O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é o principal indicador de resultados da qualidade da educação brasileira. Mas será que ele reflete a realidade das escolas públicas?

Cálculo do Ideb

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Como todo indicador, ele tem aspectos positivos e negativos.

Segundo o professor da faculdade de educação da Universidade de São Paulo (USP) Ocimar Alavarse, o índice não retrata toda a realidade escolar brasileira, mas consegue fazer um panorama de boa parte do trabalho. “Os testes são aplicados e processados pelo Inep, mas os resultados, na verdade, são produtos do trabalho das escolas, evidentemente, nas condições em que elas operam”, avalia.

No vídeo, Alavarse explica como funciona o Ideb e seu contexto na avaliação da educação, além de analisar seus resultados e como as escolas podem fazer uso desses dados para melhorar a gestão escolar.

Veja mais:

O que é avaliação institucional participativa (AIP)?

O que significa a criação do Sistema Nacional de Educação?

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Aulas de reforço de matemática facilitam aprendizado com exemplos do cotidiano

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.