Conteúdos

Este é um roteiro de estudos de biologia que relembra alguns conceitos básicos sobre os seres procariontes, suas características básicas, nutrição, reprodução, classificação e importância na saúde pública, já que, alguns deles podem causar bacterioses. Também aborda, de forma sucinta, a história da classificação desses seres vivos. Tal roteiro é composto por sugestão de vídeos, textos, questões reflexivas para orientá-los (as) nos estudos e exercícios comentados para que você teste seus conhecimentos.

● Procariontes;
● Reino Monera;
● Domínio Bacteria;
● Domínio Archea;
● Bacterioses.

Objetivos

● Compreender a classificação dos procariontes;
● Identificar os diferentes organismos procariontes;
● Classificar os procariontes nos domínios a que cada um pertence;
● Reconhecer as características gerais e as específicas de cada procarionte;
● Conhecer as interações entre os procariontes e a saúde humana.

Estude também:

Estudar em casa: algas e reino protista

Estudar em casa: taxonomia

Palavras-Chave:

Procariontes. Bactérias. Cianobactérias. Arqueas. Bacterioses.

Proposta de Trabalho:

O objetivo deste roteiro é auxiliar nos estudos em casa ou em outro ambiente. Nesse sentido, apresenta um percurso com textos base e algumas propostas de atividades, e, no final, há outros textos e vídeos que podem ajudar a compreender melhor o tema em questão.

Não é necessário fazer todas as etapas, ler todos os textos, ou assistir todos os vídeos, mas as questões norteadoras, bem como as subquestões que advém delas, ajudam na captação do conteúdo inteiro e dos principais conceitos.

Leia os textos propostos buscando as respostas para cada uma das perguntas. Se aparecerem mais dúvidas ao longo da leitura, aproveite para fazer anotações em seu caderno e aprofundar sua pesquisa. Após as leituras de cada um dos textos, escreva um parágrafo resumindo seu aprendizado.

1ª Etapa: A célula procarionte

Pergunta norteadora:

Como é uma célula procarionte? Que tipo de ser vivo possui essa célula?

As células são a unidade básica dos seres vivos, ou seja, pra ser considerado vivo, o organismo precisa ser formado por uma ou mais células – com exceção dos vírus, mas esta é outra história. As células podem ser classificadas de acordo com sua complexidade, funcionalidade e variedade de organelas celulares em: célula procarionte, célula eucarionte animal ou célula eucarionte vegetal. O que todas têm em comum são: membrana plasmática, citoplasma e material genético.

– Leia o texto “Células procariontes” . Acesso em 15 de julho de 2022.

E a partir da leitura, responda às seguintes perguntas:

1) Quais são as organelas celulares presentes na célula procarionte?
2) Que organismos possuem esse tipo de células?
3) Como e onde vivem os seres procariontes?
4) Como as células procariontes se reproduzem?

Para saber mais sobre as diferenças entre as células eucariontes e procariontes, assista ao seguinte vídeo:

Disponível no YouTube . Acesso em 15 de julho de 2022.

2ª Etapa: Classificação dos procariontes

Pergunta norteadora:

Como são classificados os procariontes?

A sistemática, ramo da biologia que classifica os seres vivos, já passou por inúmeras alterações, de acordo com a necessidade de uma melhor organização e com os avanços nos estudos da filogenética. Uma dessas alterações foi feita por Hebert Copeland em 1956, quando propôs organizar os organismos em 4 reinos levando em consideração o tipo de célula (procarionte ou eucarionte) e a formação ou não de tecidos. Então foram propostos os seguintes reinos: Monera, Protoctistas, Metaphyta e Metazoa.

– Para compreender o sistema de classificação atual dos procariontes, leia o texto “Classificação dos seres vivos”. Acesso em 15 de julho de 2022. E responda as seguintes questões:

1) Quais características são levadas em consideração para classificar um ser vivo?
2) Em qual reino estão classificados os procariontes?
3) Quais as alterações realizadas por C. Woese?
4) Como essa alteração modificou a classificação dos procariontes?

