram corretamente o uso da expressão “pagar o pato”:
- João estava brincando na sala quando alguém derrubou um copo de suco. Como ele estava mais perto, a professora achou que foi ele e pediu para que limpasse a bagunça, mesmo sem ter sido o responsável.
- No recreio, um grupo de crianças jogava futebol quando a bola bateu na janela e quebrou o vidro. Como ninguém quis assumir a culpa, o professor responsabilizou apenas um aluno que nem estava jogando.
- Maria e sua amiga estudaram juntas para uma prova, mas a amiga esqueceu o caderno aberto sobre a mesa. A professora pensou que Maria estava colando e tirou pontos da sua nota, mesmo ela não tendo feito nada errado.
Exemplos de situações que NÃO ilustram corretamente o uso da expressão “pagar o pato”:
- Lucas esqueceu seu lanche em casa e ficou com fome no recreio. (Aqui, ele não está sendo punido por algo que não fez, apenas esqueceu o lanche.)
- Carla ajudou sua irmã a organizar os brinquedos no quarto depois de brincar. (Isso é apenas cooperação, não uma situação de injustiça.)
- Pedro ganhou um presente de aniversário de seus pais. (Não há relação com “pagar o pato”, pois não há uma consequência injusta.)
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: Kanmu – Getty Images