Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

A audiodescrição de partidas de futebol abre mais oportunidades para entender o que acontece em campo não só para pessoas cegas ou com baixa visão, mas para todos que amam o esporte. Isso porque essa ferramenta, além de passar a emoção do evento pela locução, descreve detalhes do jogo e dos lances.

Alguns canais já disponibilizavam esse recurso de acessibilidade, mas a tendência deve crescer com a Copa do Mundo. Entre as iniciativas, pelo canal 533 da grade de programação da Claro TV+, o torcedor contará com um QR code na tela da televisão para acessar a audiodescrição e a adaptação da transmissão para Libras.

“Uma audiodescrição é você descrever as cenas que o cego não pode acompanhar”, explica Felipe Augusto Diogo, deficiente visual total e comentarista de futebol. “E aí é que a gente como audiodescritor entra em cena para poder falar como que foi determinada jogada”, completa Leandro Massoni, audiodescritor dos canais ESPN e Star +.

Enquanto em uma narração tradicional a preocupação principal é em transmitir emoção, com a audiodescrição, a pessoa cega ou de baixa visão acompanha também o que está acontecendo detalhamente. “Aí a gente tem que entrar neste complemento de ‘jogador carrega a bola pela direita, toca na bola em profundidade, passa pelo adversário pela esquerda’. Isso seria, no caso, o drible da vaca”, exemplifica Massoni.

Além das entrevistas com os audiodescritores, o podcast traz trechos dos bastidores de uma transmissão de partida de futebol com a audiodescrição feita por Leandro Massoni.

Confira:

Braille e espaços públicos: onde o sistema ainda faz falta?

Massoterapia para pessoas cegas gera renda e combate capacitismo

Transcrição do Áudio

(Som de torcida fica de fundo)
Audiodescrição de lance feita por Leandro Massoni (ESPN):
Kovačić gira a bola contra um dos jogadores da equipe do Brighton…

Felipe Diogo:
Uma audiodescrição é você descrever as cenas que o cego não pode acompanhar.
Meu nome é Felipe Augusto Diogo. Sou deficiente visual total, comentarista de futebol e, também, apresentador do programa Espaço da Inclusão, pela radioweb Teletema.

Leandro Massoni:
E aí é que a gente como audiodescritor entra em cena pra poder falar como que foi determinada jogada.

Audiodescrição de Leandro Massoni (ESPN):
(com narradora ao fundo, na hora do gol) Torcedores do Porto tremulam as bandeiras, efusivos…

Leandro Massoni:
E, também, uma coisa que é interessante é, após o gol, trazer, né, essas emoções e como que reage os personagens dessa partida e não só os jogadores em si.
Meu nome é Leandro Massoni, eu sou formado em jornalismo, também sou ator. Eu trabalho como audiodescritor nos canais ESPN / Star+.

Vinheta: Instituto Claro – Cidadania

Música instrumental de Reynaldo Bessa fica de fundo

Marcelo Abud:
Enquanto em uma narração tradicional a preocupação é em transmitir emoção com frases de impacto para reforçar o momento do gol, com a audiodescrição, a pessoa cega ou de baixa visão acompanha o que está acontecendo durante a comemoração. Na construção das jogadas, esse detalhamento também faz diferença.

Felipe Diogo:
Tem alguns lances que precisava detalhar um pouco melhor. Por exemplo, o camarada fala ‘o jogador deu um passe de letra’, faltava explicar um pouco como é que é um passe de letra. Porque, para quem já enxergou, por exemplo, o pessoal vai saber, agora para um cego que nunca enxergou, no meu caso, por exemplo, você falar um passe de letra? Tá, mas e aí. Às vezes um repórter pode até tentar descrever, mas são poucas pessoas que fazem isso assim, descrever com muitos detalhes.

Leandro Massoni:
Aí a gente explica que o passe de letra, na verdade, pode ter sido um passe de calcanhar ou um calcanhar do pé direito ou pé esquerdo ou, senão, o jogador que ajeita a bola com o pé direito e com o esquerdo toca com a parte posterior do pé pro companheiro do lado. Quando tem também um lance do jogador dar um chapéu no outro, drible da vaca, aí a gente tem que entrar neste complemento de ‘jogador carrega a bola pela direita, toca na bola em profundidade, passa pelo adversário pela esquerda’. Isso seria, no caso, o drible da vaca.
Os narradores eles vão muito pela emoção e a gente tem que complementar.

Audiodescrição feita por Leandro Massoni:
Narradora: Escanteio já cobrado.
Audiodescritor: escanteio pela esquerda
Narradora: Toque de cabeça, o desvio… Gol!
Audiodescritor (com emoção da narradora ao fundo): Gol da equipe do Porto. Marcano com os braços para baixo, na sequência, cumprimenta um membro da comissão técnica com um abraço e, também, os jogadores do Porto. Jogadores do Porto fazem uma roda e se cumprimentam.

Leandro Massoni:
É mais nesta questão de deixar claro como que aconteceu o lance, né?

Marcelo Abud:
Massoni ressalta que a audiodescrição começa mesmo antes da bola rolar.