Para saber mais, assista ao seguinte vídeo:

Os três domínios dos seres vivos – Animação em 3 minutos – Biologia Ilustrada

Acesso em 15 de julho de 2022.

3ª Etapa: Reino Monera: bactérias, cianobactéria e arqueas

Perguntas norteadoras:

Quais as diferenças e semelhanças entre os seres procariontes?

Mesmos após as alterações feitas por Woese, os materiais didáticos e vestibulares agrupam os seres procariontes no Reino Monera. Nos procariontes podemos encontrar uma grande diversidade metabólica, ou seja, a forma como esses seres vivos são capazes de conseguir ou produzir alimento, necessidade de oxigênio ou não para sobreviver, entre outras características.

– Para conhecer as principais características dos seres vivos classificados como procariontes, leia o texto “Reino Monera – bactérias, cianobactérias e arqueas” . Acesso em 15 de julho de 2022.

Após a leitura, faça um pequeno texto, escrevendo as principais características de cada um dos seres classificados como procariontes, destacando suas semelhanças e diferenças. A habilidade de ler, compreender e dissertar sobre esse tema é muito importante para seu aprendizado e desenvolvimento.

4ª Etapa: Bacterioses

O que são bacterioses?

Este é um termo utilizado para doenças provocadas por bactérias, que podem inclusive alcançar grau epidêmico e causar danos a grande parte da população. O tratamento das bacterioses é feito por antibióticos, que também demanda muita atenção, cuidado e responsabilidade. As bacterioses mais comuns são: brucelose, cistite, clamídia, escarlatina, impetigo, Salmonelose, terçol, tracoma, tuberculose, hanseníase, sífilis, coqueluche, difteria, pneumonia bacteriana, febre tifoide, meningite meningocócica, cólera, tétano, botulismo, febre maculosa, leptospirose, peste bubônica e gonorreia.

Para saber mais sobre antibióticos e superbactérias, assista ao seguinte vídeo . Acesso em 13 de julho de 2022.

Leia o seguinte texto “Doenças causadas por bactérias” . Acesso em 13 de julho de 2022. E preencha a tabela abaixo:

Obs. Caso ache necessário e interessante, utilize ouro sites e livros para completar a atividade abaixo.

DOENÇA BACTÉRIA TRANSMISSÃO SITNTOMAS
BOTULISMO
BRUCELOSE
CISTITE
CLAMÍDIA
ESCARLATINA
IMPETIGO
SALMONELOSE
TERÇOL
TRACOMA
TUBERCULOSE
HANSENÍASE
SÍFILIS
COQUELUCHE
DIFTERIA
PNEUMONIA
FEBRE TIFOIDE
MENIGITE MENINGOCÓCICA
CÓLERA
TÉTANO
BOTULISMO
FEBRE MACULOSA
LEPTOSPIROSE
PESTE BUBÔNICA
GONORREIA

5ª Etapa: Cheque seus conhecimentos

1. O tratamento de infecções bacterianas foi possível com a descoberta dos antibióticos, substâncias estas capazes de matar bactérias. Como exemplos de mecanismos de ação dos antibióticos, podemos citar:

Ação I: inibe a enzima responsável pelo desaparelhamento das Atas do DNA.
Ação II: inibe a ligação da RNA polimerase, DNA dependente.
Ação III: ao ligar-se a subunidade ribossomal inibe a ligação do RNA transportador.

Quanto à interferência direta dessas ações nas células bacterianas, é correto afirmar:

a) Ação I inibe a duplicação do DNA, impedindo a multiplicação da célula.
b) Ação II inibe a tradução, interferindo na síntese de DNA bacteriano.
c) Ação III inibe a transcrição do RNA mensageiro.
d) Ações I e III inibem a síntese de ácidos nucleicos.
e) Ações II e III inibem a síntese de proteínas bacterianas.

