Conteúdos

Neste plano de aula abordamos os povos nativos do território americano, sua cultura, organização política, econômica e social antes da colonização europeia. Entre os objetivos está a desconstrução dos estereótipos a respeito dos povos indígenas pré-colombianos a partir da compreensão da sua construção de sociedade.

● Povos indígenas da América;
● Colonização europeia na América; e
● Organizações sociais pré-colombianas.

Objetivos

● Compreender as diferentes formas de organização dos povos indígenas americanos;
● Reconhecer a diversidade de cultura e organização social dos povos indígenas americanos; e
● Refletir sobre o impacto da colonização europeia na organização dos povos indígenas americanos.

Ensine também:

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Ano:

1º Ano do Ensino Médio.

Palavras-chave:

Povos indígenas. Colonização. Europa. América. Pré-colombiana.

Previsão para aplicação:

3 aulas (50 minutos cada), sendo 1 aula para apresentação de seminário.

1ª Etapa: Contextualização

Professor/a, nesta etapa você deve introduzir o assunto que será trabalho durante a aula com os alunos.

Para dar início à aula, mostre para os estudantes a imagem a seguir:

GARCIA, Joaquim Torres. SULEAR. América Invertida. 1943

Oriente os estudantes a observarem a imagem e faça perguntas orientadoras sobre o tema que você irá aprofundar nas etapas seguintes da aula. Faça os seguintes questionamentos:

● O que você vê na imagem?
(aqui, peça que o aluno descreva exatamente o que ele enxerga, sem interpretações)
● Você já conhecia essa imagem? Se sim, onde você a viu?
● Qual significado o autor da imagem buscava quando a criou?

2ª Etapa: Problematização e aprofundamento

Professor/a, esta etapa tem como objetivo aprofundar a discussão do tema proposto para a aula.

Para isso, leia com a turma o excerto textual a seguir, dando início às reflexões:

“Na realidade nosso Norte é o Sul. Não deve haver norte, para nós, senão por oposição ao nosso Sul. Por isso, pomos agora o mapa ao contrário, e assim temos a ideia correta de nossa posição, e não como querem no resto do mundo. A ponta da América, ao prolongar-se, a partir de agora, assinala insistentemente o Sul, nosso Norte”.

Joaquín Torres García. La Escuela del Sur. In: Universalismo constructivo. Madrid: Alianza Editorial, 1984

● Após a leitura do trecho com a turma, discuta o teor crítico contido na proposta de “inversão” do mapa, colocando a América apontando para o Sul e não para o Norte geográfico. Lembre os seus alunos de que os mapas são também instrumentos políticos, razão pela qual a sua elaboração tem significados que vão além de somente trazer localizações; e
● Lembre os estudantes de que o continente americano foi colonizado pela Europa, que se localiza no Hemisfério Norte do globo, de forma que o “sulear-se” é também colocar-se em oposição à colonização europeia e aos seus legados no continente americano.

A partir dessa reflexão a respeito da colonização europeia na América, introduza o tema central da aula, questionando quem eram os povos que viviam no continente americano antes da chegada dos europeus.

● Questione aos estudantes quais povos pré-colombianos eles conhecem. É possível que a turma cite os povos mais conhecidos, como Incas, Maias e Astecas. Esse momento é uma oportunidade para aprofundar a discussão sobre outros povos da América, como os povos originários brasileiros;
● Explique que os povos pré-colombianos podem ser divididos em três categorias de organização:
o Sociedades caçadoras e coletoras: povos nômades que viviam majoritariamente dos recursos naturais do território, a exemplo de alguns povos indígenas brasileiros.
o Sociedades de subsistência: grupos seminômades, que praticavam agricultura primitiva aliada à caça e à coleta, como é o caso dos povos tupi-guarani no Brasil.
o Sociedades com produção agrícola excedente: sociedades sedentárias, de organização social complexa, que dominavam uma grande diversidade de técnicas, como a metalurgia, as obras hidráulicas e a agricultura de grande porte. Os povos pré-colombianos Incas, Maias e Astecas são exemplos dessa forma de organização.
● Retome com os estudantes conceitos, como o politeísmo, o teocentrismo e a economia agrícola, que fazem parte da estrutura de parte das sociedades indígenas pré-coloniais.

Nesta etapa da aula, é essencial incentivar os estudantes a refletir sobre a importância e a diversidade de organização econômica, cultural, social, política e religiosa dos povos indígenas americanos, desconstruindo estereótipos acerca dos povos originários.

3ª Etapa: Sistematização

Professor/a, esta etapa tem como objetivo sistematizar os conhecimentos dos estudantes a respeito do tema trabalhado durante a aula.

Nesse momento, os alunos deverão elaborar um roteiro de pesquisa para um seminário, que será apresentado na aula proposta nesta sequência.

Para isso, divida a sala em 3 grupos:

● Grupo 1: Sociedades caçadoras e coletoras.
● Grupo 2: Sociedades de subsistência.
● Grupo 3: Sociedade com produção agrícola excedente.

Cada grupo ficará responsável por pesquisar sobre uma forma de organização dos povos indígenas americanos. Os estudantes deverão realizar as pesquisas, registrar as informações em uma apresentação escrita (slide, vídeo, cartaz etc.) e apresentar em formato de seminário para o restante da turma na aula seguinte.

As pesquisas, necessariamente devem abordar os seguintes tópicos:

● Forma de vida e organização política, econômica e social;
● Cultura dos povos indígenas;
● Impacto da colonização europeia; e
● Legado cultural nos dias atuais.

Para garantir que todos os membros do grupo participem da elaboração do trabalho, estipule os seguintes papéis, que deverão existir dentro de cada um dos grupos:

● Líder: responsável por organizar e gerir as tarefas que deverão ser realizadas pelo grupo, dando apoio aos demais membros em suas funções;
● Pesquisador: um ou mais estudantes, que ficarão responsáveis por buscar as fontes para a pesquisa sobre o tema;
● Escritor: um ou mais alunos, responsáveis por sistematizar as informações no material que será apresentado para a turma;
● Orador: um ou mais alunos, que ficarão responsáveis por apresentar o seminário para o restante da turma; e
● Tutor: um ou mais alunos, responsáveis por responder às perguntas que eventualmente sejam realizadas durante a apresentação do seminário.

Após a divisão dos grupos por temas, dê tempo para que os estudantes façam organizem-se nos papéis detalhados acima, anotando os seus nomes e respectivas funções.

Lembre os estudantes que as pesquisas devem ser realizadas em sites de confiança e que as fontes devem ser apresentadas na elaboração do trabalho.

Na aula em sequência, organize a apresentação dos seminários. Estipule o tempo de exposição para cada grupo, prevendo um momento para perguntas e elucidação de dúvidas.

Plano de aula elaborado pela Profª Júlia Bitencourt.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Professora Dr.ª Aline Bitencourt Monge

Materiais Relacionados

● Joaquín Torres García. La Escuela del Sur. In: Universalismo constructivo. Madrid: Alianza Editorial, 1984.
O Sul é meu Norte – Estudos Latino-americanos – UFRGS.
Acesso em: 29 de setembro de 2022.
● Henrique Peregalli. A América que os europeus encontraram. São Paulo: Atual, 1994.

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