Conteúdos

O presente plano de aula apresenta uma proposta de leitura e escrita a partir do estudo literário, para que seja possível que os/as estudantes conheçam livros, façam escolhas e indicações de leituras. Na BNCC, há uma habilidade indicada: (EF05LP14) Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto). Os/as estudantes terão a oportunidade de ler, conversar sobre as leituras, conhecer resenhas literárias e organizar suas indicações em um mural, que seja visto por muitas pessoas.

  • Leitura e compreensão.
  • Indicação literária.
  • Resenha literária.

Objetivos

  • Ampliar o repertório literário.
  • Ler e compreender os livros lidos.
  • Fazer indicação literária, a partir de uma escolha pessoal.
  • Escrever resenha de indicação literária.
  • Revisar o próprio texto.

Anos:

3º ao 5º ano do ensino fundamental I (anos iniciais).

Previsão para aplicação:

8 aulas (50 min/aula). 

Proposta de trabalho:

Para fazer a indicação de livros, é preciso conhecê-los. Saber o que gosta ou não, em relação à literatura, é escolha uma pessoal, mas para fazer escolhas é preciso ter repertório. A proposta será oferecer espaço e tempo para leituras para fruição, empréstimo de livros e análises de resenhas, até que seja possível fazer a própria indicação literária.

1ª Etapa: Repertoriar

O primeiro passo será levantar com a turma os seus gostos literários. Pode ser que os alunos falem de algum livro específico ou de algum gênero, e nesse momento será importante registrar o que for falado pelos/as estudantes. Caso alguém fale que não gosta de livros, será uma boa oportunidade para incentivar a leitura.

Em seguida, o/a docente apresentará um livro de que gosta e falará sobre ele, fazendo a indicação literária de forma a despertar curiosidade e interesse pela leitura. Ser modelo, deixando como exemplo como se faz uma indicação, servirá para que a turma tenha ideia de como farão as próprias indicações. Será importante perguntar quem se interessou por esse livro indicado pelo/a docente e o porquê, pedindo que expliquem o que chamou atenção na indicação, o que despertou interesse e curiosidade pelo livro.

Em seguida, apresente à turma algumas indicações literárias disponíveis nas diversas mídias, feitas por diversas pessoas, e pergunte:

  • Essa resenha te motivou a ler o livro indicado? Por quê? O que será que há de interessante nesse livro?

Exemplos de resenhas que podem ser lidas em voz alta para a turma:

Fonte: Revista Na Ponta do Lápis – Olimpíada de Língua Portuguesa, p. 43. Disponível em: Palavras abrem caminhos. Acesso em: 18 de maio de 2023.
Fonte: Avisa Lá Indica. Acesso em: 18 de maio de 2023.

Ainda, é possível apresentar vídeos que mostrem pessoas fazendo a indicação literária de livros. A seguir estão algumas opções, disponíveis no canal Instituto Avisa Lá, com Ana Carolina Carvalho:

Indicação de livro Amoras:
Avisa Lá Indica com Ana Carolina Carvalho #01. Acesso em: 18 de maio de 2023.

Indicação de livro: Maremoto:
Avisa Lá Indica com Ana Carolina Carvalho #06. Acesso em: 18 de maio de 2023.

A cada resenha apresentada, retome a questão: Essa resenha te motivou a ler o livro indicado? Por quê? O que será que há de interessante nesse livro?

Outros sites que podem ser explorados:

Guia de Indicações Literárias A Taba – Edição de 2020. Acesso em: 18 de maio de 2023.

Avisa Lá Indica. Acesso em: 18 de maio de 2023.

2ª Etapa: Fazer as próprias escolhas literárias

Caso a escola tenha uma biblioteca, a turma poderá realizar esta etapa no local. Se não houver esse espaço, o/a docente pode montar uma pequena biblioteca na sala de aula, organizando os livros em um canto que os/as estudantes possam explorar. É importante disponibilizar uma variedade de gêneros, tipos, tamanhos e autores. Vale fazer uma curadoria que considere:

  • Livros com textos curtos e longos.
  • Livros de autores nacionais e estrangeiros.
  • Livros clássicos e contemporâneos.
  • Livros só de imagens.
  • Livros narrativos de diversos gêneros.
  • Livros de poemas.
  • Livros que tenham textos teatrais.
  • Livros de divulgação científica (com maior e menor complexidade).
  • Livros em outras línguas.

