Conteúdos

Este plano de aula traz um panorama completo da Caatinga, um bioma brasileiro repleto de encantos e surpresas, abordando aspectos como o clima, relevo, hidrografia, fauna e flora.

● Ecossistemas e biomas – o que são?;
● Clima da Caatinga;
● Relevo da Caatinga;
● Hidrografia da Caatinga;
● Vida animal presente na Caatinga;
● Vida vegetal presente na Caatinga;
● Ameaças; e
● Por que a Caatinga é única?

Objetivos

● Conhecer as características principais da Caatinga; e
● Refletir sobre questões como as ameaças existentes e por qual razão a Caatinga é única.

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Palavras-chave:

Geografia. Ciências. Ecossistemas. Biomas. Caatinga.

Ano:

2º e 3º anos do Ensino Fundamental.

Previsão para aplicação:

3 aulas (50 min/aula).

Proposta de trabalho:

A sugestão é que você faça uma primeira conversa com a turma, com o objetivo de que as crianças levantem suas hipóteses acerca da Caatinga. A ideia é que você atue como mediadora, podendo fazer perguntas que estimulem o debate (por exemplo: Será que na Caatinga faz frio ou calor? Que animais vivem lá?).

Anote (ou registre de alguma outra forma) os pontos trazidos pelos alunos, para debater com eles ao final do estudo que será realizado ao longo das três próximas aulas.

 

1ª Etapa: Ecossistemas e biomas – o que são?

biomas do brasil
Biomas do Brasil (crédito: reprodução/ Toda Matéria) Acesso em: 27 de junho de 2022.

Faça uma exposição para os alunos demonstrando que, embora bioma e ecossistema sejam conceitos diferentes, eles estão intimamente relacionados, uma vez que:

a) Os ecossistemas são formados pela interação de organismos vivos com os ambientes físicos (clima, relevo etc);

b) Os biomas são formados por conjuntos de ecossistemas de características similares e, de maneira geral, têm um tipo de vegetação dominante;

c) No Brasil, há uma diversidade bastante significativa de climas e relevo, bem como de tipos de vida animal e vegetal. Em razão dessa grande diversidade, o território nacional conta com 6 (seis) biomas:
● Amazônia;
● Caatinga;
● Cerrado;
● Mata Atlântica;
● Pampa; e
● Pantanal.

d) Neste momento, o objeto de estudo será a Caatinga, com todas as suas particularidades e belezas. Vamos lá?

2ª Etapa: Clima da Caatinga

Acerca do clima da Caatinga, converse com seus alunos, destacando os seguintes pontos:

e) Na Caatinga, o clima é semiárido;

f) Como características principais do clima da região, podemos dizer que as temperaturas são altas e as chuvas são irregulares, com períodos de estiagem que podem durar até nove meses; e
g) A Caatinga é uma das regiões mais secas do mundo.

3ª Etapa: Relevo da Caatinga

(crédito: reprodução/ Aulatica) Acesso em: 27 de junho de 2022.

Quanto ao relevo da Caatinga, é importante dizer são encontradas na região quatro principais formas de relevo, quais sejam:

a) Serras;

b) Chapadas;

c) Planaltos; e

d) Depressão sertaneja.

Essa grande variedade de relevos forma uma espécie de mosaico, com solos diversos e com características distintas em curtas distâncias.

4ª Etapa: Hidrografia da Caatinga

No que diz respeito à hidrografia da Caatinga, é importante que você destaque que a maioria dos rios da região são intermitentes. Eles correm no período das chuvas e secam no período da estiagem.

5ª Etapa: Fauna – a vida animal presente na Caatinga

É interessante contar a seus alunos que, devido às singularidades da região, a fauna da Caatinga é muito diversa, sendo composta por mais de 800 espécies. Converse com eles sobre os animais mais comuns da região, mostrando imagens e expondo as impressões da turma sobre cada um deles.