Leandro Massoni:
O pré-jogo, muitas vezes, a gente consegue fazer a descrição do ambiente, do cenário onde se encontram os apresentadores, no caso, narrador e comentarista. Dependendo, se tem alguma externa para um link de entrevista, a gente também descreve os entrevistados, o ambiente onde eles se encontram de forma rápida, por conta deste dinamismo que existe dentro de uma transmissão esportiva.
Inevitavelmente a gente acaba falando quase que por cima deles, né, mas a gente tenta conciliar isso de uma forma que fique atrativa e que possa corresponder às expectativas do público cego e de baixa visão.

Audiodescrição durante pré-jogo:
(Som de torcida)
Narradora: Aí nós vamos acompanhando as imagens,
Audiodescritor: Parte de cima das arquibancadas…
Narradora: nós temos a tribuna também.
Audiodescritor: …a tribuna de imprensa com membros da imprensa…
Narradora: e no banco de reservas…
Audiodescritor: … sentados frente a uma mesa com notebooks.
Narradora: …a confirmação dos suplentes.

Leandro Massoni:
Mas eu procuro também trazer informações que tenham a ver com o emblema do clube. A exemplo do Palmeiras, que tem aquelas 26 linhas finas horizontais dentro daquela forma geométrica redonda, onde lê-se Palmeiras abaixo, arredondado, que aquelas 26 linhas significa o dia de fundação do clube, né, que foi no dia 26 de agosto de 1914. As quatro estrelas acima, nos cantos da direita e da esquerda acima de Palmeiras, que significa o mês, né, de aniversário do clube. Eu procuro sempre não só trazer o que eu estou vendo, mas também trazer informações que possam complementar e que sejam desse público que está assistindo a partida e que quer saber mais detalhes.

Audiodescrição (ESPN):
(Som de torcida)
Narradora: Chegaram para medir força juntos.
Audiodescritor: Bruno Onyemaechi, contra a marcação de dois jogadores do Porto, faz a proteção da bola.
Narradora: A bola que acaba saindo pela linha de fundo.
Audiodescritor: Bola se perde pela lateral. Ibrahima se aproxima do árbitro e, com a mão direita, faz sinais de negativa.

Leandro Massoni:
E no jogo em si, a gente trabalha muito principalmente nesta questão de complementação daquilo que o narrador traz de informações daquilo que ele vê na tela, porque, muitas vezes, o narrador enquanto está narrando um jogo tem alguns momentos que ele fala que ‘o zagueiro cortou a bola, após a cobrança de escanteio’, mas como que ele cortou. Aí é que a gente, como audiodescritor, entra em cena para poder falar como que foi determinada jogada, se o jogador do time X – que é branco, tem o cabelo raspado na lateral, encaracolado encima, barba rala – como que ele fez essa interceptação. Se foi tirando a bola com o bico do pé direito, dando chutão com o pé esquerdo, se a bola resvalou na perna direita, enfim, peito… então, a gente acaba entrando dessa forma, pra poder complementar as ações durante o jogo.

Marcelo Abud:
Cego desde que nasceu, Felipe Diogo se apaixona pelo futebol ainda criança e hoje é comentarista e apresentador.

Felipe Diogo:
Quando eu me formei em jornalismo, comecei na Rádio Paraty FM, de São Bernardo do Campo, em 2013. E aí, tem uma competição, que é a Copa Paulista, para os clubes do interior e do ABC paulista, para que eles possam jogar e disputar uma vaga para a série D do Campeonato Brasileiro. Então na época o São Bernardo foi jogar essa competição. Então pra que eu fosse incluso, inserido nessa questão dos comentários foi criado o quadro “O Ponto de Vista com Felipe Diogo”, pelo nosso âncora na época, o Álvaro Gomes, junto com nosso diretor Antônio Eustáquio.
Eu ficava com o fone ouvindo a narração no estádio e eu, no estúdio. O narrador ele tomava um cuidado maior de descrever as jogadas, dar as deixas para que eu pudesse fazer o comentário. Então quando chamava “o ponto de vista com Felipe Diogo”, eu ia falando o que eu estava sentindo do jogo. Aí quando foi 2015, eu fui convidado para comentar do estádio, junto com a equipe. Então chegou uma hora que ficou uma coisa assim natural.

Trecho de transmissão com comentário de Felipe Diogo:
Narrador: Gol! Felipe Diogo, abre o placar Penapolense, bola parada.
Comentarista: Um a zero pra equipe do Penapolense. Penapolense já tinha tido uma oportunidade com o Osmar, inclusive, agora no cruzamento o Ranieri abre o placar pra ‘Pantera do Noroeste’.

Felipe Diogo:
Sou santista, fui muitas vezes na Vila Belmiro com meu pai, com meus tios. Desde criança, praticamente com 5, 6 anos eu escuto futebol com meu pai, (no) famoso radinho de pilha. Depois, na minha carreira, tive oportunidade de entrevistar alguns locutores. Então assim sempre estive muito ligado com o futebol.

Música instrumental de Reynaldo Bessa fica de fundo

Marcelo Abud:
A audiodescrição deve ganhar ainda mais força nas partidas de futebol durante a Copa. Incluir a todas as pessoas numa mesma emoção deve ser a meta neste e em outros eventos.
Marcelo Abud para o podcast de Cidadania do Instituto Claro.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.