GABARITO: A

2. Considere os dois textos seguintes.

Confirmadas mais mortes por febre maculosa no Estado de São Paulo. O IBAMA autorizou pesquisadores a capturar e abater capivaras. Esses animais serão utilizados em estudos sobre a febre maculosa. A capivara é um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela, transmissor da doença. Os pesquisadores querem descobrir por que as capivaras não morrem ao serem picadas pelo inseto. Na região nordeste dos Estados Unidos, o carrapato-doscervos transmite a doença de Lyme ao homem. Depois que o minúsculo carrapato Ixodes suga o sangue de um animal infectado, a bactéria se aloja permanentemente no corpo do inseto. Quando o carrapato mais tarde pica outro animal ou uma pessoa, ele pode transmitir a bactéria para a corrente sanguínea da vítima. O principal reservatório local da bactéria causadora dessa doença é um rato silvestre (Peromyscus leucopus). O roedor também é hospedeiro de carrapatos.

Sobre essas doenças e quanto às informações apresentadas nos textos, pode-se afirmar que:

a) o agente causador de ambas as doenças é uma bactéria que pode se alojar em roedores silvestres, no caso brasileiro, a capivara.
b) os agentes causadores de ambas as doenças são os carrapatos, corretamente classificados nos textos como insetos.
c) os agentes causadores de ambas as doenças são os carrapatos, erroneamente classificados nos textos como insetos.
d) o agente causador da febre maculosa é um vírus e o da doença de Lyme, uma bactéria, ambos transmitidos ao homem por carrapatos.
e) os agentes causadores de ambas as doenças são vírus, o que indica uma informação incorreta apresentada no segundo texto.

GABARITO: A

3. Uma árvore filogenética, evolutiva ou da vida, é uma representação gráfica que organiza os seres vivos de acordo com o seu grau de parentesco evolutivo. Espécies com maior semelhança ou proximidade evolutiva se localizam em ramificações (grupos evolutivos) mais próximas. Analise a figura abaixo, que mostra um modelo de árvore filogenética com as relações evolutivas entre alguns seres vivos, e assinale a proposição correta.

a) Os fungos e as plantas pertencem ao mesmo grupo evolutivo.
b) As plantas e os animais pertencem ao mesmo grupo evolutivo.
c) As bactérias deram origem a todos os seres vivos.
d) Os insetos e os anfíbios pertencem a diferentes grupos evolutivos.
e) Os fungos deram origem a todos os seres vivos.

GABARITO: C

4. Johanna Döbereiner foi uma pesquisadora pioneira no Brasil, que correlacionou a maior produção de biomassa vegetal em leguminosas com a presença de nódulos em suas raízes. Essas estruturas estão relacionadas a que processo abaixo descrito?

a) Denitrificação.
b) Fixação de N2.
c) Fixação do CO2
d) Respiração das raízes.
e) Amonificação.

GABARITO: B
5. As infecções respiratórias são freqüentes durante o inverno. Tosse, espirros e coriza – corrimento nasal – são sintomas observados nas pessoas infectadas. Utilizando os conhecimentos que você possui sobre o assunto, NÃO está correto afirmar que

a) vírus, bactérias e fungos são os causadores mais freqüentes de tais infecções.
b) os antibióticos são eficientes na cura das bacterioses e viroses respiratórias.
c) ambientes abertos e ventilados devem ser preferidos como forma de se evitar a transmissão dos patógenos.
d) a coriza é uma resposta do epitélio respiratório à presença de um patógeno.

GABARITO: B

6. Plantas, algas, cianobactérias e um grupo de bactérias têm capacidade de realizar o processo de fotossíntese. A respeito desse processo nesses organismos, é correto afirmar que

a) todos apresentam, além da clorofila, os pigmentos carotenóides e xantofilas.
b) todos utilizam o gás carbônico e a água como matéria prima.
c) somente as plantas e as algas produzem o gás oxigênio.
d) somente as plantas apresentam as clorofilas a e b.
e) somente as plantas e as algas apresentam as clorofilas localizadas no interior dos plastos.