a) Ararinha-azul

ararinha azul
(crédito: reprodução/ G1)

b) Tamanduá-bandeira

(crédito: reprodução/ A Caatinga)

c) Tatu-canastra

(crédito: reprodução/ Agência Brasília)

d) Cachorro-do-mato

(crédito: reprodução/Procarnivoros)

e) Águia-cinzenta

(crédito: reprodução/ Passaros.org)

f) Lobo-guará

(crédito: reprodução/ Flipboard)

g) Sapo-cururu

(crédito: reprodução/ UFRGS)

h) Onça-parda

(crédito: reprodução/EcoFuturo)

i) Macaco-prego

(crédito: reprodução/Unicamp)

j) Asa-branca

(crédito: reprodução/ Câmara)

k) Cotia

(crédito: reprodução/ Guia Animal)

l) Tatu-bola

(crédito: reprodução/ Lem)

m) Sagui-do-nordeste

n) Preá

(crédito: reprodução)

o) Tatu-peba

(crédito: reprodução/PescaGerais)

p) Veado-catingueiro

(crédito: reprodução/portal animal)

q) Guigó-da-caatinga

(crédito: reprodução/ Santa Brigida)

r) Jacaré-de-papo-amarelo

(crédito: reprodução/ Mundo Ecologia)

s) Onça-pintada

(crédito: reprodução/ Jaguar Parade)

t) Jaguatirica

(crédito: reprodução/ Blog do Toninho)

u) Gato-do-mato-pequeno

(crédito: reprodução/ Pinterest)

v) Gato-maracajá

(crédito: reprodução/ G1)

w) Gato-mourisco

(crédito: reprodução/Infonews)

6ª Etapa: Flora – a vida vegetal presente na Caatinga

Sobre a flora da Caatinga, devem ser destacados os seguintes pontos:

x) Em razão do clima, a vegetação da região costuma ser bastante seca, com espinhos e poucas folhas.

y) A transformação acontece de forma muito rápida, quando há chuvas. Nesses momentos, as árvores ficam com muitas folhas e pequenas plantas cobrem o chão.

z) Algumas outras plantas que se destacam na região são:
● Macaúba

(crédito: reprodução/ Cerratinnga)

● Caroá

(crédito: reprodução/ Cerratinga)

● Caju

(crédito: reprodução/ Cerratinga)

● Umbu

(crédito: reprodução/ Cerratinga)

● Murici

(crédito: reprodução/ Cerratinga)

● Mandacaru

(crédito:reprodução/ Cerratinga)

● Carnaúba

(crédito: reprodução/ Cerratinga)

● Maracujá da Caatinga

(crédito: reprodução/ Cerratinga)

● Cajá

(crédito: reprodução/ Cerratinga)

● Coroa de frade

(crédito: reprodução/ Cerratinga)

● Licuri

(crédito: reprodução/ Cerratinga)

● Pitomba

(crédito: reprodução/ Cerratinga)

● Mangaba

(crédito: reprodução/ Cerratinga)

7ª Etapa: Ameaças

Discuta com a turma as ameaças enfrentadas pela Caatinga, em termos de sua preservação. Não deixe de tratar dos seguintes pontos:

a) A Caatinga é um dos biomas mais degradados do Brasil;

b) Desmatamento crescente (expansão da fronteira agrícola);

c) Processo de desertificação dos solos; e

d) Apesar de contar com um bioma tão rico e diverso, apenas 10% da Caatinga são considerados áreas de conservação ambiental.

8ª Etapa: Por que a Caatinga é única?

Compartilhe com os seus alunos a informação de que, muito embora haja outras regiões semiáridas no mundo (na África, na Ásia e no Chile, por exemplo), a Caatinga conta com espécies diferentes e exclusivas, bem como com maior diversidade. Isso é atribuído a eventos de variação do clima ocorridos há milhares de anos, bem como à variedade de rochas presentes na região, que levaram ao surgimento de diversos tipos de solo, com características variadas.

Este tema pode ser tratado de forma mais superficial, apenas como uma curiosidade, ou pode ser objeto de uma proposta de pesquisa aprofundada, a ser realizada pela turma.

9ª Etapa: Proposta de atividade

Sugerimos que os alunos, individualmente ou em grupos (a critério da professora), escolham uma das espécies animais ou vegetais trazidas neste plano de aula para pesquisar de forma mais profunda e apresentar à turma.
Pode ser feita uma exposição com os cartazes produzidos pelos alunos, em um local a que todos os alunos da escola tenham acesso.

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Professora Dr.ª Aline Bitencourt Monge

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