Quanto mais variado, mais possibilidades de escolhas os/as estudantes terão. Não deixe de separar tempo para que peguem os livros, leiam, troquem e explorem de forma autônoma. Feito isso, organize uma roda de conversa e peça para que cada um fale sobre essa experiência: o que chamou atenção, qual livro gostou, qual não gostou – e comentem sobre isso. Explique, ainda, que terão outros dias para explorar os livros (o/a docente pode organizar outros momentos da rotina semanal para essa proposta). 

Ao final da aula, explique que cada estudante levará para casa um livro emprestado, e combine o prazo de devolução. Será importante que cada estudante faça sua escolha literária e registre em uma folha que ficará com o/a docente:

  • Estou levando o livro…
  • Escolhi essa leitura porque… (a proposta é que escrevam um parágrafo explicando o que motivou a escolha do livro ou o que acham que acontece na história. No dia da devolução, cada um vai confrontar sua ideia de antes de ler – o que o livro parecia ser – e como foi depois da leitura – se o livro era como se imaginava).

No dia da devolução, peça para que cada um pegue sua folha com o registro anterior e leia sua motivação para ler o livro, avaliando se aquela ideia inicial se manteve ou se o livro foi diferente do que imaginava. Em uma roda de conversa, peça para que cada um fale sobre seu livro, comentando suas ideias iniciais e atuais sobre aquela leitura.

Esse movimento poderá se repetir nas aulas seguintes, para que os/as estudantes tenham a oportunidade de ler outros livros.

3ª Etapa: Escrever suas resenhas de indicação literária

Esta etapa será dividida em dois momentos: primeiro em grupo e depois individualmente. A proposta em grupo será importante para que os/as estudantes possam trocar ideias com seus pares, façam escolhas juntos, confrontem ideias, escrevam e revisem o texto produzido. Para os dois momentos, será importante que o/a docente circule pela sala, acompanhe as produções e faça as intervenções que forem necessárias.

Antes de escrever as resenhas (tanto no momento em grupo quanto no momento individual), será importante relembrar alguns passos para planejar essa escrita:

  • Lembrar as características das resenhas de indicação literária, para quem ela é escrita e de que forma será exposta.
  • Escolher qual livro será indicado (cada estudante faz a sua escolha, a partir dos livros disponíveis).
  • Refletir sobre qual é o aspecto do livro mais interessante, tomando o cuidado de divulgá-lo sem prejudicar leituras futuras.
  • Escrever trechos ou contar sobre a ideia central da história, de forma a chamar atenção do leitor.
  • Divulgar quem é o autor (e ilustrador, caso houver).

Esse planejamento é importante para que os/as estudantes pensem previamente sobre o que será escrito e como podem organizar as ideias. 

Depois de planejar, oriente os alunos, para que escrevam suas indicações literárias (tanto no momento em grupo quanto no individual). Assim que todos terminarem, peça que troquem seus textos entre os colegas, que deverão colaborar com a revisão da escrita.

Depois de todo o processo finalizado, com todos os textos escritos individualmente revisados (com a ajuda do/a docente), peça que passem a limpo em um cartaz / painel, para expor pela escola, formando um mural que chame atenção das pessoas. Os funcionários, os familiares e os demais estudantes da escola poderão ser convidados para conhecer o painel de indicações literárias da turma.

Materiais Relacionados

Para saber mais sobre as indicações literárias e a formação de leitores:

  • Revista Nova Escola – seleção de livros: Ler e Escrever na Escola, de Delia Lerner:

Livro 1: Ler e Escrever na Escola, de Delia Lerner. Acesso em: 19 de maio de 2023.

  • Indicações pelo Instituto Avisa Lá:

Avisa Lá Indica. Acesso em: 19 de maio de 2023.

Referências:

  • CARVALHO, A. C. BAROUKH, J. A. Ler antes de saber ler – oito mitos escolares sobre a leitura literária. São Paulo: Panda Books, 2018.
  • LERNER, Délia. Ler e Escrever na Escola – o real, o possível e o necessário. São Paulo: Artmed, 2002.
  • REYS, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

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