GABARITO: E

7. X, Y, e Z são diferentes espécies de bactérias aeróbicas heterotróficas. X e Z conseguem viver somente em presença de alta luminosidade, próximas à superfície do meio de cultura, e Y só vive em baixa luminosidade, imersa no meio de cultura. Um pesquisador realizou o seguinte experimento: No recipiente I, implantou uma colônia de bactéria X na superfície e uma colônia de bactéria Y no interior do meio de cultura. No recipiente II, realizou o mesmo procedimento, desta vez com colônias de bactérias X e Z, ambas implantadas na superfície do meio de cultura. Todas as colônias possuíam número semelhante de indivíduos e suprimento alimentar distribuído homogeneamente nos recipientes. Os resultados da multiplicação das colônias ao longo do tempo encontram-se expressos nos dois gráficos a seguir.

Usando exclusivamente as informações fornecidas, pode-se dizer corretamente que:

a) X e Y competem pelo alimento, porém, ambas são igualmente bem adaptadas na obtenção do mesmo. A bactéria Z, por sua vez, não é capaz de competir com X nem com Y, pois apresenta baixa capacidade adaptativa.
b) X e Y possuem o mesmo nicho ecológico e possuem habitats diferentes, não ocorrendo competição por alimento. X e Z, por sua vez, possuem nichos muito distintos, mas mesmo habitat, o que promove a competição e a eliminação do menos apto.
c) X e Y apresentam uma relação mutualística, em que cada uma se beneficia da convivência com a outra e, por isso, ambas se desenvolvem. X e Z apresentam comportamento de predação de Z por X, o que leva à eliminação da colônia.
d) X e Y ocupam nichos ecológicos muito distintos e, embora o alimento seja o mesmo, há baixa competição por ele. X e Z, em contrapartida, ocupam nichos semelhantes, havendo competição e eliminação de Z, que demonstra ser menos apta que X para obter alimento.
e) X e Y apresentam uma relação de comensalismo, em que Y se beneficia dos restos de alimento deixados por X.

GABARITO: D

8. A cárie dentária é um processo de destruição lento e progressivo dos tecidos dentários. Leia atentamente as afirmações a seguir.

I. Pode ocorrer fermentação de açúcares com produção de ácido lático que desmineraliza o esmalte dentário.
II. No processo ocorre infecção bacteriana com destruição de polpa dentária.
III. A placa dentária é produzida por bactéria para sua fixação.
IV. Além da falta de higiene, fatores genéticos e nutricionais podem estar envolvidos com a cariogênese.

São afirmativas CORRETAS:

a) I, II, III e IV.
b) I, II e IV apenas.
c) II e IV apenas.
d) I, III e IV apenas

GABARITO: A

9. Durante um exame de uma criança enferma, o médico explica aos pais que o paciente tem uma doença causada por um organismo, unicelular, procarionte e que pode ser combatido com uso de medicamento conhecido genericamente como um antibiótico. O médico descreveu um organismo classificado como:

a) Fungi.
b) Animal.
c) Protista.
d) Vírus.
e) Monera.

GABARITO: E

10. Um grupo de pessoas deu entrada em um Hospital, após ingerirem um bolo de aniversário comprado em estabelecimento comercial. O diagnóstico foi intoxicação por uma bactéria do gênero Salmonella. Marque a alternativa que indica a descrição correta de uma bactéria.

a) Um organismo macroscópico, unicelular, eucarionte.
b) Um organismo microscópico, unicelular, procarionte.
c) Um organismo microscópico, unicelular, eucarionte.
d) Um organismo macroscópico, pluricelular, procarionte.
e) Um organismo microscópico, unicelular, heterotérmico.

GABARITO: B

Disponível em: Projeto Medicina . Acesso em: 13 de julho de 2022.

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Drª. Nathalie Lousan
Coordenação pedagógica: Profª Drª Aline Monge

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